Os aparelhos ortodônticos são ferramentas que servem para melhorar a estética do sorriso e garantir uma boa saúde bucal. Com a constante evolução dos tratamentos, surgiram diversos tipos de aparelhos com diferentes características, dois desses aparelhos são o aparelho de safira e o metálico, ambos, ótimas ferramentas, mas com algumas particularidades.
No artigo abaixo você poderá entender melhor cada um dos modelos e suas características, confira.
O que é o aparelho de safira?
Antes de dar o conceito do aparelho, precisamos falar sobre a safira, um dos materiais utilizados na composição do aparelho.
Ela é um material translúcido, ou seja, totalmente transparente, de forma que não contraste com o esmalte natural do dente e proporcione um ótimo resultado estético.
Como o próprio nome já dá a entender, o aparelho ortodôntico de safira é um tipo de aparelho fixo que utiliza a safira para a fabricação de seus braquetes, pecinhas que vemos na superfície dos dentes de quem usa aparelho ortodôntico fixo.
Dessa forma, ele cumpre suas funções ortodônticas, mas oferece uma estética melhor aos pacientes.
Qual a diferença do aparelho de safira para o aparelho metálico?
O aparelho fixo metálico é o modelo mais conhecido, sendo composto de peças metálicas (braquetes e fio metálico) ele é a solução para problemas como desalinhamento dentário, má oclusão dentária, diastema, mordida aberta entre outros.
Já o aparelho de safira se diferencia pelo material. O mesmo utiliza a safira para dar a solução aos problemas supracitados de forma mais estética, visto que, o material é quase transparente e deixa o aparelho discreto.
Portanto, ambos são aparelhos que podem reposicionar os dentes dando melhor funcionalidade e estética à boca do paciente.
No entanto, o aparelho de safira representa uma solução mais adequada a quem não gosta da estética do aparelho convencional e deseja pagar um pouco mais por isso.
Já o aparelho metálico é indicado a quem gosta ou não se importa com a aparência do aparelho convencional.
Vantagens e Desvantagens do aparelho de safira
Existem inúmeras vantagens que fazem o aparelho de safira uma ótima opção para o paciente que precisa usar o aparelho, as principais são:
- Comparado a outras opções de aparelhos estéticos, porcelana e policarbonato, os braquetes são mais resistentes a descolamentos e quebras;
- Mesmo que seja um receio de quem não conhece a ferramenta, o aparelho de safira não sofre alterações de cor durante o tratamento;
- Possui braquetes menores e mais finos, portanto, representam menos incomodo;
- Devido ao design, o aparelho de safira possibilita uma limpeza mais rápida e eficiente;
- Como dito no tópico acima, o aparelho de safira é uma solução mais discreta e elegante, sendo inclusive mais translucido que o de porcelana e policarbonato;
- Por ter um coeficiente de atrito com o arco ortodôntico mais baixo, demanda menos força para a movimentação que o aparelho de porcelana;
- Ótimo custo benefício.
Mesmo com vantagens que se sobrepõem as desvantagens, também existem alguns óbices que precisam ser mencionados, confira:
- É um aparelho que custa um pouco mais caro que os demais;
- A remoção dos braquetes usados no aparelho de safira não é feita da mesma forma que a remoção de outros aparelhos, visto que, assim haveria o risco de fratura no esmalte. No entanto, o ortodontista pode utilizar uma técnica específica e fazer a retirada sem complicações.
O aparelho fixo de safira pode ser usado em todos os casos?
As indicações do aparelho de safira são as mesmas que as do aparelho fixo tradicional metálico. Portanto, pode ser utilizado em adultos e adolescentes que possuam alterações na mordida, desalinhamentos, giros, diastemas e outros possíveis problemas.
Mesmo sendo indicado para os problemas supracitados, é preciso procurar o profissional da área, o ortodontista, para estudar cada caso em particular e só depois indicar o uso de qualquer aparelho.
Quanto tempo dura o tratamento com aparelho de safira?
É um fato que o tempo gasto em tratamentos ortodônticos variam de acordo com o caso de cada paciente, visto que, há uma dependência direta dos problemas que cada um enfrenta.
No entanto, pode-se constatar que, em termos gerais, o tratamento ortodôntico para um problema dentário de nível médio dura cerca de 18 meses, mas para tratamentos mais complexos a duração do tratamento varia entre 24 e 30 meses.
Importante ressaltar que existem tratamentos que podem durar mais de 30 meses, porem, são casos menos comuns.
Quais outros tipos de aparelhos estéticos existem?
Os aparelhos estéticos surgiram da menor aceitação que muitos pacientes tinham sobre a aparência que os aparelhos tradicionais traziam.
Então, criaram aparelhos que cumpriam a mesma função ortodôntica, mas, com a aparência diferente.
Veja mais duas opções estéticas além do aparelho de safira:
Aparelho de policarbonato
Sendo a opção estética mais barata do mercado, o aparelho de policarbonato utiliza uma espécie de plástico na composição das braquetes, portanto, apresenta desvantagens como:
- Tratamento mais longo devido ao aumento do atrito entre braquete e arco;
- Possível alteração de cor durante o tratamento;
Aparelho de porcelana
Uma opção com custo intermediário ao aparelho de safira e o policarbonato, o aparelho de porcelana demanda o mesmo tempo de tratamento que o aparelho metálico e mantém sua cor durante o todo o tempo de uso.
Ele é similar ao de safira, inclusive com a dificuldade de remoção sendo uma das desvantagens, no entanto, sua cor também é discreta, apresentando uma aparência branca e um pouco mais “leitosa” que o de safira.
Os braquetes do aparelho de safira soltam com mais facilidade?
Os braquetes do aparelho de safira são muito resistentes, principalmente se comparados a outras opções de aparelhos estéticos, todavia, não tão resistentes quanto os utilizados no aparelho metálico.
Portanto, veja alguns cuidados importantes para quem precisa utilizar o aparelho de safira:
- Evite alimentos muito duros, como torresmo e castanha;
- Evite fazer pressões desnecessárias;
- Interrompa o hábito de morder objetos, como lápis, canetas e suas tampas;
- Não faça força durante a escovação. Apesar de ser uma orientação mesmo a quem não faz uso de aparelho ortodôntico, muitas pessoas utilizam de muita força na hora da escovação, o que não é necessário, visto que com a técnica correta é possível remover as sujeiras sem uso movimentos bruscos ou apertos na escova.
Gostou do conteúdo? Compartilhe e deixe seu comentário!
*O texto acima não foi escrito por cirurgião dentista, portanto a EAP não se responsabiliza pelas informações, uma vez que não possuem caráter científico.
Fontes:
https://blog.odontoclinic.com.br/ortodontia/aparelho-de-safira/
https://trindadeodontologia.com/blog/aparelho-porcelana-ou-safira/
https://simpatio.com.br/aparelho-safira/