Dentre as especialidades mais respeitadas da odontologia, está a Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, que trata cirurgicamente diversos distúrbios na cavidade bucal.
Portanto, é importante e necessário que todos conheçam os detalhes em torno desse profissional.
Então, leia o artigo e esclareça suas dúvidas sobre o profissional da traumatologia bucomaxilofacial.
O que é Traumatologia Bucomaxilofacial?
Traumatologista bucomaxilofacial é uma das especialidades dentro da odontologia, ou seja, após a formação, o dentista escolhe fazê-la como aprofundamento de sua profissão.
Em suma, o cirurgião buco maxilo é um dentista em área medica, inclusive, por vezes, os pacientes confundem as atribuições desse profissional com a dos médicos.
Seu campo de atuação é amplo, engloba tanto traumas de cabeça e pescoço, quanto deformidades faciais, tumores benignos e as funções ATM (parte responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca).
Assim, esse profissional é responsável tanto pelo diagnóstico, quanto pelo tratamento dos problemas supracitados.
Portanto, é muito procurado e necessário em ambulatórios e hospitais.
Já os procedimentos executados pelo traumatologista bucomaxilofacial podem ser feitos tanto sob anestesia local, se forem de proporção menor, mas também, sob anestesia geral, se for uma cirurgia de grande proporção.
Inclusive, por ser comum ao bucomaxilo fazer cirurgias mais complexas, também é comum que esse profissional haja em conjunto com médicos de diferentes especialidades.
Também é importante mencionar que as cirurgias feitas por esse profissional normalmente visam corrigir deformidades nos ossos e articulações faciais, então, não devem ser confundidas com intervenções de cunho estético, como por exemplo, cirurgias plásticas.
Quem deve realizar o tratamento das fraturas da boca e face?
Como dito acima, traumas em boca e face são atribuições do cirurgião e traumatogista bucomaxilofacial.
Portanto, o profissional especializado e certificado pelo Conselho Regional de Odontologia nessa área, estará totalmente seguro e capacitado para dar o atendimento necessário para o paciente.
Quais são os procedimentos que um cirurgião bucomaxilofacial realiza?
Por ter uma área de atuação tão ampla, o cirurgião bucomaxilofacial realiza inúmeros procedimentos, confira os principais:
- Instalação de implantes e enxertos;
- Realização de biópsias;
- Cirurgia ortognática (cirurgia usada para reposicionar os maxilares);
- Tratamento de traumas, como os ocasionados por acidentes de carro, moto, bicicleta e brigas;
- Patologia das glândulas salivares;
- Cirurgia de articulação temporomandibular (ATM). Casos em que há rigidez completa ou tumores na região responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca;
- Implantação de materiais aloplásticos destinados a suportar próteses;
- Solucionar problemas relacionados à apneia do sono;
- Solucionar deformidades na face, indo desde alteração dentaria até fenda lábio-palatina.
Como é possível notar pelos inúmeros procedimentos listados acima, o cirurgião bucomaxilofacial é um profissional muito completo, necessitando até mesmo de alguns conceitos demandados por especialidades como a implantodontia.
Desse modo, sua capacitação é bem abrangente.
Quando devo buscar um cirurgião bucomaxilofacial?
Como o profissional completo que é, o cirurgião bucomaxilofacial deve ser procurado quando o paciente tiver problemas como:
- Traumas;
- Cistos;
- Alteração óssea de mandíbula;
- Desarmonia facial;
- Doença nas glândulas salivares;
- Distúrbio na articulação temporomandibular (articulação de contato entre a mandíbula e o osso temporal na base do crânio, ela garante os movimentos da mastigação);
- Dores de cabeça frequentes;
- Deformidades na face;
- Dentes inclusos;
- Tumores;
- Queixo excessivamente para trás ou para frente;
- Manifestações associadas a doenças sistêmicas,
- Apnéia obstrutiva do sono.
Caso exista um paciente com um ou mais dessas adversidades, ele deve procurar um odontologista, pois este profissional o encaminhará para o cirurgião bucomaxilofacial.
Como nem todas às vezes em que há inocorrência desses problemas também há necessidade de intervenção mais invasiva, então o encaminhamento do odontologista costuma ser necessário.
Como é o ambiente para uma cirurgia bucomaxilofacial?
As cirurgias bucomaxilofacial são realizadas em consultórios ou ambiente hospitalar, a depender da complexidade do procedimento.
Veja alguns exemplos de procedimentos feitos em determinadas localidades:
Consultório ou ambulatório
- Retirada de dentes inclusos;
- Correção de lesões na região da extremidade da raiz dos dentes (lesões periapicais);
- Intervenção para adaptação protética.
Hospital
- Fratura facial;
- Anomalia no osso da face;
- Remoção de grandes tumores.
Também é importante mencionar que, graças às funções que exerce, o profissional bucomaxilo não pode fazer consultas onlline.
Esse tipo de atendimento é vetado pelo Conselho Federal de Odontologia.
Como saber se essa especialidade da odontologia é para mim?
Como você deve ter notado, o cirurgião bucomaxilofacial é um profissional bastante versátil e de conhecimento amplo, visto que pode atuar de diversas formas.
Justamente por ser uma especialidade tão abrangente e única, é que os profissionais que desejam estar nessa área devem ter características especiais, tais como:
Dedicação
Primeiramente, o futuro bucomaxilo precisará dedicar-se tanto durante o curso de especialização, absorvendo o máximo de conhecimento possível, quanto após a formação completa, mantendo-se atualizado de tudo que pode ser útil na área que atua.
Gostar de odontologia e cirurgia
Em seguida, por estar sempre se dedicando a profissão, o cirurgião bucomaxilofacial precisa gostar do que faz, caso contrario, além de não conseguir ser um bom profissional, estará sempre infeliz com a carreira que escolheu.
É aconselhável, que durante a faculdade pesquise sobre a área, faça monitorias e acompanhe ao máximo os profissionais dessa área, dessa forma você terá a experiência necessária para fazer a escolha certa sobre o caminho que deseja seguir após a formação em odontologia.
Ser adaptável ao trabalho em equipe
É claro que é possível exercer algumas áreas dessa profissão de forma razoavelmente solitária, mas, é comum que ocirurgião bucomaxilofacial trabalhe em conjunto.
Conclui-se então, que é importante tanto para o seu bem estar, quanto para o de sua equipe, que saiba trabalhar com outras pessoas.
E além do trabalho em equipe estar inserido do dia a dia, por vezes, o profissional terá que atuar em ambientes em que o clima é relativamente mais tenso, como é o caso de ambientes hospitalares com atendimentos emergenciais.
Então, mais uma vez se faz necessário saber trabalhar bem em equipe.
Emocional mais forte
Por fim, muitas pessoas não se adaptam bem ao ambiente cirúrgico, uma vez que a responsabilidade do procedimento acaba sendo depositada no profissional.
É como um atacante que decide bater o pênalti, nem todos estão preparados para a pressão do momento, mas, poucos viverão a glória da vitória.
E essas são quatro das características mais importantes que quem deseja ser cirurgião bucomaxilofacial precisa ter.
Portanto, caso já tenha lido mais sobre a profissão e se veja trabalhando confortavelmente com as características acima, é possível que essa seja uma especialidade para você.
Mas, onde se especializar para se tornar um cirurgião bucomaxilofacial? Na EAP Goiás! Venha conhecer mais sobre as diferentes pós-graduações que temos disponíveis.
Enfim, sobrou alguma dúvida? Deixe nos comentários!
*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.