12 abr 2023
EAPGOIAS, Fique Sabendo

Cirurgia Guiada em Implantodontia: Entenda mais sobre o tratamento

Segundo os dados de uma pesquisa feita pelo IBGE e divulgada em 2020, 34 milhões de brasileiros adultos, perderam 13 ou mais dentes ao longo da vida. Através dos dados supracitados, é possível entender que existe um grande número de pessoas precisando de implante. Por isso, vamos falar hoje sobre cirurgia guiada em implantodontia.

Afinal, métodos relacionados ao tema são cada vez mais procurados, principalmente se eles diminuem o desconforto e melhoram o resultado, como é o caso da cirurgia guiada.

Leia o artigo e conheça esse método de implante que é sem corte, mais rápido e seguro.

dentista na sala de cirurgia
A cirurgia guiada em implantes dentários é uma técnica moderna que utiliza tecnologia de ponta para obter um resultado preciso e seguro.

O que é cirurgia guiada no implante?

Primeiramente, a cirurgia guiada é uma técnica utilizada para colocação de próteses dentarias de forma mais precisa e segura possível.

Ela não utiliza de incisão, descolamento de fibromucosa ou sutura, uma vez que se faz as perfurações apenas pela broca no lugar do implante.

Nesse procedimento, será feita uma tomografia tridimensional de toda a arcada dentaria do paciente.

Assim, a partir do resultado, o profissional fará uma guia cirúrgica que literalmente o guiará durante a cirurgia.

Essa guia será feita em um programa de computador. E dentro do programa será possível escolher a posição, inclinação e os locais a se perfurar.

Portanto, quando o profissional chega à boca do paciente para fazer o procedimento já tem tudo planejado, diminuindo o desconforto, a dor e o tempo gasto com o procedimento.

Então, ressalta-se ainda, que o software permitirá uma vista tridimensional com imagens sobrepostas.

Dessa forma o profissional conseguirá enxergar o resultado a ser obtido ao final da cirurgia antes de fazê-la, tudo para que o procedimento chegue a um resultado preciso.

equipamento para cirurgia guiada de implante
Através da cirurgia guiada em implantes dentários, é possível planejar a posição e angulação do implante de forma precisa antes da cirurgia

Quais são as vantagens e desvantagens do implante dentário sem cortes?

Pela breve explicação do tópico acima, você pode notar que o procedimento é razoavelmente simples, por isso traz vantagens como:

Vantagens do Implante sem Cortes

É mais rápido

Como tudo é esquematizado antes do momento da cirurgia, e sem a necessidade por exemplo de cortes e suturas, o profissional gasta menos tempo no procedimento.

Mais eficiente.

A guia permite escolher diversas características do implante de forma virtual, desse modo, levando a um resultado mais assertivo.

Pós operatório, mais confortável e seguro. 

Junto à eficiência e a agilidade, está o fato de que a cirurgia é menos invasiva, o que causa menos dor e inchaço, por conseguinte, leva a uma cicatrização mais rápida.

Diminuição da quantidade de anestesia.

Por ser mais rápido e menos invasivo, há portanto menos necessidade de anestesia.

Mais segurança.

Como há um projeto detalhado do que será feito durante o procedimento, e este é pouco invasivo, há então uma diminuição considerável nos possíveis erros que o profissional possa incorrer. 

Mais atendimentos

Além disso, existe a possibilidade de atender pacientes com restrições médicas que demandem consultas mais rápidas e procedimentos pouco invasivos.

desenho de computador de arcada dentária para cirurgia guiada de implante
A técnica de cirurgia guiada em implantes dentários é particularmente útil para pacientes que apresentam deficiências ósseas ou problemas de alinhamento dentário.

Desvantagens do implante dentário sem cortes

Necessidade extração múltipla e implante imediato

Após as extrações ocorre perda de referência óssea, então inviabiliza o implante guiado imediatamente após o procedimento.

Investimento inicial mais alto

Pode ser que inclua o valor das guias no valor do tratamento e repassado ao paciente. Essa inclusão encarecerá o tratamento, mas, trará mais conforto e segurança.

Erro no Planejamento

Caso exista alguma medida ou erro no planejamento, tudo sairá errado. Portanto, todos os erros deve se cometer na fase virtual.

Impossibilidade de mudança de roteiro

Durante a cirurgia não há como alterar o que se planejou, ou seja, o profissional deve seguir a risca o que pensou desde o início.

Curva de aprendizado

Os profissionais gastam capital e tempo para habilitar-se na prática da cirurgia guiada.

seringa de anestesia
A técnica de cirurgia guiada em implantes dentários é uma tendência crescente na Implantodontia, oferecendo resultados mais precisos e satisfatórios aos pacientes.

Como é o procedimento de cirurgia guiada?

O procedimento começa pela avaliação clínica, quando o profissional observa tanto os espaços remanescentes, quanto se há lesões, infecções, ou  alguma adequação necessária a ser feita antes da cirurgia.

 Após a avaliação clínica, faz-se uma moldagem do paciente através de uma tomografia computadorizada da arcada dentaria.

Um software envia as imagens obtidas pela tomografia.

Pois, ele fará a indicação de onde colocar cada implante e permitirá a visualização tridimensional das estruturas ósseas e dentais que irão reabilitar.

Então, ainda no software, o profissional realiza o procedimento de forma virtual, de forma que ele obtenha uma simulação do resultado com o implante colocado em determinado local, em determinada inclinação.

Obtendo um resultado virtual assertivo, confecciona-se o guia cirúrgico.

Ele é confeccionado levando em conta a simulação e a arcada dentaria do paciente, usando ainda, cilindros que limitarão a profundidade e manterão a orientação dos implantes.

Os cilindros também servirão como suporte para as guias e brocas que orientarão sobre a inclinação e posição correta.

Utilizando o guia, o profissional fixará os análogos dos implantes para confecção do modelo de trabalho que realizará a prótese.

Importante ressaltar que a guia tem seu diâmetro igual ao das brocas utilizadas, o que torna a cirurgia extremamente precisa e menos invasiva.

Ao final do procedimento, o dentista irá informar o paciente sobre o pós-operatório, que é basicamente manter a higiene bucal em dia, com as escovações de rotina.

imagem de dentes de pessoa recebendo cirurgia guiada de implante
Com a cirurgia guiada em implantes dentários, o procedimento é menos invasivo e mais rápido, permitindo uma recuperação mais rápida e confortável.

Tomografia computadorizada e software

A tomografia computadorizada é imprescindível para a criação dos biomodelos, protótipos e para as guias cirúrgicas.

E o software realiza uma combinação dos pontos correspondentes da superfície escaneada com a imagem gerada na tomografia.

Dessa oferta, será obtida uma simulação do resultado que a cirurgia trará, permitindo que o dentista chegue ao momento do procedimento o mais preparado possível.

desenho de computador de arcada dentária para cirurgia guiada de implante
A utilização de tecnologia de imagem 3D e software de planejamento torna a cirurgia guiada em implantes dentários mais precisa e previsível.

Planejamento reverso

Enfim, o planejamento reverso é uma série de procedimentos realizados com a finalidade de obter êxito no tratamento reabilitador na fase cirúrgica e protética.

Esse nome foi dado pelo fato de o planejamento começar pela etapa protética, a parte final.

O planejamento reverso cirúrgico-protético prévio, deve incluir:

  • Detalhada coleta de dados;
  • Apurado exame clínico, extra e intrabucal;
  • Fotografias intra e extrabucais; exame de imagem, que seja decisivo em relação à posição das estruturas anatômicas de interesse;
  • Obtenção de modelos de gesso articulados, sobre os quais serão confeccionados o enceramento de diagnóstico, juntamente com os respectivos guias radiográficos e cirúrgicos, a fim de proporcionar adequado posicionamento tridimensional de implantes e dentes.

Com todos esses cuidados e sendo focado no resultado, o planejamento reverso proporciona ao paciente uma melhor recuperação e um tratamento mais previsível.

desenho de computador de arcada dentária para cirurgia guiada de implante
O uso de guias cirúrgicos personalizados na cirurgia guiada em implantes dentários minimiza os erros de posicionamento do implante e reduz o risco de complicações.

Por fim, confira mais conteúdos produzidos pela EAP Goiás. Nós oferecemos diversos tipos de pós graduação em odontologia.

*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.

Receba novidades
por e-mail

plugins premium WordPress

Solicite contato

Deixe seu nome e telefone no formulário abaixo, em breve receberá uma ligação de nossa equipe.