29 maio 2023
EAPGOIAS, Fique Sabendo

Como deixar sua clínica de odontopediatria mais atrativa?

criança menino no dentista

A odontopediatria se dedica ao atendimento de crianças, desde bebês até adolescentes. O objetivo é prevenir, diagnosticar e tratar os problemas de saúde bucal que podem afetar essa faixa etária. A clínica de odontopediatria precisa ser adequada para seu público.

O odontopediatra também cuida da orientação aos pais e os filhos sobre os cuidados com a higiene bucal, garantindo que os hábitos saudáveis sejam adotados desde cedo.

O odontopediatra é o profissional capacitado para lidar com as particularidades do público infantil.

E essas particularidades devem ser levadas em consideração no momento de montar a clínica de odontopediatria ou adaptá-la para o atendimento infantil.

Quer saber como preparar um espaço acolhedor, divertido e que deixe as crianças bem à vontade e sem o habitual medo do dentista?

Continue lendo esse artigo, preparamos uma série de dicas para ajudar na concepção desse espaço tão importante para as crianças.

visão lateral de uma garotinha deitada na cadeira de dentista rindo para a dentista, que está de uniforme e epi.
A clínica de odontopediatria precisa ser pensada em como tornar a experiência da criança melhor possível. (Reprodução/Freepik)

Clínica de odontopediatria pode atender somente crianças?

As clínicas de odontopediatria são especializadas na saúde bucal dos pequenos, normalmente atendendo crianças até os doze anos ou enquanto ainda têm os dentes decíduos.

No entanto, também podem fazer o atendimento pré-natal das mães dos seus futuros pacientes.

E, no caso das crianças que criam vínculos com o dentista e querem permanecer como paciente mesmo após a infância. Também é possível oferecer serviços para adultos, desde que sejam procedimentos de um clínico geral.

Neste caso, quando o problema requer um especialista, o dentista indica outro profissional para fazer o acompanhamento.

garota na cadeira de dentista sorrindo
Nós explicamos mais sobre a importância do pré-natal no dentista em outro artigo, venha ler! (Reprodução/Freepik)

Como fazer um consultório de odontopediatria agradável para crianças?

As clínicas de odontopediatria devem prezar por um ambiente mais lúdico e acolhedor, que ajuda a reduzir o medo e a ansiedade das crianças.

Além disso, os profissionais que trabalham nessas clínicas devem estar capacitados para lidar com as necessidades específicas das crianças.

Como o desenvolvimento dos dentes de leite e permanentes, a prevenção de cáries e a orientação sobre hábitos de higiene bucal.

Além disso, decoração, iluminação, aromas e todos os aspectos do ambiente contam para que a criança se sinta bem e possa ter uma experiência positiva no consultório.

Separamos algumas dicas para aplicar nos consultórios de odontopediatria.

duas mãos de luva preta segurando alinhadores dentais e mostrando eles para a criança que está na cadeira sorrindo
Além disso, pode-se pensar em um espaço para os pais também, por exemplo, separar revistas e aperitivos perto da brinquedoteca. (Reprodução/Freepik)

Treinamento da equipe

O tratamento com as crianças deve ser o mais acolhedor possível. E isso não diz respeito apenas aos dentistas,que devem ser especializados, mas também a todos os profissionais que trabalham na clínica.

Ouvir a criança, olhá-la nos olhos e recebê-la com um sorriso já são os primeiros passos para que ela passe a se sentir à vontade no ambiente da clínica.

Uma outra dica é se abaixar e ficar um tempo conversando com a criança no mesmo nível de altura que ela, isso traz conforto e uma sensação de atenção, que as crianças tanto prezam.

Conversar com os pequenos explicando o que vai ser feito em uma linguagem que possam entender também é muito importante.

Portanto, a equipe como um todo (dentistas, auxiliares, recepcionistas e outros profissionais) deve atuar de forma integrada e multidisciplinar. Cada um desempenhando seu papel na construção do vínculo de confiança e segurança com as crianças

Por último, mas não menos importante, a equipe deve estar atualizada sobre as técnicas e os materiais mais adequados para a saúde bucal infantil.

garotinha e dentista batendo suas mãos
Treine sua equipe para ser acolhedora, empática e atenciosa. (Reprodução/Freepik)

Sala de espera divertida

É nesse local que acontece o primeiro contato da criança com a clínica. Então, a sala de espera precisa estar preparada para recebê-la. E isso significa ser divertida.

Alguns recursos podem ser utilizados para deixar o espaço mais lúdico. Como deixar uma música infantil tocando, ter brinquedos e desenhos para colorir.

Ademais, se tiver uma televisão pode deixar em programas infantis educativos e livros interessantes para as crianças que amam ler.

Brinquedoteca

Uma brinquedoteca é um espaço muito interessante para entreter as crianças enquanto esperam. No espaço, é importante que seja tudo voltado para o público infantil, desde o tamanho dos móveis até as cores, brinquedos e atividades.

É importante que haja variedade de brinquedos, de forma que toda criança possa encontrar um tipo de brinquedo que te agrade.

duas dentistas tratando criança
Ofereça uma sala de espera confortável e equipada com brinquedos, livros e jogos interativos para entreter as crianças enquanto aguardam o atendimento. (Reprodução/Freepik)

Escolha das cores para o consultório

Papéis de parede, pinturas e adesivos coloridos são um bom começo na decoração da clínica.

As cores das paredes e móveis podem ser mais coloridas, se aproximando do imaginário infantil.

A ideia é que sejam cores alegres, mas que transmitam calma, evitando os tons muito fortes, que causam agitação.

Decoração do consultório

Como já mencionamos, o consultório deve ser um ambiente lúdico e que em nada lembre um ambiente hospitalar.

Por isso, é importante montar uma decoração apropriada para crianças utilizando móveis e outros elementos que remetam à infância com cores alegres.

Sobre os móveis, também é importante que haja um espaço para que as crianças possam ficar brincando, como mesinhas e prateleiras com livros e brinquedos, que sejam de uma altura que elas possam pegar. Dessa forma, se sentirão ainda mais incluídas no espaço.

A segurança também é ideal, portanto, é importante evitar móveis com pontas ou materiais que possam quebrar e causar acidentes.

Os tapetes também podem ser usados, especialmente para os espaços das crianças, em que normalmente elas gostam de brincar no chão.

clínica de odontopediatria personalizada para crianças, com muitas cores
Invista em uma decoração lúdica e colorida, com elementos temáticos que remetam à infância, criando um ambiente acolhedor e alegre para as crianças. (Reprodução/Dental Departures)

Incentivos positivos

Tudo na clínica tem potencial para comunicar. Portanto, também é possível explorar as paredes, com imagens de personagens escovando os dentes, usando o fio dental e até mesmo fotos de crianças felizes na cadeira do dentista.

Além disso, os brindes também podem ser ofertados, desde que não sejam usados como forma de negociação, afinal, o maior benefício da ida ao dentista é a saúde bucal.

Os certificados de coragem ou medalhas por ter passado pelos procedimentos são super interessantes para que a criança se sinta confiante e tenha boas expectativas para as próximas consultas.

EPIs com estampas divertidas

Os jalecos, máscaras, luvas e toucas podem ter estampas divertidas, conectando ainda mais as crianças.

Fugir do branco tradicional pode ajudar a gerar mais atratividade para as crianças, deixando-as mais à vontade e distraídas enquanto o dentista realiza o atendimento.

criança menina loira na cadeira de dentista
Parece simples, mas ajuda muito na aproximação com seus pacientes. (Reprodução/Freepik)

O atendimento

O atendimento deve ser diferenciado desde o momento em que a criança chega ao consultório.

Portanto, desde a equipe de recepção todos devem dar atenção especial à criança, com bastante cordialidade, ainda que ela demonstre medo ou desconfiança.

No caso do atendimento do dentista, é importante que os detalhes sejam explicados tanto para os pais quanto para a criança, portanto, é fato que a consulta para esse público costuma demorar um pouco mais.

Além disso, é importante lembrar que, por medo ou curiosidade, as crianças tendem a interromper o atendimento mais vezes. É importante que seja reservado um tempo maior para o atendimento infantil.

A odontopediatria é importante para garantir um sorriso bonito e saudável para as crianças, além de prevenir problemas futuros que podem comprometer a qualidade de vida dos adultos.

Para que os consultórios e clínicas possam proporcionar uma experiência positiva, que ajude a criança a construir hábitos saudáveis, é importante se atentar a detalhes, como os que vimos ao longo do texto, para criar um ambiente lúdico e um atendimento especial.

dentista mostrando para criança como escova os dentes através de um molde
Crie um programa de fidelidade, no qual as crianças ganham recompensas, como adesivos ou pequenos brindes, a cada visita a clínica de odontopediatria bem-sucedida à clínica. (Reprodução/Freepik)

Esperamos que as informações tenham sido bastante úteis para quem deseja adaptar ou montar uma clínica de odontopediatria.

Compartilhe esse artigo!

*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.

Receba novidades
por e-mail

plugins premium WordPress

Solicite contato

Deixe seu nome e telefone no formulário abaixo, em breve receberá uma ligação de nossa equipe.