Você, como profissional de odontologia, já parou para pensar sobre as diferenças entre uma clínica e um consultório odontológico? É muito comum que entre os profissionais da saúde, de um modo geral, surja esse tipo de dúvida.
Então, com o objetivo de auxiliar e sanar este questionamento, montamos este artigo para que você não tenha mais dúvidas na hora de abrir o seu negócio.
Neste texto, listamos as características, as diferenças, as vantagens e desvantagens, bem como, os documentos necessários para a abertura de uma clínica e de um consultório odontológico.
Ao final deste artigo você encontrará uma forma de escolher entre uma clínica e um consultório, optando pelo melhor modelo que se adapta a sua realidade.
Qual a diferença entre clínica e consultório?
Os ambientes que servem para o atendimento ao público possuem finalidades diferentes. Sendo assim, veja agora as diferenças e o que caracteriza uma clínica e um consultório odontológico.
É importante dizer as diferenças e a finalidade de cada um para que, você, quando montar o seu estabelecimento, não se perca do seu objetivo.
Uma clínica odontológica possui foco não apenas no atendimento, ou seja, a infraestrutura do lugar apresenta múltiplas finalidades como: a realização de exames, triagens e outros procedimentos clínicos.
Durante um atendimento numa clínica odontológica o paciente terá acesso a outros procedimentos.
No consultório odontológico o profissional se dedicará ao atendimento e ao tratamento de seus pacientes durante a consulta. O paciente também terá acesso a outros procedimentos, mas não é, necessariamente, uma regra.
O foco do consultório odontológico é mesmo o tratamento, e este espaço pode ser dividido, eventualmente, com outros profissionais com especialidades diferentes.
Ainda há outras diferenças entre clínicas e consultórios, uma delas está relacionada a forma de abertura da empresa, as clínicas devem ser abertas com um CNPJ (cadastro nacional de pessoa jurídica), enquanto um consultório deve ser registrado na junta comercial.
Clínica odontológica
Como dissemos anteriormente, uma clínica odontológica não tem foco apenas em atender os pacientes, mas também pode se iniciar um tratamento dentário.
Dentro da clínica odontológica o paciente terá acesso ao atendimento de todas as suas necessidades dentárias, então acompanhe abaixo as vantagens e desvantagens da clínica.
Vantagens e desvantagens da clínica
A primeira vantagem que podemos listar é que na clínica odontológica você tem mais chances de trabalhar com outros especialistas. Diferente do consultório em que você é o único profissional.
Outra vantagem, atrelada à primeira, é que com mais profissionais especializados em áreas diferentes ficará mais fácil angariar pacientes e você poderá, tranquilamente, fazer o seu networking.
A terceira vantagem é que a infraestrutura clínica é melhor, uma vez que, os outros profissionais também investirão no espaço e, consequentemente, trarão mais conforto aos pacientes.
Entre as desvantagens podemos dizer que: se você é um profissional que gosta de trabalhar sozinho, em uma clínica você dividirá o espaço com mais profissionais, reduzindo, assim, a sua individualidade e privacidade no seu trabalho.
Consultório odontológico
O consultório odontológico possui um atendimento e um alcance menor que uma clínica. Isso acontece porque, normalmente, o profissional trabalha sozinho.
As demandas são menores e o tempo de atendimento entre um paciente e outro costuma ser maior. Então acompanhe abaixo as vantagens e desvantagens do consultório.
Vantagens e desvantagens do consultório
Como dissemos, uma das vantagens de se trabalhar em um consultório é que você possuirá mais privacidade com seus pacientes e sofrerá menos intercorrências durante a execução do seu trabalho.
Outro ponto positivo é que você não precisará dividir o espaço com outros profissionais, sendo assim, poderá investir no espaço como quiser, atender quantos pacientes quiser e ter uma agenda separada e montada de acordo com a sua disponibilidade como profissional.
Uma das grandes desvantagens do consultório é que a capacidade de fazer networking ficará reduzida, uma vez que, você estará em menos contato com profissionais com especializações diferentes.
Outra desvantagem é que o consultório deve ser registrado na junta comercial. As despesas relacionadas ao espaço ficarão sob sua inteira responsabilidade.
Se o seu objetivo é aumentar a demanda e diminuir os custos, talvez, o consultório, não seja uma boa opção para você.
Quais documentos são necessários para abrir uma clínica e um consultório?
Agora que você já sabe as diferenças, as vantagens e desvantagens de se construir um consultório e uma clínica, veja a seguir quais documentos são necessários para abrir uma clínica ou um consultório.
Para abrir um consultório odontológico será necessário a criação de um CNPJ e logo após um registro na junta comercial.
A sua empresa poderá ser de sociedade limitada (LTDA), se tiver mais sócios, ou, uma empresa individual de responsabilidade limitada (EIRELI). Depois você precisará de:
- Um registro no CNES (cadastro nacional de estabelecimentos em saúde)
- Alvará expedido pela vigilância sanitária
- Alvará de localização
- ISSQN imposto sobre serviço de qualquer natureza
- PGRSS
- Autorização do corpo de bombeiros
- Certificado de limpeza urbana – será emitido mediante apresentação de CNPJ, IPTU e órgão de classe
Escolha também qual o tipo de consultório, a agência nacional de saúde ANS estabelece 54 tipos.
Agora, para abrir uma clínica odontológica, serão necessários:
- Cadastro nacional de pessoa jurídica CNPJ
- Registro na junta comercial com CPF RG comprovante de residência é cópia do IPTU
- Alvará de funcionamento expedido pela prefeitura
- Alvará sanitário expedido pela vigilância sanitária
- CNES – cadastro nacional de estabelecimento em saúde
- Laudo radiométrico
- Registro no conselho regional de odontologia
- Plano de gerenciamento de resíduos
Estes são os documentos necessários na hora de abrir a sua empresa.
Como escolher entre consultório e clínica odontológica?
Para escolher entre um consultório e uma clínica odontológica é necessário avaliar os prós e os contras que citamos neste texto. Além disso, o seu novo negócio deve estar em conformidade com os seus objetivos.
Comparando as 2 possibilidades você poderá traçar um parâmetro e conseguir avaliar o que é melhor para a sua vida profissional.
Como você pode perceber, a clínica e o consultório possuem poucas diferenças na hora de montar, mas na prática possuem muitas, especialmente, quando se trata de buscar mais pacientes e fazer conexões profissionais com outras pessoas especializadas em áreas diferentes da sua.
Se gostou do nosso conteúdo compartilhe com mais pessoas.
Mais um dica é buscar sempre por conhecimento profissional, principalmente ao montar sua própria clínica ou consultório. Então, venha conhecer algumas pós-graduações da EAP Goiás.
*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.