Como aumentar o faturamento do seu consultório através de uma especialização

compartilhe:

Aumentar o faturamento de uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil. Mas a especialização em uma determinada área, ajuda a melhorar os diferenciais da organização, tornando-a mais atrativa e, consequentemente, ampliando o seu faturamento.

Se tratando de um consultório de odontologia isso não é diferente. As clínicas especializadas tendem a serem mais procuradas pelos potenciais clientes. Além disso, é necessário utilizar alguns passos que estejam alinhados com o aperfeiçoamento para obter bons resultados.

Neste artigo, separamos algumas estratégias para você aumentar o faturamento do seu consultório através de uma especialização. Então, leia o post completo abaixo para acompanhar.

Por que a especialização pode ampliar o faturamento do consultório?

A especialização em uma determinada área traz mais alternativas de atendimento e passa autoridade na prestação do serviço. Ou seja, consultórios que são especializados, possuem uma “bagagem” maior de conhecimento, podendo garantir a qualidade no serviço e gerar valor para o lead.

Hoje, existe uma variedade de especializações em odontologia que você pode investir. E caso o seu consultório atue com mais de um dentista, é interessante exigir como critério a expertise em alguma área para os demais colaboradores. Dessa forma, a sua clínica poderá atuar em diferentes segmentos, somando no faturamento previsto.

Por isso, investir no aperfeiçoamento em odontologia, garante maior geração de lucro e melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Quais são as especializações em odontologia mais procuradas?

Atualmente, existe uma boa diversificação de especialização em odontologia que você pode investir. A sua grande vantagem, é que além dele auxiliar no aumento do faturamento da clínica, traz mais possibilidades de escolha, assim, melhorando a sua satisfação profissional.

Então, se você ainda não é especializado, veja algumas opções que separamos:

  • ortodontia
  • saúde coletiva;
  • cirurgia geral;
  • radiologia odontológica e imaginologia;
  • periodontista;
  • implantodontia;
  • periodontista;
  • Cirurgia e traumatologia buco maxilo faciais;
  • odontologia estética.

Lembrando que, esses exemplos precisam ser avaliados antes de você realizar uma escolha. Análise qual faz mais sentido para você e que esteja alinhado com o seu propósito.

Como utilizar a especialização no aumento do faturamento?

Entender como a especialização pode ajudar é o primeiro passo, mas para colocar em prática precisamos de estratégias que podem auxiliar nesse passo. Então, abaixo separamos algumas estratégias alinhadas com a especialização que vão te auxiliar no aumento do faturamento da sua clínica.

Mostre o seu diferencial por meio da especialização

Ter especialidade em uma determinada área da odontologia é um diferencial, mas se você não mostrar isso para os seus potenciais clientes, eles não vão saber.  Nesse caso, é importante deixar claro as especialidades do seu consultório, para que as pessoas possam ter consciência desta informação.

Para fazer isso, é interessante colocar essa informação em todos os canais de divulgação do consultório, tais como: redes sociais, panfletos, outdoors e outros.

Passe autoridade para os seus potenciais clientes

Passar autoridade significa mostrar para os potenciais clientes que você tem conhecimento em uma determinada área. Hoje, falar que você é especialista não é mais o suficiente, é necessário mostrar que o seu consultório é qualificado e entende sobre o assunto.

Existem várias formas de realizar esse passo, dentre elas a promoção de eventos gratuitos pode funcionar. Para isso, você pode criar palestras sobre determinados temas, por exemplo.

Além disso, a conversa direta com o cliente também é uma forma de “provar” o conhecimento sobre o assunto. Neste caso é necessário usar um linguajar simples, que seja de fácil compreensão e reconhecimento da expertise no assunto.

Outra alternativa é mostrar o portfólio de sucesso no atendimento dos clientes. As televisões nas clínicas podem ser úteis para esse passo, nas quais poderá haver alguns cases de atendimentos bem sucedidos pela clínica.

Invista em uma boa equipe de marketing

Quando começamos um empreendimento, nem sempre haverá verba suficiente para aplicar em determinados setores. Porém, investir em uma boa equipe de marketing é muito importante para promover as suas vendas e definir estratégias que podem ser utilizadas com a sua expertise como um diferencial.

Hoje, existem profissionais autônomos que são mais acessíveis e desenvolvem trabalhos tão bem quanto às agências. Portanto, avalie os profissionais disponíveis para ter uma equipe eficiente de marketing no seu consultório.

Utilize o aperfeiçoamento para gerar valor para os clientes

Nos últimos anos, o comportamento do consumidor se tornou mais exigente, procurando por empresas que vendem não só o produto, mas que sejam capazes de gerar valor. A partir disso, utilizar a especialização como forma de geração de valor, te permite faturar mais, já que o preço cobrado pode ser maior, pelos benefícios que o consultório vai proporcionar.

Neste caso, é  necessário deixar claro como os seus serviços podem agregar valor na vida do potencial cliente. Caso você seja especializado em odontologia estética, por exemplo, poderá mostrar que, investir na aparência dentária fará com que a pessoa se sinta mais confiante, aumente a sua autoestima e melhore a percepção que outras pessoas têm sobre ela. Isso é um exemplo de agregação de valor, mostrando que, o serviço ajudará em várias áreas da vida do paciente.

Atenda públicos segmentados

O aperfeiçoamento em uma determinada área, traz como uma de suas vantagens a possibilidade de atender públicos segmentados. Os públicos segmentados são mais específicos e não possuem tantas alternativas de escolha na hora de decisão de compra.

Na área alimentícia, por exemplo, vegetarianos e veganos são públicos segmentados, pois não há tantos lugares com opções vegetarianas, fazendo com que eles tenham poucas alternativas.

A vantagem em atender esse público, é o fato de que essas pessoas estão dispostas a aumentar o seu orçamento de investimento no seu produto. Desse modo, oferecendo um serviço de qualidade e especializado, o seu faturamento aumenta pela possibilidade de poder cobrar valores mais altos e justos. Conseguiu entender como a especialização pode te ajudar a aumentar o faturamento do seu consultório e como colocar isso em prática? Se você ainda tem dúvidas, deixe-as nos comentários para que possamos te ajudar e aproveite para compartilhar esse post nas suas redes sociais, para que mais pessoas possam ter acesso a esta informação.