Segundo um estudo da revista da ABENO (Associação Brasileira de Ensino Odontológico), 94,3% dos dentistas realizaram ou estão realizando cursos de pós-graduação. Por esses dados, já podemos mensurar o quão alta é a competitividade no mercado, e o quanto um profissional fica defasado ao não se especializar. Mas como conciliar a pós-graduação com o trabalho?
Pode-se perceber que o recém-formado acaba ficando em um dilema: focar na continuidade dos estudos ou focar no seu trabalho e estar com seu financeiro em dia.
Justamente pensando nessa dificuldade, trouxemos um artigo que lhe ajudará a conciliar os dois lados da balança, portanto, leia com atenção.
Dicas para Conciliar Estudos e Pós-Graduação
Faça um plano de estudos
Primeiramente, o planejamento é o diferencial que te enxerga no cenário atual, mas, te projeta no cenário que você deseja estar.
Montando ele, você identificará suas dificuldades, pensará em formas de driblá-las e projetará seus passos de uma forma contributiva para o seu futuro.
Portanto, siga os seguintes passos:
- Organize sua agenda profissional e acadêmica;
- Identifique as prioridades, matérias mais densas, provas ou qualquer item que mereça mais atenção;
- Identifique suas dificuldades;
- Separe um tempo na sua agenda para focar nos estudos, e um tempo a mais, para focar nas prioridades (item 2);
- Escreva tudo em um papel.
Esses simples passos nortearam você até sua formação, de forma que você mantenha a disciplina e siga no seu propósito.
Ressalta-se ainda que, o plano deve ser mudado conforme as prioridades mudam.
Então, é ideal que de tempos em tempos você reveja sua agenda, de forma que identifique o que tem tomado sua atenção.
Caso o seu tempo esteja sendo gasto com as prioridades identificadas, prossiga no plano, caso não, reorganize.
Estabeleça metas semanais
Em seguida, ao estabelecer metas você começará a semana sabendo exatamente o que precisa ser feito, o que facilita o cumprimento dos seus objetivos.
E como sua agenda profissional e os estudos podem ser um tanto quanto dinâmicos, é ideal que uma vez por semana estabeleça quais serão suas metas nos próximos dias.
Vale mencionar que ao cumprir uma meta você sentirá a sensação de missão cumprida, gerando um efeito motivador na sua rotina apertada.
Portanto, essas metas devem ser compatíveis com sua agenda e devem ser escritas.
Uma vez que metas incompatíveis gerarão um efeito negativo ao seu psicológico e as metas que não são escritas acabam se perdendo na sua atribulada agenda.
Conte com ferramentas e aplicativos de organização
Com uma vida tão corrida, o profissional que concilia estudos, atendimentos e família tem que otimizar ao máximo seu tempo.
Para tal, será necessário muita organização, assim, as 24 horas do dia serão aproveitadas da melhor forma.
É claro que muitas pessoas utilizam a tradicional agenda para se organizarem, o que não é nenhum problema.
No entanto, hoje existem diversos aplicativos e ferramentas que te auxiliam em manter a disciplina e a organização.
Veja alguns exemplos de aplicativos que você pode utilizar conciliar pós e rotina profissional:
- Google Agenda, oferece ferramentas de notificação de compromissos, calendários personalizados e até reuniões on-line;
- Todoist, possibilita organizar ideias, metas e criar cronogramas com atividades prioritárias com notificações;
- Trello, um aplicativo que permite organizar tarefas em quadros, acompanhar o progresso delas e estabelecer prazos;
Converse no trabalho para ajustar os horários
Qualquer tipo de relacionamento que estabelece uma relação clara de informação é mais duradouro e proveitoso.
Ao chegar no seu trabalho e conversar sobre sua pós graduação você causará a impressão de um profissional organizado que preza pela clareza e honestidade com seu patrão.
Explicando ao seu empregador sobre sua pós-graduação em andamento, você poderá tentar readequar seus atendimentos de forma que se encaixem a sua agenda.
E ao receber seu contato, seu supervisor poderá entender melhor sua situação, te oferecer ajuda e até mesmo planejar uma futura promoção no momento do término da sua pós-graduação.
Então, é importante que avise ao seu empregador sobre sua pós, esse aviso é benéfico para ambos os lados.
Durma bem e saiba descansar
É claro que com uma rotina tão agitada, no momento em que foi planejar sua rotina, você provavelmente não priorizou o descanso.
No entanto, sem o período de sono adequado você apresentará desgaste físico, diminuição nas capacidades cognitivas e um aumento no nível de estresse, ou seja, um prejuízo muito grande em todas as áreas da sua vida.
É claro que haverão alguns momentos mais intensos quando chegarem as matérias mais densas e os dias com mais pacientes.
Mas, é ideal que esses momentos sejam esporádicos e que você coloque prioridade no seu descanso quando chegar a hora.
Não acumule estudos
Por vezes surgirão alguns imprevistos em sua vida profissional e pessoal que o forçarão a “pular” um dia de estudo, mas, é preciso que você evite ao máximo o acumulo de matérias a serem estudadas.
O raciocínio é simples, se com a matéria em dia à rotina fica apertada, imagine tendo que estudar duas vezes mais para tirar o atraso?
Portanto, mantenha sempre sua agenda em dia, e utilize qualquer tempo vago para adiantá-la.
Ambiente de estudos organizado
Um ambiente de estudos organizado permite que você foque na sua atividade fim, os estudos. Então, antes de começar a estudar, organize o ambiente, deixe-o organizado, silencioso, confortável e com boa luminosidade.
A simples organização evita que se distraia e interrompa seus estudos para focar em pequenos problemas.
Tenha disciplina e evite a procrastinação
Usando todas as dicas que já foram dadas anteriormente você estará um passo a frente na rotina de estudos.
No entanto, haverão dias em que você não sentirá vontade de fazer nada do que está em sua agenda, e nesses dias, a não ser que esteja passando por um problema muito grave, é ideal que foque no futuro que você almeja e lembre-se que é só uma fase.
Em breve você será um profissional mais capacitado, com pós-graduação e apto para ganhar mais, atendendo casos mais profundos na especialidade que escolheu.
Portanto, tenha sempre em mente seu objetivo, assim, não faltará força para driblar procrastinação e manter a disciplina.
Onde fazer pós-graduação?
Existem diversas instituições que oferecem a pós-graduação para dentistas. Inclusive, existem algumas que oferecem cursos à distância, o que pode facilitar o encaixe dos estudos na sua agenda.
Porém, ainda que economize tempo indo até a instituição, você precisará se dedicar mais para entender a parte prática. Então é ideal que pese os dois conceitos antes de escolher.
Confira algumas das instituições que você pode usar para fazer sua pós:
- EAPGOAIS, que tem sua base de ensino na aplicação prática das tecnologias atuais para cada procedimento, de forma que fique preparado para atuação segura no mercado de trabalho;
- Unyleya, faculdade a distância;
- UniBF, faculdade a distância;
- Educaedu, faculdade a distância;
Conclui-se que a pós-graduação é demasiada importante para o mercado de trabalho. E é possível conciliar a pós-graduação e seu serviço atual. Conte sempre com a EAP Goiás para pós-graduações de qualidade na odontologia.
Por fim, compartilhe essas dicas com um amigo e não esqueça de deixar seu comentário!
*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.