05 maio 2023
EAPGOIAS, Fique Sabendo

Reabilitação Oral: Como funciona o tratamento?

dentista mexendo em mandíbula artificial

“O sol é para as flores o que os sorrisos são para a humanidade”. Essa frase do poeta Joseph Addison pode exemplificar o quão importante é o sorriso para nós seres humanos, principalmente nesta era, quando as pessoas se importam cada vez mais com a saúde e a estética. Por isso, a reabilitação oral é uma parte tão importante na odontologia.

No artigo abaixo você entenderá tudo sobre a reabilitação oral, um procedimento que traz de volta o sorriso do paciente.

mulher sendo atendida por dentista
A reabilitação oral é um tratamento que visa restaurar a função e a estética dos dentes. (Reprodução/Pexels)

O que é reabilitação oral?

Como o próprio nome deixa subentendido, a reabilitação oral é um procedimento multidisciplinar, que através da junção de alguns tratamentos, pode reabilitar o que foi perdido no sorriso. Ou seja, este procedimento devolve de forma eficiente à função, a mastigação e a estética que o paciente perde com o passar do tempo.

Justamente por se tratar de um procedimento de reabilitação, cada caso é tratado de forma única, de acordo com suas necessidades.

Portanto, cada paciente pode ter uma experiência sob medida para resolver seus problemas, isso significa que tratamento e custo podem e vão variar bastante de um paciente para o outro.

dentista olhando ficha enquanto segura uma caneta
A reabilitação oral pode transformar a vida de uma pessoa, restaurando a função, a estética e a confiança. (Reprodução/Pexels)

Quando é necessária a reabilitação oral?

É comum que com o passar do tempo ocorram imperfeições naturais ou não no sorriso do paciente.

Seja uma perda ou desgaste dentário, um excesso de sensibilidade, ou até dificuldade na fala e na mastigação, existem problemas que se acumulam com o passar do tempo, demandando assim a reabilitação oral.

Portanto, a reabilitação é necessária para os mais diversos casos de pacientes que perderam alguma característica no sorriso. Veja alguns dos problemas que normalmente levam o paciente a precisar de uma reabilitação oral:

  • Dor ou dificuldade para mastigar e comer;
  • Desalinhamento e má oclusão, ou seja, quando a arcada superior e a inferior não se encaixam;
  • Perda ou quebra do dente;
  • Dor e mobilidade comprometida da articulação da mandíbula e dos músculos ao redor.
mulher sendo atendida por dentista
Com a reabilitação oral, é possível restaurar dentes perdidos, corrigir problemas de mordida, e muito mais. (Reprodução/Pexels)

Problemas que podem ser tratados com a Reabilitação Oral

Por ser um procedimento bem abrangente e multidisciplinar, a reabilitação oral pode englobar o tratamento de diversos profissionais e diversos problemas, alguns exemplos são:

  • Restauração de dentes e gengiva;
  • Falta de autoestima trazida por um sorriso desarmonioso;
  • Reposicionamento de dentes;
  • Problemas relacionados a nervos, como canais ou raspagem.
dentista atendendo pacientes
A reabilitação oral pode ajudar a prevenir problemas dentários futuros, como cáries e doenças gengivais, além de melhorar a qualidade de vida. (Reprodução/Pexels)

Por que passar por um tratamento reabilitador?

Existem inúmeros motivos pelos quais valem a pena passar por um tratamento reabilitador.

Podemos iniciar pelo conforto, muitas pessoas começam sentir algum desconforto tolerável e postergam a ida até o dentista até que o problema se junte a outros, tornando-se assim uma junção de vários pequenos problemas que juntos, incomodam muito.

Então é ideal que o paciente vá ao dentista tratar todos esses desconfortos, a fim de retomar sua mastigação saudável.

Outro motivo que pode ser determinante para a procura do tratamento reabilitador é a estética.

Segundo uma pesquisa realizada na Universidade de Brasília, em parceria com a Universidade Federal de Goiás, o sorriso é o componente de maior impacto em rostos masculinos, contribuindo com 38% da beleza percebida nas nossas faces.

Portanto, é ideal para a manutenção da autoconfiança que o sorriso esteja da forma que o paciente deseja.

Além dos dois motivos supracitados, podemos incluir como determinante o simples descontentamento.

Caso o paciente se sinta descontente com qualquer parte do seu sorriso, ele pode estar procurando um profissional para uma possível reabilitação.

consertando dentes em uma dentadura
A reabilitação oral é um investimento na sua sa úde bucal e no seu bem-estar geral – vale a pena considerar. (Reprodução/Pexels)

Quais procedimentos fazem parte da reabilitação oral?

Como foi mencionado anteriormente, a reabilitação oral é multidisciplinar.

Portanto, de acordo com a necessidade do paciente, ela pode englobar diversos procedimentos que em conjunto trarão o resultado desejado. Veja as características de alguns dos procedimentos que podem ser adicionados a uma reabilitação oral:

Restauração em resina

A restauração em resina é um procedimento que visa corrigir o dente parcialmente comprometido, ou seja, é uma forma de fazer com que o dente deteriorado volte a sua forma e função normal.

Portanto, a restauração em resina é um procedimento que visa trazer de volta tanto à estética do dente, quanto as funções que o mesmo exerce na boca do paciente.

Antes e depois do tratamento com resina
Antes e depois do tratamento com resina. (Reprodução/Implo)

Extração

Normalmente precedente ao implante, tópico posterior, a extração é um procedimento que visa à retirada do dente comprometido. Portanto, o profissional opta por ele quando já não há mais formas de recuperação do dente.

Os motivos que levam a tal procedimento podem variar, indo desde cáries profundas e infecções não tratadas, até a remoções de dentes partidos, ou quebrados na coroa, mas, que ainda tenham deixado resíduos presos ao tecido ósseo ou gengiva.

Imagem de um dente extraído.
Imagem de um dente extraído. (Reprodução/Odontologia do Povo)

Implantes

Recomendado para pacientes que perderam um ou mais dentes, os implantes dentários trazem um ganho substancial de saúde, bem-estar e auto estima.

Em suma, este procedimento consiste na troca da raiz dentaria por um pino, normalmente colocado no osso maxilar ou mandibular.

O pino colocado servirá como suporte para o dente artificial que será usado tanto para funções mastigatórias quanto para as funções estéticas.

Representação de como ocorre um implante.
Representação de como ocorre um implante. (Reprodução/MD Odontologia)

Prótese fixa

As próteses fixas são indicadas para os pacientes que perderam um ou mais dentes, mas ainda restam alguns na boca. Inclusive, sem os dentes para apoio e fixação, não existe como realizar este procedimento.

Importante ressalta que a grande diferença entre a prótese e o implante, é que o implante não precisa de outros dentes para apoio, portanto pode ser indicado para substituir até mesmo a arcada dentária inteira.

A prótese pode ser um procedimento menos invasivo, que traz de volta as funções estéticas e mastigatórias da boca do paciente.

Representação de uma prótese fixa
Representação de uma prótese fixa. (Reprodução/Studio Dentale)

Lentes de contato dental

Normalmente, as lentes de contato dental são indicadas para correção de problemas como a tonalidade amarelada, manchas naturais e desgastes nos dentes.

Além das correções, as lentes preservam a estrutura natural do dente e reestabelecem suas funções.

Então, as lentes de contato são muito indicadas para pacientes que necessitam de pequenos realinhamentos, clareamentos, fechamento de espaços entre os dentes e até mudanças na forma.

dentista mostrando lentes de contato dental para paciente
Se tornou um assunto comentado nos últimos tempos por causa de celebridades que colocaram as lentes de contato. (Reprodução/Pexels)

Limpeza dental

A limpeza dental previne uma serie de problemas, indo desde uma simples gengivite até situações que demandarão uma extração, como cáries.

Além da prevenção de enfermidades, a limpeza pode melhorar o aspecto visual dos dentes, portanto, é um dos procedimentos mais executados nas reabilitações horais. 

dentista realizando limpeza de dente
Essa já é uma prática mais comum, certifique de fazer uma limpeza de tempos em tempos. (Reprodução/studioprodakshn)

O que achou desse conteúdo? Venha conferir mais no nosso blog!

*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.

Receba novidades
por e-mail

plugins premium WordPress

Solicite contato

Deixe seu nome e telefone no formulário abaixo, em breve receberá uma ligação de nossa equipe.