O período usando um aparelho ortodôntico pode ser bastante desconfortável para boa parte das pessoas que precisam dele. Mas, o que a maioria das pessoas não sabe é que, ao retirar o aparelho, é necessário ficar mais um tempo usando outro artefato, o aparelho de contenção ortodôntica.
Essa etapa não pode ser negligenciada, sob pena dos dentes voltarem a desalinhar e o tratamento precisar ser reiniciado.
Vamos descobrir mais sobre o aparelho de contenção ortodôntica, como ele contribui para efetivar a mudança que os aparelhos fixos promoveram nos dentes e como cuidar?
Preparamos este artigo especialmente para tratar desses assuntos, continue conosco.
Boa leitura!
Leia mais: Nome dos Dentes: Conheça a Anatomia Dental e suas Funções
O que é o aparelho de contenção?
O aparelho de contenção ortodôntica é o dispositivo responsável por garantir a eficácia do tratamento com os aparelhos fixos.
Quando ocorre a retirada do aparelho fixo, há uma tendência natural dos tecidos da gengiva em providenciar que os dentes voltem à sua posição “natural”, ou seja, tentando fazer com que a organização da arcada dentária volte a ser como antes, mesmo que desalinhada.
Isso ocorre devido à memória corporal que, ao identificar a mudança, tenta fazer com que os dentes voltem à posição anterior.
O aparelho de contenção age justamente para impedir essa movimentação, fazendo que o resultado do tratamento seja mantido.
O processo de contenção não promove mais nenhuma mudança, apenas impede que a dentição volte ao normal enquanto o organismo não “se acostumou” com a nova posição dos dentes.
Quando é necessário o uso de aparelho de contenção?
O uso da contenção ortodôntica é necessário para a quase totalidade dos casos de correção por aparelhos.
Como ele age para sustentar a mudança que o tratamento realizou, sempre é utilizado ao final do tratamento com o aparelho fixo.
Nesse pós tratamento, a decisão gira em torno de que contenção usar, mas praticamente em todos os casos, algum será indicado.
Qual o valor de uma contenção?
Cada fase do tratamento demanda gastos próprios do tipo de aparelho usado e da quantidade de visitas ao dentista para manutenção.
No caso dos aparelhos de contenção, as visitas são mais espaçadas e o aparelho não sofre mudanças, por conta disso, é uma fase que custa menos, em relação ao período do tratamento em si.
O valor do aparelho de contenção varia de acordo com o tipo, o profissional contratado e a região onde a clínica funciona, no entanto, calcula-se um valor médio de R$750,00 para esse dispositivo.
Os três tipos de contenção
Da mesma forma que existem diversos tipos de aparelhos fixos, também há mais de um tipo de aparelho de contenção.
Os três tipos existentes e que iremos tratar aqui no artigo são as contenções fixas, móveis e estéticas, cada qual com sua especificidade.
Contenção móvel
Esse aparelho de contenção é o mais conhecido. Leva esse nome porque o próprio paciente pode retirá-lo quando precisar.
Pode ser usado nas duas arcadas (superior e inferior), sendo personalizado para cada paciente.
Normalmente, é uma peça de plástico e metal que encaixa perfeitamente no céu da boca, com um fio que envolve a parte da frente dos dentes, sendo a única parte visível. É discreto, embora esse fio seja metálico.
Normalmente, é indicado para pacientes que precisem de um tempo menor usando a contenção.
Contenção fixa
A contenção fixa tem aplicação mais comum na arcada inferior, apesar de também poder ser aplicada na superior. Ela não pode ser removida pelo paciente porque fica presa atrás dos dentes.
Consiste em apenas um fio, esse que fica preso na parte interna dos dentes, sendo imperceptível às outras pessoas.
É indicada para pacientes que precisam da contenção por um tempo mais longo e não causa desconfortos, ainda que seja presa na parte interna dos dentes e fique em contato com a língua.
Contenção estética
A contenção estética ortodôntica é uma placa que envolve os dentes, como uma capinha para a arcada dentária, feita de acetato transparente.
É bastante eficaz, haja vista que envolve os dentes completamente e serve para pessoas que não se adaptam com os demais tipos de aparelho, ou para quem prefere a estética do aparelho transparente.
Tem a desvantagem de não poder ser ajustada, ou seja, uma vez confeccionada, não poderá ser refeita. No entanto, a contenção estética é muito funcional.
Há também, dentre as novidades nessa área, um tipo de contenção estética móvel que funciona igual ao aparelho móvel de que já falamos, mas o fio que passa na frente dos dentes é de acetato transparente, não interferindo na estética do sorriso.
O que acontece se não usar a contenção?
De forma direta, não usar a contenção ou não seguir o uso correto recomendado pelo dentista pode causar a movimentação dos dentes de volta ao que eram antes do tratamento.
Os dentes, logo após o tratamento, podem sair do lugar e essa movimentação poderá desfazer todo o resultado do tratamento com o aparelho fixo, podendo até requerer que a pessoa volte a usá-lo para reorganizar a arcada dentária.
A explicação para isso é que os tecidos que sustentam os dentes são elásticos e têm uma “memória” que pode movimentar os dentes para a posição anterior.
Portanto, não usar a contenção pode provocar o desalinhamento total dos dentes após o tratamento.
É necessário fazer o uso correto até que o dentista perceba que os tecidos também já se reorganizaram e ocuparam os espaços que poderiam ser ocupados pelos dentes em caso de desalinhamento.
Como cuidar do aparelho de contenção?
Os cuidados com os aparelhos de contenção giram em torno da higienização correta dos dentes e visitas regulares ao dentista.
Os aparelhos fixos são relativamente fáceis de limpar, no entanto, por ficarem presos na boca, estão sujeitos ao acúmulo de resíduos alimentares, de forma que precisam ser bem limpos.
Os móveis podem ser retirados durante a alimentação e sua limpeza também ocorre com ele fora da boca com escova e creme dental.
Há a necessidade de visitar o dentista com regularidade para limpeza, acompanhamento ou ajustes.
Preciso usar a contenção para dormir?
Sim, afinal, por que perder as 8h de uso ininterrupto do aparelho?
É importante que o dentista passe as recomendações, no entanto, normalmente ou a pessoa usa o aparelho 24h por dia tirando (os móveis) para se alimentar e fazer a higienização ou o uso noturno apenas, quando for conveniente.
Posso comer com a contenção ortodôntica?
Nos casos das contenções móveis, o indicado é retirar ao se alimentar, tanto por conta dos alimentos pigmentados que podem causar a deterioração gradativa do aparelho, quanto do calor dos alimentos que pode causar alguma deformidade no dispositivo.
Ao fazer uso de um aparelho de contenção, certamente o paciente terá as recomendações do dentista.
No entanto, é importante que suas dúvidas sejam esclarecidas para que não faça nada em desacordo com o propósito do aparelho, que é a manutenção do seu sorriso alinhado e perfeito.
Ao longo desse artigo passamos mais informações sobre os aparelhos de contenção, quais os modelos existentes e como cuidar.
Esperamos que tenha esclarecido todas as dúvidas! Se foi útil, compartilhe com mais pessoas.
*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.