Não é segredo que, há pelo menos duas décadas, as redes sociais têm sido uma verdadeira febre mundial. Estima-se que, no Brasil, 171,5 milhões de pessoas sejam usuários ativos nas redes, o que simboliza 79,9% da população brasileira.
Esse número representa 14,3% de crescimento de usuários do ano de 2021 para 2022, segundo o DIGITAL 2022: JULY GLOBAL STATSHOT REPORT. E claro que se tantas pessoas usam as redes, as empresas também começaram a marcar presença no digital.
Não obstante, nesse momento, você deve estar se perguntando como pode aproveitar o ensejo e também começar a divulgar o seu consultório odontológico nas redes sociais, não é mesmo?
Acompanhe essa leitura até o final e saiba como.
Onde divulgar os serviços do seu consultório na internet?
Bom, podemos fazer uma lista razoavelmente extensa de onde você deve divulgar os serviços do seu consultório na internet, porém, para otimizar o seu tempo e a sua pesquisa, já podemos listar os principais canais. Acompanhe agora:
1. Google Meu Negócio: cadastrar-se no Google Meu Negócio é o primeiro passo, podemos até dizer que são as “boas-vindas” para o seu consultório no mundo digital. Nele, você pode fornecer informações sobre a sua clínica ou consultório como endereço, horário de atendimento e telefone.
Dessa forma, quando as pessoas fazem pesquisas rápidas no Google ou também no Google Maps, essas informações aparecem de imediato, tornando o seu negócio visível. Nele também é possível divulgar o seu site, além de adicionar fotos da sua clínica ou consultório.
Ainda nesse espaço, você pode aproveitar para realizar posts sobre o seu serviço odontológico e até mesmo mostrar avaliações que outros pacientes já realizaram.
2. Instagram: a segunda rede social mais usada no mundo, de acordo com a Conversion, não poderia estar fora dessa lista. Além de ser uma plataforma gratuita, o Instagram é uma ótima ferramenta para divulgar o seu consultório.
No começo, o ideal é que você apresente logo os serviços que o seu consultório odontológico oferece por meio dos posts/imagens. O conteúdo que você irá abordar ao longo das postagens deve ser de alto valor, somente dessa forma você poderá atrair cada vez mais seguidores e reter a sua atenção.
Uma coisa é certa: quanto mais pessoas estiverem seguindo a sua página e claro, interagindo com os seus posts por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos, maiores serão as chances dessas pessoas virarem seus pacientes.
3. Whatsapp Business: estamos falando do app que pode ajudar muito na comunicação do seu consultório odontológico. É ele, o Whatsapp Business, app gratuito desenvolvido recentemente para atender às necessidades da sua empresa.
É por meio dessa plataforma que a comunicação do seu consultório com o paciente será facilitada, já que as respostas podem ser dadas de forma mais rápida, com mensagens até mesmo pré-agendadas e disparadas em formato de lista de transmissão.
4. SEO: o seu consultório odontológico tem um site? Então você precisa conhecer o SEO. O SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, tem a finalidade de aumentar os acessos do seu site, ou seja, trazer cada vez mais pessoas para acessar o seu site por meio do buscador no Google.
Dicas para redes sociais do dentista
Podemos começar dizendo que, ao abrir a conta do seu consultório odontológico no Instagram, é primordial que ela esteja no formato de conta comercial. Esse passo é importante pois a sua conta deve estar em consonância com as regras do Instagram.
Atenção ao conteúdo produzido. Ele deve promover identificação com o seu seguidor, deve ser envolvente e sugerir que o seu seguidor reaja com ações, podendo ser uma curtida, um comentário ou até mesmo salvando aquele post para visualizar em um outro momento.
Para que as publicações sejam organizadas e sigam uma linha lógica de raciocínio, o ideal é que seja elaborado um calendário ou cronograma de postagens. Dessa forma, será possível alinhar a linha editorial dos conteúdos sugeridos.
Fique atento! É importante que sejam respeitas as regras do Conselho Federal de Odontologia (CFO) para que a sua rede social tenha relevância e respaldo.
Não esqueça de interagir com os seus seguidores, é dessa forma que eles poderão entender que suas dúvidas e comentários estão realmente sendo ouvidos, gerando confiança e comunicação na relação social que tende a ser duradoura.
Atenção para a sua logomarca. Ela deve estar presente nas peças gráficas que o profissional irá criar para o seu consultório odontológico.
E por último, mas não menos importante: crie anúncios! Utilize os patrocinados ao seu favor e invista no seu consultório odontológico nas redes sociais.
Faça um cronograma de postagens
Frequência e regularidade, duas palavras que geram conexão nas redes sociais. E para isso, é necessário que um cronograma de publicações/postagens seja organizado. Colocar as ideias no papel e distribuí-las ajuda na melhor visualização delas.
Também conhecido como calendário editorial, o cronograma ajuda a deixar os posts preparados e prever datas de oportunidade e os assuntos que o dentista deseja abordar no período determinado. É importante determinar o tipo de post que será feito e incluir formatos diversos no planejamento.
Assim, é possível manter a constância mesmo em meio à rotina atribulada do profissional.
Analise seus concorrentes
Analisar os concorrentes é uma forma de entender as empresas que atuam no mesmo segmento, aprendendo com os erros e acertos delas.
Observar como o público engaja e quais são os seus pontos positivos e negativos pode ajudar a entender o que as pessoas esperam de uma empresa que atua no mesmo nicho e comparando com o que a sua clínica pratica.
Essas informações fornecem insights interessantes para criar diferenciais competitivos e atrair mais pacientes.
Conteúdo relevante para seu público-alvo
Entender o público-alvo da clínica é altamente importante para desenvolver conteúdos que vão conversar com os interesses dessas pessoas.
Para que elas passem a seguir o perfil da clínica, é interessante criar conteúdos voltados para esse público sob pena de atrair visitantes e perdê-los pela não identificação com o conteúdo proposto.
Claro que o conteúdo deve ser voltado para os serviços e produtos do consultório, no entanto, devem responder aos desejos e anseios daquele grupo específico, por exemplo, pais e familiares em um consultório odontopediátrico são um público importantíssimo, então, os conteúdos devem contemplar suas dúvidas e necessidades.
Desenvolva uma identidade visual atraente
As redes sociais chamam atenção especialmente pelo visual, portanto criar uma identidade visual é extremamente importante para que a sua “marca” seja reconhecida.
Todo o conteúdo, especialmente o design das peças de divulgação, deve responder à essa identidade, que envolve cromia, elementos, traços, tipografia, entre outros.
Portanto, a logomarca, a paleta de cores, o design, as fotos a serem publicadas, todos esses elementos devem conversar entre si, de forma que ao ver qualquer material da clínica, as pessoas logo reconheçam de qual empresa é aquele material.
Essa é, muitas vezes, a primeira impressão, caso quem acesse seu perfil ainda não seja seu cliente, portanto, é necessário estudo e capricho na estruturação da identidade visual.
Utilize hashtags relevantes
As hashtags, aquelas palavras ou frases curtas precedidas pela cerquilha (#) são uma forma de fazer seu conteúdo ser descoberto nas redes sociais.
Elas juntam pessoas com os mesmos interesses, funcionando como indexador de conteúdo, já que as pessoas podem seguir apenas as hashtags e consumir os conteúdos que o termo sugere.
Essa é uma boa maneira de engajar os seguidores e segmentar conteúdo também, de forma que não deve ser ignorada em seus posts. No entanto, lembre-se que até o uso das hashtags deve ser feito de forma estratégica.
Não adianta colocar muitas ou aquelas que não têm relação com o seu conteúdo porque pode ter o efeito contrário, fazendo com que seu conteúdo perca relevância.
Interação com os seguidores
As redes sociais são ferramentas de relacionamento. Não adianta postar e não responder aos comentários e dúvidas dos seguidores ou às mensagens no direct ou espaço privado de mensagens.
Ao compartilhar informações úteis, saiba que sua clínica poderá virar referência no segmento, então, é bastante comum que passe a receber mensagens e essas não devem ser ignoradas. Quanto mais interação através das redes, mais as próprias plataformas passam a recomendar o seu conteúdo, criando um ciclo muito interessante para a clínica.
Portanto, faça do seu perfil mais um ponto de contato entre a sua empresa e o seu público, assim, certamente a clínica ganhará divulgação espontânea como compartilhamentos e testemunhos.
Trabalhando com influenciadores digitais
Os influenciadores digitais levam esse nome porque conseguem, a partir das redes sociais, criar padrões de consumo.
O marketing de influência e conteúdo realizado por essas pessoas acaba por torná-las referências no mercado e isso pode ser aproveitado por clínicas e consultórios para ganhar visibilidade e atrair mais pessoas.
No entanto, é mais interessante encontrar influenciadores cujo perfil seja condizente com a mensagem que sua clínica deseja passar. Por isso, o influencer parceiro precisa ser um legitimador, alguém que possa endossar o trabalho da sua clínica, trazendo em sua vida características que possam ser associadas à mensagem que a empresa deseja passar.
Como monitorar e analisar os resultados das suas redes sociais?
Nas redes sociais, é possível determinar e acompanhar os resultados das suas postagens e campanhas. Não somente é possível, como é altamente necessário que o monitoramento seja feito, para que aos poucos a clínica possa ir ajustando os conteúdos até tornar-se referência para o público-alvo.
Alguns indicadores são: alcance, engajamento e número de seguidores. A princípio, isso não quer dizer que sua demanda irá aumentar de imediato, mas o que você faz a partir desses dados é que vai determinar o aumento efetivo de pacientes nas clínicas.
Vamos entender cada uma dessas métricas.
- Alcance: serve para identificar quantas pessoas estão recebendo cada conteúdo nas redes sociais ;
- Engajamento: essa métrica sempre será menor do que o número de visualizações do conteúdo. Isso porque ela está relacionada a quem curte, comenta, compartilha ou clica nas postagens;
- Seguidores: referem-se à quantidade de pessoas que possuem interesse em acompanhar as suas publicações. Podemos considerar esse dado como uma métrica de vaidade (aquelas que não oferecem resultado efetivo), já que ele não é usado como base para melhorar as suas estratégias de marketing digital. No entanto, é inegável que o número de seguidores pode ser um fator para atrair mais público para a página. Lembre-se: nem todos os seguidores recebem efetivamente os seus posts, portanto otimizar o conteúdo e gerar interação é fundamental para ser cada vez mais recomendado pela rede social.
Ao longo do texto, trouxemos muitas dicas e informações para que a sua clínica ou consultório se posicione melhor nas redes sociais, garantindo relevância no ambiente digital.
Cada rede social tem suas funcionalidades e aproveitá-las é garantir mais sucesso na divulgação da clínica.
Gostou desse conteúdo? Temos diversos outros artigos em nosso blog, com dicas de alta relevância para dentistas e consultórios, acesse.
Compartilhe esse texto!
*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.