Dá-se o nome de harmonização orofacial ao conjunto de procedimentos estéticos que pretendem equilibrar o aspecto do rosto e dentes para promover uma aparência mais equilibrada e harmoniosa.
Ouvimos falar muito sobre harmonização facial, mas desde que se incluiu os dentes nos procedimentos, o termo correto passou a ser harmonização orofacial. Dessa forma, através desses procedimentos, o rosto se torna mais simétrico e funcional.
Neste caso, procedimentos estéticos em relação à boca, maxilar e dentes podem trazer benefícios não apenas para a estética, mas também para outras questões relacionadas à saúde bucal, como controle do bruxismo.
Por isso, a harmonização orofacial vem ganhando espaço entre os dentistas e cirurgiões dentistas que vêem nesses procedimentos uma oportunidade para aumentar o leque de serviços oferecidos pelas clínicas.
Assim, se você ainda não está por dentro das técnicas de harmonização orofacial, continue lendo esse artigo que traremos tudo que você precisa saber. Boa leitura!
Leia mais: Dente de porcelana: Entenda o que é e suas vantagens
Como é a regulamentação da harmonização para dentistas?
Em 2019, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a harmonização orofacial como especialidade odontológica.
Isso porque todas as especificidades e requisitos para o exercício da função são atribuídos ao cirurgião dentista pelo fato de que esse profissional conhece toda a face.
Dessa forma, um especialista em odontologia é necessário para realizar esses procedimentos. Assim, há segurança e eficácia no tratamento.
Como é feita a harmonização orofacial?
Através de procedimentos e técnicas específicas, combinadas ou não, o cirurgião dentista corrige imperfeições na estética do rosto e do sorriso de homens e mulheres.
O primeiro passo do tratamento é uma avaliação completa das estruturas da face e da arcada dentária, associando essas informações às expectativas dos pacientes. Então, se utiliza fotografias e exames radiológicos nessa avaliação.
Técnicas de Harmonização Orofacial
Após entender exatamente a necessidade ou desejo do paciente e colher todas essas informações através dos exames de pré-tratamento, o cirurgião dentista, junto com o paciente, passam à fase de escolher os procedimentos.
Entre os tratamentos que podem ser contemplados na harmonização orofacial que são mais procurados estão os seguintes.
Toxina Botulínica
Primeiramente, é o famoso botox, uma das técnicas mais utilizadas para a harmonização orofacial.
Além da sua finalidade estética, a toxina botulínica traz benefícios para o tratamento do bruxismo, dores de cabeça e sorriso gengival.
O que ela faz basicamente é interromper o movimento do local onde se aplicou, preservando o rosto do aparecimento das linhas de expressão.
Tem grande eficácia na prevenção do aparecimento das marcas de expressão.
O sorriso gengival pode ser corrigido com o uso do botox porque, quando aplicado nos lábios, inibe a contração e diminui a área de gengiva que fica exposta quando a pessoa sorri.
Bichectomia
Em seguida, é um procedimento estético que pretende afinar e dar definição ao rosto, através da retirada das bolas de Bichat, que são glândulas de gordura que estão localizadas na região das bochechas.
É um procedimento realizado por anestesia local e não deixa cicatrizes.
Fios de sustentação
É um procedimento minimamente invasivo, que aplica fios tensores em locais da face, a fim de produzir um efeito de sustentação.
Esses fios são feitos com ácidos e materiais que são absorvidos pela pele e produzem uma regeneração do colágeno.
Então, a aplicação é feita através de agulhas e pode ser associada a outras terapias estéticas faciais como bioestimuladores de colágeno, para potencializar os resultados.
Os locais de aplicação mais frequentes e onde o procedimento tem bastante resultado são pescoço, papada, sobrancelhas e todo o contorno da face.
Preenchimento com ácido hialurônico
O ácido hialurônico é uma substância biocompatível com nosso organismo, que realmente preenche (por isso o nome procedimento) os sulcos que surgem na pele devido à flacidez.
Por conta disso, se indica para redução do bigode chinês, suavização das linhas e marcas em torno da boca e correção de assimetrias na face (contornos do rosto, mandíbula, nariz, maçãs do rosto e olheiras), desse modo, promovendo um equilíbrio maior nos traços.
Quem deve evitar a harmonização orofacial?
Se você está com a saúde em dia e deseja fazer a harmonização, é importante saber que vai precisar encontrar clínicas e profissionais bem requisitados e recomendados.
Isso porque será necessário fazer avaliações para fazer as indicações de tratamento corretas.
No entanto, para alguns casos não se recomenda os procedimentos:
- grávidas;
- lactantes
- pessoas com doenças autoimunes;
- pessoas em algum tipo de tratamento de saúde.
Sou dentista, como me especializar em harmonização orofacial?
Por fim, de acordo com o Conselho Federal de Odontologia (Res.198 de 29/01/2019), para atuar neste ramo, os dentistas precisam realizar cursos de especialização autorizados pelo Conselho ou pelo Ministério da Educação (MEC).
É importante ressaltar que os cursos de especialização reconhecidos são aqueles com carga horária mínima de 500 horas, distribuídas conforme especificações dos órgãos.
Além disso, os procedimentos de harmonização facial não são invasivos e nem requerem internação hospitalar, podendo ser realizados no consultório.
Ademais, investir na área de harmonização orofacial tornou- se uma ótima oportunidade para dentistas e cirurgiões dentistas.
Portanto, os procedimentos são bastante procurados e a possibilidade de rentabilizar a clínica é alta.
Na EAP Goiás temos a especialização de Harmonização Orofacial, venha conhecer!
Enfim, gostou de conhecer mais sobre as técnicas e possibilidades da harmonização orofacial?
Esperamos que esse artigo tenha esclarecido todas as suas dúvidas e se você gostou, compartilhe esse conteúdo.
*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.