Uma boa limpeza tem o poder de eliminar a sujidade aparente e promover uma higienização dos antígenos nos mais diversos tipos ambientes. E indo além, ela também ajuda na preservação dos materiais e na preservação da segurança do profissional, da equipe e do paciente. Dessa forma, a limpeza de materiais odontológicos é fundamental para qualquer profissional da odontologia.
O fato é que mesmo sendo tão necessária, a maneira como a limpeza é feita e a sua importância são assuntos pouco abordados nos períodos acadêmicos. O que ocasiona dúvidas nos profissionais durante a carreira.
Pensando em sanar as possíveis dúvidas e orientar equipe e profissional quanto maneira correta de limpeza dos materiais odontológicos, foi que decidimos criar o artigo abaixo. Portanto, leia com atenção.
(Reprodução/Freepix)
Como fazer manutenção e conservação dos instrumentais odontológicos?
Os instrumentais odontológicos são as ferramentas utilizadas pelo dentista para analisar e tratar os pacientes. Portanto, são elementos que estão em constante uso, o que justifica sua necessidade de correta manutenção, limpeza e armazenamento.
No próximo tópico abordaremos a fundo a limpeza dos equipamentos, ou seja, o que deve ser feito rotineiramente. Já aqui, abordamos os cuidados gerais para paradas mais longas, por exemplo, durante as férias ou feriados prolongados. Confira:
- Higienize todos os aparelhos;
- Retire os aparelhos eletrônicos das tomadas;
- Deixe sua cadeira na posição zero, cuidando para não existência de objetos sobre os estofados;
- Não deixe objetos sobre a bandeja do equipo. E caso o mesmo possua acessórios de mão, como, por exemplo, ultrassom e jato, retire os insertos e o bicarbonato do reservatório;
- Limpe o feixe do sugador ou desmonte-o;
- Desligue o registro de água do consultório;
- O refletor deve ficar desligado e voltado para baixo, o que contribui para o não empoeiramento da lente;
- Retire as brocas das peças de mão, limpe, esterilize e guarde em local apropriado.
Ressalta-se que Instrumentais requerem uma alta resistência mecânica para o funcionamento adequado. Então, são feitos de materiais caros e que sem as medidas corretas de conservação terão uma vida útil reduzida, o que afeta diretamente o orçamento do profissional e seu consultório.
Como fazer limpeza de materiais odontológicos?
Agora partindo para a correta limpeza das ferramentas utilizadas no dia a dia do profissional, fizemos um passo a passo detalhado, veja:
1- Desinfecção
Desinfecção em si, é um processo que elimina microrganismos patogênicos de seres inanimados, sem atingir necessariamente os esporos.
Para fazê-la, o profissional deverá utilizar uma cuba com escorredor interno, agente químico e água.
Com os equipamentos supracitados ao alcance, o profissional deverá diluir o agente químico na água que já está colocada na cuba.
Para correta utilização, deve-se ler o rotulo do produto, visto que nele conterá a quantidade certa do líquido para a água no recipiente.
Para finalizar, o profissional deverá colocar os equipamentos dentro da cupa, de forma que fiquem submersos pela substância supracitada durante o tempo indicado no rotulo produto para total ação.
2- Limpeza
A limpeza vem com o intuito de reduzir a matéria orgânica, a carga microbiana e outros contaminantes que possam estar presentes no equipamento após o seu uso.
Ela é primordial tanto para o alongamento da vida do útil, quanto para o funcionamento perfeito do equipamento.
O procedimento deve ser feito com uma pequena escova para retirada dos detritos. Utilizando-a, o profissional deve passa-la em movimentos unidirecionais sobre toda a superfície dos instrumentos, de forma leve e cuidando para não esquecer o cabo ou outras extremidades.
3- Enxágue
Após a limpeza, os equipamentos devem ser enxaguados de maneira cuidadosa utilizando água potável e corrente.
Pode-se aproveitar esse momento para observar se o trabalho da limpeza foi bem feito ou se ainda existe algum detrito presente no corpo do equipamento.
4- Secagem
Posteriormente a todo o processo de limpeza os instrumentais serão armazenados, e os mesmos devem estar completamente secos para tal.
Nessa etapa, o profissional deve secar um equipamento por vez utilizando um papel toalha. Deve-se observar o local onde os instrumentos secos estão sendo dispostos, cuidado com locais contaminados, sujos ou molhados.
5- Inspeção Visual
Os equipamentos utilizados entram em contato direto com os tecidos do paciente. Portanto, o profissional deverá mitigar qualquer erro que possa ter existindo em alguma das etapas.
Sendo assim, a inspeção visual deve ocorrer com o intuito de atestar a qualidade dos processos anteriores.
Neste caso, com os materiais dispostos em local limpo e corretamente iluminado, deve-se verificar de maneira minuciosa tanto a eficácia dos processos já feitos, quanto à integridade dos equipamentos.
Caso encontre alguma observação em determinada ferramenta, a mesma deve ser substituída ou repassada nos processos supracitados.
6- Embalagem Para Esterilização
A esterilização, processo que vem a seguir, é feita através do autoclave, um aparelho que utiliza de calor úmido sob pressão para tal processo.
E para passar pela maquina, os equipamentos precisam estar rigorosamente limpos, secos e acondicionados em pacotes.
Os pacotes supracitados deverão ser feitos de forma que permitam a passagem do vapor. Por isso, o mais recomendado é o papel grau cirúrgico.
Nessa etapa, é importante que utilize indicadores químicos no interior de cada pacote para avaliar a presença dos parâmetros críticos da esterilização a vapor.
Por exemplo, tempo, temperatura e a presença de vapor. Esses indicadores são fitas, que após a esterilização terão sua cor alterada, favorecendo a identificação do estado do equipamento.
7- Esterilização
A esterilização é um processo que elimina todos os microrganismos presentes, por exemplo, esporos, bactérias, fungos e protozoários.
Na Odontologia, o processo de esterilização indicado é por meio da autoclave. Portanto, seguindo as orientações e recomendações descritas no manual do equipamento, o profissional deve posicionar os envelopes de equipamento com parte plástica voltada para baixo.
Cuidando ainda, para não empilha-los e acabar impedindo a correta passagem do vapor utilizado na esterilização.
Também é importante mencionar que de acordo com as normas do Conselho Federal de Odontologia, toda unidade que ofereça serviços em odontologia é obrigada a ter uma Central de Esterilização.
Onde são realizados os procedimentos essenciais para garantir a descontaminação e a desinfecção dos instrumentos utilizados pelos cirurgiões-dentistas.
Você já sabia como fazer esse passo-a-passo? Me conte nos comentários!
*O texto acima não foi escrito por cirurgião dentista, portanto a EAP não se responsabiliza pelas informações, uma vez que não possuem caráter científico.