Nos últimos anos houve um crescimento enorme em áreas da saúde voltadas para estética e bem estar. Redes sociais, padrões de beleza e o fácil acesso à informação fizeram com que profissionais atualizados e que contribuíssem para o bem estar funcional e estético vissem um boom em suas atividades. Levando a novidades no tratamento ortodôntico.
Por interferir diretamente em fatores funcionais e estéticos, a ortodontia foi uma dessas áreas que viram um crescimento em seus atendimentos.
Os pacientes passaram a procurar o profissional não só para correção, mas, para melhora dos seus sorrisos. Portanto, o profissional preparado e atualizado sai na frente em relação a seus pares.
Pensando na importância da atualização do profissional ortodontista, trouxemos um artigo para ajuda-lo a se manter atualizado das necessidades do mercado. Então, leia com atenção.
Como o dentista se mantém atualizados das novidades?
Manter-se atualizado é um dos grandes desafios que profissionais enfrentam hoje. O fácil acesso à informação e cursos cada vez melhores elevaram o nível de profissionais no mercado e aceleraram o processo de aprendizado.
E pensando nisso, trouxemos algumas opções necessárias para se manter no topo desse mercado de trabalho tão competitivo, veja:
- Faça uma pós-graduação. Ela enriquecerá seu conhecimento e o tornará especialista em uma área. Dessa forma, você estará apto para agarrar um número maior de oportunidades;
- Faça um aperfeiçoamento. Dessa forma você terá uma atualização e um aprimoramento da área escolhida, possibilitando que você realize procedimentos únicos, com resultados que trazem um ótimo ganho a vida do paciente;
- Leia artigos. Diversas empresas mantêm blogs atualizados, com informações relevantes e necessárias para pacientes e profissionais. Portanto, fique sempre de olho em novas publicações;
- Participe de fóruns em empresas de ensino ou sites. Estar em contato com o maior número de pessoas do seu ramo te colocará a par do que vem acontecendo no mercado. Portanto, esteja sempre de olho em grupos focados no crescimento profissional.
Quais as novidades da ortodontia?
Trouxemos algumas novidades da ortodontia para que se mantenha dentro do mercado, veja:
Aparelhos estéticos e discretos
Mesmo tendo problemas ortodônticos, alguns pacientes optam por adiar ou não fazer o tratamento necessário devido ao dano estético que alguns enxergam ao usarem o aparelho tradicional.
Justamente pensando nesse publico, os aparelhos ortodônticos evoluíram a passos largos, chegando a ferramentas que traziam o mesmo resultado, mas, com características estéticas diferentes.
Dessa forma o paciente pode fazer o tratamento sem se preocupar com a beleza do seu sorriso.
Atualmente já existem alguns aparelhos considerados estéticos, com formas e cores que se encaixam melhor a preferência do paciente. Veja algumas das opções abaixo:
- Aparelho ortodôntico de porcelana;
- Aparelho ortodôntico de safira;
- Alinhadores invisíveis;
- Aparelho lingual.
Alinhadores transparentes
Alinhadores transparentes, também conhecidos como invisíveis ou estéticos, são um tipo de ferramenta alternativa ao tradicional tratamento ortodôntico com aparelho fixo.
Em suma, ele é uma espécie de placa fina cujo formato molda o movimento dos dentes gradativamente para posição desejada conforme é utilizado.
O aparelho é quase imperceptível, transparente e pode ser removido pelo próprio paciente.
Portanto, é uma opção que, de acordo com o problema ortodôntico apresentado pelo paciente, pode ser utilizado para trazer um resultado positivo, sem causar grandes impactos na vida do paciente.
Tratamento ortodôntico acelerado
Além do quesito estético, o fator tempo também é um agravante para o uso de aparelhos ortodônticos. Muitos pacientes deixam de usar, ou postergam o uso do aparelho devido o tempo que o tratamento demanda para levar o dente à posição correta.
E pensando no fator tempo, criou-se o Propel, um conjunto de técnicas que podem ser utilizadas para acelerar o processo de movimentação dos dentes.
Em suma, as técnicas se concentram em estimular uma resposta biológica do organismo do paciente.
Para isso, utiliza-se dispositivos para fazer micro-osteo perfurações (pequenos furos) que, junto com o aparelho fixo ou alinhadores.
Servirão para aumentar a taxa de movimentação dos dentes, acelerando o tratamento e chegando a um resultado positivo sem causar transtorno ao paciente por um longo período.
Uso de impressoras 3D
A impressora 3D é mais um avanço da tecnologia que beneficiou a ortodontia. Ela consiste em um aparelho que materializa objetos em três dimensões a partir de um modelo.
E graças a grande variedade de resina disponível no mercado, é possível que esses objetos sejam utilizados em diversas áreas.
No caso da ortodontia, por exemplo, a impressora 3D pode ser aproveitada em tratamentos como:
- Impressão de modelos para confecção de Alinhadores estéticos ortodônticos;
- Impressão de modelos para confecção de aparelhos ortodônticos diversos como: disjuntores, placas de levante, aparelhos de ancoragem como BTP, arco lingual etc;
- Impressão de guias para colagem indireta a partir de posicionamento de acessórios em software;
- Impressão de guias para cirurgia ortognática;
- Impressão de guias para instalação de dispositivos de ancoragem temporária(mini implantes ortodônticos)
Avanços em técnicas de ancoragem esquelética
A técnica de ancoragem esquelética consiste no uso de mini implantes colocados em paralelo ou entre as raízes dos dentes, para servirem como ponto de apoio para posterior movimentação de um ou mais dentes.
Ou seja, fazendo o uso de anestesia local, o ortodontista implanta um “mini parafuso”, que servirá como apoio para deslocamento do elemento ou segmento desejado.
Com o mini implante instalado, a força ortodôntica pode ser exercida sobre o local que necessita ser movimentado. Anulando reações indesejadas e contribuindo para um tratamento mais rápido e eficaz.
Ortodontia digital: Escaneamento intraoral e planejamento virtual
O scaner intraoral filma e digitaliza a arcada dentária do paciente, enviando essas imagens para o computador com um software. Em que é possível obter a reprodução exata da cavidade oral do paciente.
Dessa forma, é possível que profissional e paciente tenham total entendimento da situação em que se encontram, levando tanto a uma comunicação mais “limpa” entre paciente e dentista, quanto a um planejamento mais assertivo para a resolução do problema que o paciente possui.
Arcos não metálicos
Indicados para casos menos complexos e que demandam menos resistência do aparelho, os arcos não metálicos são transparentes e trazem um efeito estético mais bonito que o aparelho tradicional.
Portanto, a depender do caso, é uma ótima indicação ortodôntica.
Aparelho lingual
O aparelho lingual é uma estrutura ortodôntica colocada na parte de trás dos dentes para corrigir desvios no crescimento e no desenvolvimento da dentição.
Ele é indicado para tratamentos de pouca complexidade e duração, já que sua adaptação é mais complicada que os demais.
No entanto, é uma ótima opção para quem precisa corrigir algum problema ortodôntico, mas, não quer uma estética diferente.
Brackets autoligados
Como mais um avanço tecnológico da ortodontia, têm-se os brackets autoligados, uma opção de peça para aparelho que facilita a higienização e reduz o atrito, contribuindo para um tratamento mais eficiente.
As vantagens supracitadas se justificam no fato de que os brackets autoligados possuem um fecho na parte externa, permitindo que o fio ortodôntico seja fixado sem o uso de ligaduras metálicas e elásticas (as borrachinhas coloridas).
Portanto, essa é mais uma novidade que precisa ser apresentada ao paciente que precisará usar aparelho ortodôntico.
O que achou dessas novidades no tratamento ortodôntico? Quais outras você acha que deveriam estar nessa lista? Deixe nos comentários!
*O texto acima não foi escrito por cirurgião dentista, portanto a EAP não se responsabiliza pelas informações, uma vez que não possuem caráter científico.