Com um mercado altamente competitivo e inovador, os profissionais da odontologia que não continuam evoluindo academicamente no decorrer de suas carreiras, podem ficar para trás em relação a seus pares.
Portanto, o dentista que deseja se destacar durante toda a sua carreira, não apenas em certo período, deve estar em constante evolução.
Pensando em ajuda-lo na escalada e na manutenção de uma carreira de sucesso na odontologia, trouxemos um termo que merece ser conhecido, o Lifelong Learning. Uma prática nova, mas, que transformará seu comportamento frente a sua carreira.
Ressaltada a importância das palavras a seguir, leia com atenção.
O que é lifelong learning?
Em uma tradução literal, lifelong learning significa aprendizado ao longo da vida. No entanto, se aprofundando um pouco no tema é possível entender que há um significado maior por trás dessas duas palavras.
O lifelong learning compreende a educação como um processo contínuo de aquisição de conhecimentos e habilidades ocorrendo ao longo de toda a vida.
Ou seja, pela perspectiva do termo, esse processo de aprendizagem deve romper as barreiras das instituições, da idade e do nível social. Tornando-se assim, um processo perene de estímulo ao desenvolvimento profissional e pessoal do individuo ao longo de toda a vida.
Já trazendo a visão do lifelong learning ao mundo corporativo, o conceito incentiva uma cultura organizacional que valoriza o processo de aprendizado entre os colaboradores durante toda a carreira.
Portanto, estimula manutenção do auto nível profissional, com o individuo se mantendo em alto patamar de proatividade e competitividade frente ao mercado.
Quais são os benefícios do lifelong learning?
Ao resumir o lifelong learnig, é possível entender uma defesa da aprendizagem como um processo contínuo e que ultrapassa a jornada tradicional de graduação.
Então, cria-se um processo de desenvolvimento continuo para toda a vida que leva o individuo a contar com benefícios como:
- Estar competitivo frente ao mercado. Ou seja, como estamos falando de um aprimoramento constante, subentende-se que mesmo tendo concluído a graduação a um tempo considerável, o profissional se mantem atualizado e competitivo frente a seus pares;
- Desenvolver novas habilidades. O que corresponde a um avanço que vai desde a parte profissional ate a pessoal;
- Melhorar habilidades comportamentais, como por exemplo, a criatividade. Isso ocorre devido aos diversos estímulos que proporcionados pela aderência do lifelong learning;
- Dominar tecnologias novas. Isto é, diferente do profissional que aprende somente no período tradicional da graduação, o individuo que adota o lifelong learning se mantem atualizado sobre avanços que beneficiem seu trabalho e sua vida, em geral;
- Estar sempre exposto a novas oportunidades. Isso se explica na quantidade de conhecimento e networking adquirido com mudança de pensamento trazido pelo conceito.
Os 4 pilares do lifelong learning
Para colocar o lifelong learning em prática, é fundamental que primeiro você conheça seus quatro pilares. Portanto, confira:
Aprender a conhecer
A principal finalidade deste pilar é a aquisição de saberes. Mas não da forma tradicional, quando o individuo domina ou decora determinado conteúdo. Neste caso, você deve ter prazer no processo de conhecimento.
Utilizando o máximo de curiosidade, questionamento e reflexão para um pensamento crítico e construtivo de conhecimento. Dessa forma, você poderá se posicionar em diferentes contextos de determinado tema.
Segundo o site do SEBRAE, as seguintes dicas o ajudarão a desenvolver este pilar:
- Participação em jogos;
- Atualização constante;
- Viajar;
- Atividades de práticas científicas.
Aprender a fazer
Após adquirir o conhecimento teórico, é preciso que você o aplique na prática.
Sendo assim, seguindo este pilar o individuo precisará fortalecer quesitos como iniciativa, intuição, capacidade de resolução de conflitos e estabilidade emocional.
Aprimorando-os, você estará apto para resolver novos desafios e imprevistos.
Aprender a conviver
Este pilar faz referência à necessidade do ser humano em manter relações entre seus pares.
Indo um pouco além, o profissional que segue este passo compreende o próximo, estabelece vínculos e aprende por meio da convivência.
Ressalta-se que muitas pessoas sentem dificuldade em se relacionar e seguir este pilar.
Porém, ele é de grande valia para o profissional de qualquer ramo. Justamente por isso, trouxemos algumas formas de exercitar esses aspectos:
- Faça trabalhos colaborativos;
- Conviva e trabalhe independente da divergência de ideias;
- Pratique esportes em grupo;
- Desenvolva sua empatia.
Aprender a ser
Neste pilar, há um enfoque maior ao desenvolvimento do potencial do individuo. Visto que, assim ele poderá agir com cada vez mais autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal.
Visando desenvolver seu potencial, você deve formar uma auto responsabilidade sobre seu aprendizado. Buscando desenvolver qualidades como:
- Sensibilidade;
- Raciocínio;
- Pensamento autônomo e crítico;
- Criatividade;
- Capacidades físicas e comunicativas.
Como o lifelong learning pode ser aplicado pela educação formal?
Conforme foi mencionado, o lifelong learning vai além da graduação. Ele é o investimento constante em você.
Então, ao olhar para sua carreira, o profissional que faz o uso dessa técnica buscará investir em novos conhecimentos que posteriormente agregarão para o seu crescimento.
Inclusive, muitos desses conhecimentos, podem ser adquiridos na educação formal quando a pessoa decide cursar programas como:
- Pós-graduação;
- Segunda graduação;
- Cursos livres;
- Cursos profissionalizantes.
Como o lifelong learning pode ser colocado na sua rotina?
Lendo até aqui você pôde identificar os benefícios e conceitos em torno do lifelong learning. No entanto, é possível encontre dificuldade em incorporar a prática na sua rotina.
Dito isso, trouxemos três passos a serem seguidos para facilitar esse processo:
- Reflita suas necessidades e interesses. Ou seja, pense no que você deseja e reflita quais conhecimentos são mais necessários para si. Dessa forma, você estará mais motivado e interessado no aprendizado;
- Organize sua rotina. Uma vez que o desenvolvimento constante toma tempo, é ideal que você encontre um espaço na agenda para encaixar seus estudos. Portanto, insira a prática de forma gradativa e constante no seu dia a dia;
- Utilize todas as formas possíveis para obter conhecimento. Isto é, utilize recursos como: livros, cursos livres, plataformas de vídeo e até redes sociais, tudo que estiver ao seu alcance e que possa trazer conhecimento;
O que achou dessas informações? Me conta nos comentários!
Referências:
https://unileao.edu.br/blog-pos-graduacao/o-que-e-lifelong-learning/
https://fia.com.br/blog/lifelong-learning-conceito-objetivos-pilares-e-vantagens/
https://www.sebrae-sc.com.br/blog/o-que-e-lifelong-learning
https://www.zendesk.com.br/blog/lifelong-learning-o-que-e/
*O texto acima não foi escrito por cirurgião dentista, portanto a EAP não se responsabiliza pelas informações, uma vez que não possuem caráter científico.