24 fev 2023
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Odontologia Humanizada: Entenda a Importância para os Pacientes

dentista rindo com a paciente||dentista escutando os problemas do paciente|paciente no dentista||consultório de dentista com paciente na cadeira||||

Um conceito feito de pequenos e simples atos, mas, que modifica a forma como um consultório ou profissional são vistos. A odontologia humanizada tem o poder de aumentar tanto a clientela em si, quanto à satisfação que esses clientes terão ao fim de uma consulta.

Portanto, é importante que saiba tudo sobre esse conceito que pode melhorar a vida dos pacientes e fazer a agenda de qualquer profissional crescer rapidamente com pouco esforço.

Na foto tem a aluna da EAP Goiás e sua paciente.
A odontologia humanizada é uma prática em constante evolução, sempre buscando oferecer o melhor cuidado possível aos pacientes. Na foto tem a aluna da EAP Goiás e sua paciente.

O que é odontologia humanizada?

A odontologia humanizada pode ser compreendida como uma abordagem que vai um pouco além da tradicional.

Isto é, além de atender o paciente pensando apenas na resolução do problema que ele traz consigo, o profissional se aproxima do mesmo, deixando-o a vontade e confiante de que ele está em um ambiente feito para melhorar o seu bem estar.

Importante ressaltar que caso este seja seu primeiro contato com o tema, pode parecer um pouco “demais”, como muitos diriam. Mas, é justamente esse tipo de tratamento que vai diferenciar um consultório entre todos os demais.

Qual a importância odontologia humanizada?

Para que entenda a aplicabilidade e a importância da odontologia humanizada, acompanhe a seguinte linha de raciocínio:

  • Fato 1: não é segredo que grande parte da população não vai ao dentista rotineiramente. Normalmente o profissional só é procurado quando realmente já há um problema com o paciente.
  • Fato 2: fazer algo porque precisa, provavelmente já deixa o paciente com o humor mais baixo e mais susceptível a irritações e insatisfações.
  • Fato 3: a odontologia humanizada vai propiciar um ambiente mais acolhedor, que “desarme” o paciente, mostrando-lhe que aquele é um ambiente que ele vai torna-lo melhor do que antes.

Essa diferenciação de tratamento, fazer além do que é esperado, já coloca a clínica e o profissional em extrema vantagem nesse mercado tão competitivo que é a odontologia.

Mesmo que pareça uma tarefa complicada e dispendiosa, a odontologia humanizada é composta de pequenos atos, cuja grande maioria não demanda nem mesmo investimento de capital.

paciente no dentista
A odontologia humanizada reconhece a importância da qualidade de vida e do bem-estar emocional dos pacientes.

Como ter uma clínica odontológica mais humanizada?

Como toda mudança aparenta ser no primeiro contato, tornar sua clínica odontológica mais humanizada não será uma tarefa tão fácil, principalmente se você tiver uma equipe grande.

No entanto, com treinamento e a paciência de executar diariamente boas práticas você transforará o ambiente.

E para facilitar a adesão desse conceito, trouxemos algumas dicas de mudanças que farão toda a diferença dentro da sua clínica, confira:

Desde o agendamento da consulta

A odontologia humanizada começa antes mesmo da consulta em si, já no agendamento.

Então, invista em treinamento para sua equipe e, se possível, na criação de um roteiro de atendimento.

O roteiro deixará seus funcionários mais ágeis e prontos para responder qualquer dúvida do cliente.

Inclusive, opte por um roteiro que liste todas as opções de tratamento que a clínica oferece, visto que, assim, o cliente sentirá que está totalmente amparado para resolução do seu problema.

Importante mencionar que o roteiro deve ser maleável o bastante para ser o mais personalizado possível, uma vez que o simples fato de chamar o cliente pelo nome já transmite a sensação de proximidade, portanto, caracteriza um atendimento humanizado.

Além do roteiro, faça uma otimização do tempo já no agendamento. Para tal, mensure o tempo gasto em cada procedimento e monte a agenda conforme esse tempo.

O simples fato de agendar sem utilizar tempos genéricos de consulta economizará tanto tempo do profissional e do cliente, quanto o espaço na recepção, uma vez que o paciente ficará pouco tempo esperando.

consultório de dentista com paciente na cadeira
A empatia é um elemento essencial da odontologia humanizada.

Atendimento na recepção

A recepção é o cartão de visita, a primeira vista do paciente. Portanto, ela deverá ser composta de profissionais bem treinados e dispostos a prestar um bom atendimento.

No treinamento das pessoas que trabalharão nesse setor, instrua sobre a apresentação pessoal, a educação e sobre eventuais dúvidas que qualquer paciente possa ter.

Esse treinamento, deixará a equipe ágil e pronta para tornar a estada do cliente o mais confortável possível.

É importante lembrar que o paciente que espera na sala de recepção normalmente está apreensivo pelo procedimento que irá passar.

Portanto, se possível, além da educação e da agilidade, invista em algo mais para ser oferecido ao cliente enquanto espera, por exemplo, biscoito ou café.

dentista mostrando raio-x para paciente
Todas as etapas do atendimento (pré, durante e pós) contribuem para a humanização do tratamento.

Chamar paciente sempre pelo nome

O fato de chamar o paciente pelo nome dá a impressão de um tratamento especial.

De certa forma, ao ouvir apenas “próximo” ao invés do próprio nome, o paciente pode se sentir apenas mais um número.

Quando na realidade não é a impressão que você quer passar.

Portanto, é ideal que tenha um sistema com fácil acesso à ficha cadastral do cliente, de forma que o mesmo seja sempre chamado pelo nome.

Na imagem, alunas da EAP Goiás realizando tratamento em paciente.
A odontologia humanizada coloca o paciente no centro do cuidado dentário. Na imagem, alunas da EAP Goiás realizando tratamento em paciente.

Explicar como funcionam os procedimentos

Uma das principais objeções que o paciente tem antes de fazer um procedimento é o risco que ele incorrerá se optar por fazer em sua clínica.

Uma explicação bem feita tirará todas as dúvidas e receios que o paciente possa ter.

Mesmo que de forma intuitiva, ao ouvir do profissional todas as etapas detalhadas do procedimento, o cliente terá confiança de que aquele dentista sabe o que está falando e está pronto para realizar o procedimento da melhor forma.

Na imagem, Aluno da EAP Goiás explicando para o paciente.
A relação de confiança entre dentista e paciente é fundamental para uma odontologia humanizada. Na imagem, Aluno da EAP Goiás explicando para o paciente.

Escutar atentamente às queixas do paciente

Cada paciente tem suas queixas e receios de forma particular. Ao sentir que o profissional a sua frente dedica um tempo para sanar dúvidas e dialogar, o paciente sente plena confiança de que o profissional também dedicará um tempo único para seu procedimento.

E vale dizer que o contrário também é verdadeiro, quando o paciente sente que esta sendo atendido “às pressas”, instintivamente ele acaba por imaginar que seu procedimento também será feito daquela forma.

Portanto, é importante que o profissional dedique um tempo para ouvir cada paciente.

Mesmo que consiga atender menos pessoas, o paciente que for atendido aceitará pagar mais pelo atendimento personalizado.

dentista escutando as queixas de dor de dente do paciente e anotando
A escuta ativa é uma técnica importante da odontologia humanizada.

Estar à disposição na etapa pós consulta

Ainda que o paciente vá embora, é possível que sobrem dúvidas ou pendencias para o paciente, principalmente após procedimentos complexos.

Portanto, mantenha um acompanhamento, faça pesquisa de satisfação e esteja pronto para tirar eventuais dúvidas.

O contato pós consulta, fora do ambiente profissional, mesmo que via plataforma digital dá uma sensação maior de proximidade.

Seguindo o aumento de proximidade, há também um aumento na propaganda orgânica, ou seja, o famoso boca a boca.

Imagem do consultório odontológico com cadeiras de estofado roxo
A abordagem humanizada da odontologia incentiva a prevenção e o autocuidado.

Você já conhecia sobre odontologia humanizada? Me conta nos comentários!

E se você está buscando cursos de pós-graduação em odontologia, saiba que a EAP Goiás oferece várias opções e para melhorar, tem sim um sistema bem humanizado.

 

*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.

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