09 jun 2023
EAPGOIAS, Fique Sabendo

O que é odontologia minimamente invasiva?

dentista segurando de luvas azuis com molde de boca com aparelho

Uma técnica que beneficia tanto o profissional quanto o paciente, a odontologia minimamente invasiva vem mudando a forma como tratamentos e procedimentos odontológicos são feitos. Portanto, confira o artigo e esteja por dentro dessa tecnologia que ajudará você, seja profissional ou paciente.

homem no dentista sendo atendido
A odontologia minimamente invasiva busca preservar ao máximo a estrutura dental saudável, minimizando a remoção desnecessária de tecido dental. (Reprodução/Freepik)

O que é odontologia minimamente invasiva?

Em suma, a odontologia minimamente invasiva é a busca máxima da preservação da estrutura dental. Dessa forma, o profissional irá esgotar todas as alternativas menos invasivas, antes de partir para um procedimento mais complexo.

Ou seja, lançando mão de toda a tecnologia disponível e de cuidados mais simples, o dentista buscará sempre optar por tratamentos menos invasivos, antes de partir para um procedimento mais invasivo e que cause mais danos ao corpo e ao psicológico do paciente.

Com essa técnica, o dentista conseguirá ver um aumento substancial na satisfação e na saúde do paciente, visto que, ela engloba fatores como:

Preservação da estrutura dental natural

Com os rápidos avanços tecnológicos, diversos materiais foram adicionados ao tratamento ou substituição dos dentes e seus tecidos.

No entanto, ao manter a estrutura natural dos dentes, o profissional propícia uma melhor qualidade de vida por um prazo maior.

Dessa forma, é de suma importância que os tratamentos sejam feitos de maneira menos invasiva possível.

molde de dois dentes para explicações no dentista
A abordagem da odontologia minimamente invasiva prioriza o tratamento de problemas dentais de forma conservadora, evitando procedimentos invasivos sempre que possível.

Abordagem preventiva como base do tratamento

A conscientização e a educação do paciente sobre a manutenção da saúde bucal também são fatores que pertencem à odontologia minimamente invasiva.

Isso se justifica no fato de que muitos problemas e procedimentos complexos de correção poderiam ser evitados com a simples higiene oral adequada.

Portanto, cabe ao profissional orientar o paciente tanto sobre a correta higiene quanto sobre a circunstância que o profissional deverá ser procurado.

Uma vez que o paciente não deve recorrer ao dentista somente nos momentos de emergência ou dor, mas sim, constantemente para avaliações e procedimentos de rotina.

dentista e auxiliar atendendo mulher
A utilização de técnicas minimamente invasivas na odontologia permite preservar a integridade dos dentes, resultando em tratamentos mais eficientes e menos desconfortáveis para o paciente.

Personalização do cuidado odontológico

A odontologia minimamente invasiva entende o caso do paciente como único.

Portanto, o profissional deve conhecer todos os detalhes e planejar o tratamento do paciente de tal forma que seja o mais efetivo possível, sem correr riscos inapropriados ou fazer procedimentos mais invasivos do que o necessário para sanar o problema.

dentista atendendo paciente
A odontologia minimamente invasiva se baseia em diagnósticos precisos e intervenções específicas, personalizadas de acordo com as necessidades de cada paciente.

Benefícios da odontologia minimamente invasiva

Como já foi mencionado, a odontologia minimamente invasiva é uma prática benéfica tanto para paciente quanto para profissional. Veja alguns dos benefícios abaixo:

  • Profissional mais preparado. Como há um planejamento e uma conscientização em torno do caso de cada paciente, o profissional encontra menos imprevistos e se prepara melhor;
  • Procedimento sob medida. Já que há um planejamento com antecedência, o profissional consegue oferecer um tratamento condizente com o  caso particular de cada paciente;
  • Menos desconforto. Como haverá conscientização, planejamento e menos necessidade de procedimentos invasivos, o paciente demandará menos procedimentos que trazem dor e desconforto ao paciente;
  • Preservação dos tecidos e dentes. Uma vez que haverá menos procedimentos invasivos, também haverá menos tecidos e dentes naturais sendo perdidos;
  • Pacientes bem educados quanto à prevenção e cuidados necessários para manutenção da saúde bucal.
dentista de luva segurando aparelho de contenção transparente
A utilização de materiais modernos e tecnologias avançadas na odontologia minimamente invasiva possibilita restaurações dentais mais conservadoras e duradouras.

Procedimentos minimamente invasivos

Veja abaixo alguns dos procedimentos feitos na odontologia minimamente invasiva:

Tratamento conservador de lesões de cárie

Segundo a Revista Eletrônica Acervo Saúde, as terapêuticas não invasivas buscam reduzir a atividade de cárie com o controle do biofilme e aplicação de flúor, quando o substrato dentário ainda se encontra em atividade inicial de cárie,.

Enquanto que, nos casos em que a lesão cariosa já estiver estabelecida, recomenda-se optar por tratamentos minimamente invasivos ou também micro invasivos, que vão desde a aplicação de selantes até a infiltração de materiais restauradores, construindo uma barreira mecânica para os agentes cariogênicos e impedindo a evolução da doença.

Restaurações adesivas

Mais fácil e mais barato que os outros tipos, a restauração adesiva é utilizada para reparar um dente com cárie, lascado, fraturado ou pigmentado.

Ela é uma solução simples, que pode ser colocada em apenas uma consulta, sem demandar muito tempo ou trazer transtornos ao paciente.

Facetas de resina e lentes de contato dental

As facetas de resina ou as lentes de contato dental são duas ferramentas que podem trazer uma melhora substancial ao sorriso do paciente.

Elas são indicadas em casos mais simples de correção, por exemplo, de manchas, fraturas, assimetrias, dentes muito curtos e outros mais.

Portanto, são mais alternativas a serem oferecidas ao paciente que está descontente com seu sorriso.

dentista testando as lentes de contato dental
A prevenção é um pilar importante da odontologia minimamente invasiva, enfatizando a importância de hábitos saudáveis e cuidados regulares para evitar problemas bucais mais graves. (Reprodução/Pexels)

Clareamento dental minimamente invasivo

Para pacientes que possuem manchas ou dentes razoavelmente escuros, e se sentem desconfortáveis com tal fato, é possível realizar o clareamento minimamente invasivo.

O que se resume a utilização de uma moldeira, ou na aplicação de gel clareador em um consultório especializado.

Ferramentas e tecnologias na odontologia minimamente invasiva

Para exercer uma odontologia minimamente invasiva e mais eficiente, o profissional deve lançar mão do máximo de tecnologia que estiver ao seu alcance. Portanto, trouxemos alguns dos equipamentos mais utilizados pelos profissionais que aderiram à técnica, veja:

Fotografia e documentação digital

A fotografia é fundamental para documentar os procedimentos de cada caso, efetivar a educação dos pacientes e realizar investigações clínicas.

Portanto, ela contribui tanto para o entendimento do paciente sobre o procedimento que está prestes a fazer, quanto para o estudo do profissional sobre o caso que ele tem em mãos, sendo um material de primeira necessidade na odontologia moderna.

Já a documentação digital, facilita no arquivamento, na posterior pesquisa e até na resolução de novos casos. Então é necessário que cada consultório possua sua documentação. 

Radiografia digital e tomografia computadorizada

Ambas as tecnologias darão ao profissional uma visão mais profunda do caso que está a sua frente.

Contribuindo para uma maior consciência situacional, um planejamento mais efetivo e um tratamento menos invasivo do que o necessário.

raio-x da arcada dentária em tablet
A abordagem minimamente invasiva na odontologia contribui para a sustentabilidade, ao reduzir a quantidade de resíduos gerados e o consumo de recursos durante os procedimentos. (Reprodução/Green Tree Dental)

Laser H3- Sistemas de imagem intraoral

Também contribuindo para uma melhor consciência situacional, o sistema de imagem intraoral tira dúvidas e da mais clareza ao profissional. Então, ajuda na resolução mais rápida e no impedimento de procedimentos desnecessários.

CAD/CAM na confecção de restaurações dentárias

Essa tecnologia tem como objetivo a simplificação na produção de estruturas protéticas, otimização do tempo de trabalho e a produção de estruturas com alto padrão de qualidade e estética.

Ou seja, é mais uma ferramenta que beneficia dentista e paciente, contribuindo para uma odontologia menos invasiva e mais efetiva.

aparelhos CAD/CAM
A odontologia minimamente invasiva está em constante evolução, buscando oferecer aos pacientes opções de tratamento cada vez mais conservadoras e eficazes. (Reprodução/Clínica Dentária DR. Flávio)

Você já conhecia sobre a odontologia minimamente invasiva? Pretende utilizar essas técnicas? Me conta nos comentários!

*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.

Receba novidades
por e-mail

plugins premium WordPress

Solicite contato

Deixe seu nome e telefone no formulário abaixo, em breve receberá uma ligação de nossa equipe.