Imprimir Imprimir

Tendências de mercado

6-maio-2024
WRO_1660

Prótese Dentária - 20ª Turma

Coordenação:

Dr. Renato de Freitas
CROGO 9236
13-maio-2024
IMG_8897 (1)

Implantodontia - 18ª Turma

Coordenação:

Dr. Cleuber Alves Oliveira
16-maio-2024
WRO_0050

Reabilitação Estética Avançada - 45ª ...

Coordenação:

Dra. Maria Beatriz
CROGO 1429
17-maio-2024
WRO_5651

Prótese Sobre Implantes 13ª Turma

Coordenação:

Dra. Adna Alves Rocha
CROGO 2891
17-jun-2024
WRO_3823

Proteína Botulínica na Odontologia - ...

Coordenação:

Dr. Alan Fernando Panarello
CROGO 6157
3-jul-2024
WRO_3823

Harmonização Orofacial 9ª Turma

Coordenação:

Dr. Alan Fernando Panarello
CROGO 6157
15-jul-2024
IMG_8914

Resinas em dentes posteriores: direta...

Coordenação:

Dra. Monique Bernardes
CROGO 11659
29-jul-2024
WRO_2085

Laminados Cerâmicos - 9ª Turma

Coordenação:

Dra. Maria Beatriz Rodrigue...
CROGO 1429
16-set-2024
WRO_2076

Resinas em dentes anteriores - direta...

Coordenação:

Dr. Fernando Fialho
CROGO 4368
14-out-2024
WRO_2085

Dentística - 17ª Turma

Coordenação:

Dra. Maria Beatriz Rodrigue...
CROGO 1429

Tendências de Mercado em Odontologia: Quais áreas estão em evidência?

Segundo os dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil possui uma das maiores médias de dentistas disponíveis por pessoa no mundo.

Em números mais concretos, um em cada cinco profissionais no mundo são brasileiros.

Ou seja, falamos de um mercado que é altamente competitivo, e que por isso, demanda uma expertise a mais para o profissional que deseja se destacar intelectualmente e financeiramente.

Pensando em maneiras de colocar nosso leitor a frente dos demais no mercado odontológico brasileiro, trouxemos abaixo as áreas em crescimento, seus conceitos e atual situação.

Portanto, caso esteja pensando em fazer uma especialização, aperfeiçoamento ou precisando crescer dentro do mercado, leia com atenção.

aula na EAP Goiás, mulher segurando imagem na mão
Aula da EAP Goiás.

Como está o mercado de trabalho em odontologia?

Como citamos anteriormente, a mercado de trabalho da odontologia propõe um ambiente competitivo para os profissionais.

No entanto, diferente do que possa ter imaginado ao ver os números supracitados, a odontologia é uma das profissões com índice de desemprego mais baixos.

Segundo o Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a odontologia ocupa o segundo lugar em um ranking das profissões mais vantajosas.

A pesquisa levou em conta fatores como: a jornada de trabalho, a facilidade em conseguir emprego, cobertura previdenciária e o salário.

Destaca-se ainda que  a taxa de profissionais empregados na profissão é de 96,22%, o que representa um alto número de profissionais atuando na área.

Portanto, podemos dizer que é uma profissão altamente empregável e com altos níveis de satisfação.

Ressalta-se ainda que com mais 15 áreas de especialização e avanços constantes na quantidade de procedimentos, a odontologia pode oferecer uma forma e um mercado de trabalho diferente para cada profissional.

Como a pós-graduação ajuda na carreira?

A pós-graduação confere conhecimento técnico profundo a um profissional em determinada área.

Dessa forma, o dentista que escolhe se especializar tem a potencialização da qualificação adquirida durante o curso de odontologia.

Ou seja, o dentista que escolhe se especializar fazendo uma pós-graduação conseguirá ver vantagens como:

  • Aumento na remuneração. Ao decidir se especializar, o dentista se torna um profissional com visão aprofundada em determinada área, levando a maiores salários e mais ofertas de emprego;
  • Melhora na qualidade de vida. Compreendendo mais de 15 especialidades, a odontologia permite que o profissional se aprofunde na área que se sente mais confortável, levando a uma melhora significativa na satisfação e na confiança do profissional;
  • Atualização profissional. Com a odontologia avançando rapidamente, é importante que o profissional esteja sempre por dentro de práticas e procedimentos que possam beneficiar a si próprio ou ao seu paciente;
  • Ampliação de networking. Em contato com profissionais já experientes na área que deseja atuar e com colegas que posteriormente poderão auxilia-lo, o dentista que faz pós graduação poderá adquirir uma rede valiosa de amizades profissionais.

vários moldes de bocas em cima de uma mesa para os alunos poderem testar
Imagem de aula da EAP Goiás.

Quais áreas da odontologia estão em alta?

Buscando orientá-lo sobre algumas especialidades que estão em alta na odontologia e podem representar um grande avanço no seu conhecimento, as listamos logo abaixo:

Dentística

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), mercado da estética no Brasil cresceu mais de 560% no país em 2021.

O que representa um grande público para essa especialidade, já que ela atua no segmento de restauração, melhora da estética dentária, devolução da função mastigatória, e a reabilitação de dentes comprometidos por cáries, fraturas, desgastes e outros.

Ao fazer o curso de dentística na EAP Goiás, o aluno abordará em profundidade planejamento clínico analógico e digital, fotografia, workflow do tratamento desde o mais simples aos mais complexos casos.

Dessa forma, o profissional estará apto para dar o melhor tratamento a um público exigente como é o da especialidade.

Harmonização Orofacial

Também intimamente ligada a estética, a especialidade de harmonização orofacial permite ao profissional realizar um conjunto de procedimentos na região orofacial e estruturas relacionadas anexas e afins, com a finalidade de equilibrar a estética e função da face.

Então, trata-se de uma especialidade a qual o profissional tem um impacto profundo e direto na vida do paciente, trazendo mais visibilidade e trabalhos para si.

Dentista mostrando resultado para paciente pelo espelho
Para quem gosta da área da estética, é um ótimo caminho a seguir! (Imagem da EAP Goiás)

Prótese Dentária

Ao escolher a  prótese dentaria como especialidade, e cursá-la na EAP Goiás, o dentista fica preparado para um contexto de odontologia multidisciplinar.

Vai desde a excelência no planejamento até a execução de casos clínicos para todos os tipos de prótese: próteses implanto-suportadas, totais, parciais removíveis e fixas.

Ou seja, é uma especialidade que tem o poder de transformar não só esteticamente a boca do paciente, mas também funcionalmente.

Implantodontia

O dentista que cursa Implantodontia em uma instituição de ensino capacitada pode se tornar um especialista completo em prótese e implante.

O estudante terá discussão de casos clínicos e execução das técnicas cirúrgicas como, implantes dentários com carga imediata, implantes dentários atraumáticos, cirurgias avançadas com enxertos autógenos e biomateriais para regeneração de defeitos ósseos e gengivais, e técnicas cirúrgicas peri-implantares.

Dessa forma, o profissional se torna um especialista em transformar as qualidades funcionais do sorriso do paciente.

Aluna da EAP Goiás atendendo paciente e realizando procedimentos odontológicos
A implantodontia sempre é necessária, por isso, uma área promissora. (Imagem da EAP Goiás)

Ortodontia

Na pós-graduação de ortodontia o profissional desenvolve o raciocínio para o planejamento e aplicação dos princípios avançados da biomecânica na ortodontia, na ortopedia e nas Disfunções têmporo-mandibulares.

Sendo assim, se torna um profissional apto para dirigir casos complexos em crianças, adolescentes e adultos, agregando diversas estratégias que possam corrigir o posicionamento dos dentes e ossos maxilares.

Odontopediatria

No curso de odontopediatria o profissional aprende sobre técnicas e abordagens que vão desde o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle das doenças da boca de um público demasiado diferente das demais especialidades,

Visto que inclui a saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes.

Portanto, o dentista se torna um profissional único e pronto para atender a um público especial.

Dentista apontando para raio-x na parede e explicando, enquanto a aluna olha e presta atenção, elas estão no consultório escola da EAP.
Quanto mais cedo alguém começa a frequentar o dentista melhor. E trabalhar nessa área da infância tem esse papel de construir desde cedo a importância da saúde bucal. (Imagem da EAP Goiás)

Endodontia

Capacitados para tratar problemas internos dos dentes, o endodontista aprende a resolver particularidades dos planejamentos endodônticos com base nas evidências cientificas, rapidez e segurança.

Dessa forma, trata-se de um profissional que trata lesões e doenças da polpa e da raiz do dente, estando diretamente ligado ao conforto, funcionalidade e beleza do sorriso do paciente.

Por que fazer cursos de tendências de mercado na EAP Goiás?

É fato que como um profissional que influencia diretamente na qualidade de vida das pessoas e está exposto a um mercado competitivo, o dentista precisa estar completamente seguro dos procedimentos e práticas que adotará durante a carreira.

Portanto, a escolha da instituição de ensino precisa ser cuidadosamente pensada e escolhida.

Nesse sentido, a EAP Goiás tem toda condição para fazer diferença na vida do profissional.

Ela é reconhecida pelo CFO (Conselho Federal de Odontologia), conta com 40 anos de experiência  e tem mais de 18 mil dentistas já formados.

Portanto, tem uma base de ensino testada, que prepara o dentista para atuação no mercado de forma segura e confiante, dando aos pacientes dos mesmos, um tratamento com práticas atualizadas e bem feitas.

alunas da pós graduação da EAP Goiás em aula prática
Alunas e funcionárias da EAP Goiás em aula prática.

*O texto acima não foi escrito por cirurgião dentista, portanto a EAP não se responsabiliza pelas informações, uma vez que não possuem caráter científico.

plugins premium WordPress

Solicite contato

Deixe seu nome e telefone no formulário abaixo, em breve receberá uma ligação de nossa equipe.