02 fev 2023
Fique Sabendo

Pós-Graduação EAD ou Presencial: Qual melhor para você?

dentista no consultório||||||||

A escolha entre uma pós-graduação EAD ou Presencial depende das necessidades e objetivos individuais de cada pessoa.

A pós-graduação EAD pode ser uma boa opção para aqueles que não podem se deslocar para uma Instituição de ensino, ou que precisam de flexibilidade para conciliar estudos com outras responsabilidades, como trabalho ou família.

Além disso, os cursos EAD geralmente são mais acessíveis financeiramente.

O importante é avaliar suas necessidades, objetivos e possibilidades antes de tomar a decisão.

Veja abaixo as principais características da pós-graduação EAD e Presencial. Acompanhe!

estudante de dentista em pé em um consultório
Cada tipo de método tem suas próprias vantagens e desvantagens. (Reprodução/Freepik)

Qual a diferença entre fazer pós-graduação online e presencial?

A principal diferença entre fazer uma pós-graduação online e presencial é a forma como as aulas são ministradas.

Em uma pós-graduação presencial, as aulas acontecem em um ambiente físico, como uma sala de aula, e os alunos precisam estar presentes no local para participar.

Já em uma pós-graduação online, as aulas são ministradas virtualmente, geralmente através de vídeo aulas e plataformas de ensino.

Os alunos podem assistir às aulas de qualquer lugar.

Além disso, as pós-graduações online podem ter um ritmo mais flexível, permitindo que os alunos estudem em seu próprio tempo.

estudante assistindo aula pelo computador
Depende do seu estilo de vida, mas também do curso que você vai fazer, pois nem todos podem ser EAD. (Reprodução/Unsplash)

Vantagens e Desvantagens da Pós-Graduação EAD

Fazer uma pós graduação EAD   permite que os alunos estudem em seu próprio tempo, sem a necessidade de se deslocar para uma instituição de ensino.

Isso pode ser uma vantagem para quem trabalha ou tem outros compromissos e não pode frequentar aulas presenciais.

Outra vantagem desse tipo de  especialização é a acessibilidade.

O ensino à distância permite mais opções de estudo para pessoas que vivem em regiões remotas ou para quem tem dificuldade de deslocamento.

Além disso, apresenta  baixo custo, a pós-graduação EAD em relação às presenciais, devido à redução de despesas com infraestrutura e deslocamento.

Também contam  com acesso a materiais de estudos como e-book, vídeos e apostilas.

No entanto, a Pós-Graduação EAD tem algumas desvantagens, como  a falta de interação com outros alunos e profissionais e a possibilidade de networking.

Também não há contato direto com professores, o que pode dificultar a solucionar dúvidas e a realização de trabalhos em grupo.

Outro problema dessa modalidade é a falta  de certificação, pois algumas Instituições  não reconhecem essa pós-graduação, o que dificulta a obtenção de certificações.

estudante anotando coisas no caderno enquanto assiste aula pelo computador
Lembre de checar se a instituição possui verificação do MEC. (Reprodução/Unsplash)

Vantagens e Desvantagens da Pós-Graduação Presencial

A Pós Graduação Presencial proporciona vantagens e desvantagens.

Entre elas a maior interação social com professores e colegas, o que pode ser enriquecedor para a formação do aluno.

Também promove maior contato direto com professores e permite esclarecer dúvidas e o acompanhamento do progresso do aluno.

O ambiente presencial possui uma infraestrutura adequada  com biblioteca, laboratórios e salas  de aula.

Além disso, a maioria das Instituições de ensino já reconhecem a pós-graduação presencial, porque facilita a obtenção das certificações e o acesso a  oportunidades profissionais.

No entanto, realizar uma pós-graduação presencial tem a necessidade de se deslocar até  a Instituição de ensino, e pode apresentar dificuldades para aqueles que vivem em regiões remotas e dificuldade de deslocamento.

A pós-graduação também tem aulas presenciais, que geralmente tem horários fixos, o que pode impedir os compromissos pessoais e de trabalho.

E o custo, pois costumam ser mais caras do que a EAD.

paciente-modelo e aluno da EAP Goiás
Pós Graduação de Odontologia Presencial na EAP Goiás

Como é a interação dos alunos e dos professores em cada um?

É importante lembrar que a interação em EAD é diferente da interação presencial, onde o aluno tem contato direto com o professor e seus colegas de turma.

Na pós-graduação EAD, a interação entre alunos e professores ocorre principalmente por meio de ferramentas digitais, como fóruns de discussão, chats, videoconferências e e-mails.

Os professores, por sua vez, estão disponíveis para responder perguntas e orientar os alunos através das ferramentas digitais mencionadas acima.

Eles também podem avaliar o desempenho dos alunos por meio de estimativas online e fornecer feedback personalizado.

A interação entre alunos e professores em pós-graduações presenciais é geralmente mais direta e pessoal do que em pós-graduações EAD. Algumas características gerais incluem:

A pós-graduação presencial permite que os alunos interajam com os professores e colegas de turma diretamente.

As aulas incluem debates e discussões, permitindo que os alunos compartilhem suas ideias e opiniões.

Além disso, é possível ter um acompanhamento do desempenho dos alunos de forma mais direta e individual, esclarecendo dúvidas e fornecendo orientações.

Permite incluir atividades práticas, como visitas técnicas, projetos de pesquisa proporcionando maior interação entre os alunos e os professores.

aluna fazendo prova
Avaliações e interações ocorrem de modos diferentes. (Reprodução/Unsplash)

Como são avaliados os alunos de uma pós-graduação EAD?

Os alunos de uma pós-graduação EAD são avaliados de várias maneiras, dependendo da instituição e do curso específico. Como por exemplo:

  • Prova online: os alunos podem realizar provas online, com perguntas de múltipla escolha ou dissertativas.
  • Trabalhos e atividades: os alunos podem ser avaliados através de trabalhos escritos, relatórios, projetos, entre outros.
  • Autoavaliação: alguns cursos EAD incluem autoavaliações, onde os alunos avaliam seu próprio desempenho e progresso.
  • Entregas de tarefas: alguns cursos EAD, os alunos devem entregar tarefas como exercícios, estudos de casos, entre outros.

Cabe salientar que os critérios de avaliação podem variar de acordo com o curso e a instituição.

A maioria das instituições de ensino superior oferece informações direcionadas sobre os critérios de avaliação e as políticas de aprovação no site ou no catálogo do curso.

aula ead no computador
O estilo é o mesmo só que acontece de forma virtual. (Reprodução/Unsplash)

Em uma pós-graduação presencial, como funcionam as avaliações?

Em uma pós-graduação presencial, se realiza as avaliações de algumas formas como:

  • Prova escrita: os alunos podem realizar provas escritas, com perguntas de múltipla escolha ou dissertativas, geralmente na presença do professor.
  • Trabalhos e atividades: podem avaliar os alunos através de trabalhos escritos, relatórios, projetos, entre outros e são entregues ao professor durante as aulas.
  • Participação: podem avaliar os alunos pela participação nas aulas e atividades presenciais.
  • Entregas de tarefas: alguns cursos presenciais, os alunos devem entregar tarefas como exercícios, estudos de casos, entre outros.

É importante lembrar que os critérios de avaliação podem variar de acordo com o curso e a instituição.

Além disso, é importante destacar que a avaliação presencial tem a vantagem de permitir uma interação direta entre professor e aluno, o que pode ser desejável para a avaliação de habilidades e competências.

professor observando atendimento das alunas de odontologia da pós-graduação da EAP Goiás
Professor da EAP Goiás avaliando o tratamento das estudante de Pós-Graduação

Quais cursos só necessitam ser feitos presencialmente?

A maioria dos cursos de odontologia são presenciais devido à natureza prática da profissão. Alguns exemplos de cursos de odontologia que geralmente são oferecidos de forma presencial incluem:

  • Graduação em Odontologia: A graduação em odontologia é um curso geralmente presencial. Pois é necessário que os alunos tenham acesso às instalações e equipamentos de odontologia para praticar as técnicas e procedimentos.
  • Especializações: A maioria das especializações em odontologia, como ortodontia, endodontia, periodontia, entre outros, são oferecidas de forma presencial, pois também recebem acesso a equipamentos e instalações específicas.
  • Mestrado e Doutorado em Odontologia: os cursos também são geralmente oferecidos de forma presencial, pois envolvem a realização de pesquisas e estudos que possibilitam o acesso a equipamentos e instalações específicas.

No entanto, alguns cursos de pós-graduação EAD podem incluir módulos presenciais, para que os alunos possam ter acesso a instalações e equipamentos para a prática, mas as aulas teóricas são realizadas online.

É importante lembrar que cada instituição de ensino superior pode oferecer cursos de odontologia de forma diferente, e algumas podem oferecer cursos EAD.

Assim como algumas instituições estrangeiras oferecem cursos de odontologia em formato online. Por isso é importante verificar as opções com cada instituição.

Na EAP Goiás encontra várias opções de cursos de especialização e aperfeiçoamentos. Acesse o nosso site e conheça todos os cursos  disponíveis!

dentista com prancheta fazendo perguntas para paciente
(Reprodução/Freepik)

Então, qual tipo de pós-graduação você iria preferir ter: EAD ou presencial?

*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.

Receba novidades
por e-mail

plugins premium WordPress

Solicite contato

Deixe seu nome e telefone no formulário abaixo, em breve receberá uma ligação de nossa equipe.