27 jan 2023
Fique Sabendo

Quais riscos os profissionais da odontologia estão expostos?

dentista totalmente equipado com proteção de máscara|||||||

Qualquer tipo de trabalho possui riscos, não podemos dizer que o ambiente é 100% seguro, pois toda a profissão, seja ela da área da saúde ou não, pode expor os profissionais a situações de perigo, não seria diferente na odontologia.

Os profissionais do ramo da odontologia estão expostos diariamente a diversos riscos biológicos, químicos e físicos.

Esse tipo de situação faz parte do dia a dia destes profissionais. através deste artigo de hoje vamos fornecer informações, explicando detalhadamente, o que é cada risco e qual a melhor forma de se prevenir dentro do consultório ou clínica odontológica.

Lembrando que existem artigos dentro da legislação de saúde do trabalho que apontam diretamente para a responsabilidade de cada profissional sobre a sua saúde e integridade no caso dos empreendedores.

E como os dentistas são profissionais autônomos, esta regra se aplica. Então continue lendo este artigo até o final para sanar as suas dúvidas.

dentista homem fazendo não com as mãos
Aprenda a garantir sua segurança e dos seus pacientes. (Reprodução/Freepik)

O que são riscos ocupacionais?

Os riscos a que esses profissionais estão submetidos costumam se chamar riscos ocupacionais, ou seja, são provenientes do exercício da profissão. Eles podem ser definidos como ameaças à integridade física e à saúde do profissional.

Os riscos ocupacionais estão presentes a todo momento durante a atividade profissional que pode envolver os acessórios de trabalho, o ambiente em que se está inserido ou, mesmo, do próprio paciente para com o dentista.

O manual de serviço odontológico da Anvisa define os riscos ocupacionais como sendo: “possibilidade de perda ou dano e a probabilidade de que tal perda ou dano ocorra. Implica, pois, a probabilidade de ocorrência de um evento adverso.”

Dentro desta definição ainda podemos encontrar outras informações que classificam os riscos ocupacionais como físicos, químicos, ergonômicos, mecânicos ou acidentais, que provém do pouco conforto ou falta de higiene, e os biológicos.

dentista escolhendo os instrumentos para usar no paciente
Confira abaixo mais sobre cada tipo de riscos. (Reprodução/Pexels)

Quais tipos de riscos de trabalho para profissionais de odontologia?

Agora que você já sabe o que são riscos ocupacionais e quais são os seus tipos, vamos abordar cada um deles. Utilizamos o documento da Anvisa como parâmetro, para que você não tenha nenhuma dúvida sobre o que é cada um.

Riscos físicos

Os riscos físicos são provenientes da utilização dos instrumentos de trabalho próprios ou da clínica, acompanhe alguns deles abaixo:

  • exposição de ruídos
  • equipamento de raio x
  • vibração
  • radiação
  • temperaturas extremas
  • iluminação ruim ou excessiva
  • umidade
  • laser, dentre outros.

A exposição do profissional aos riscos físicos requer cuidados como higiene, organização, sinalização no ambiente de trabalho, bem como manter um ritmo adequado das atividades para que o profissional consiga prestar atenção em cada tarefa ao longo do dia.

dentista homem mexendo na mesa
Aluno da EAP Goiás.

Riscos biológicos

Os riscos biológicos são os que os profissionais estão mais submetidos, pois lidam diretamente com sangue e fluidos de seus pacientes que muitas vezes podem estar infectados com algum vírus ou bactéria podendo gerar uma infecção cruzada e, assim, colocam a vida do profissional em risco. os riscos biológicos incluem:

  • Fungos
  • Bactérias
  • Vírus e demais agentes biológicos.

Mais uma vez, a questão da higiene precisa ser exaltada, pois a limpeza correta dos instrumentos de trabalho é fundamental para a saúde de ambos: paciente e profissional.

Uma das recomendações é o uso de máscara e manter a higienização do local sempre em dia e após cada atendimento entre um paciente e outro.

dentistas estudantes da eap goiás fazendo tratamento em paciente modelo
Alunas da EAP Goiás. Aqui prezamos muito pela segurança e higiene.

Riscos químicos

Quanto aos riscos químicos, como o próprio nome diz, o profissional e o paciente estou exposto a produtos químicos, que muitas vezes são perigosos para a saúde, além de causar sérios danos de forma direta ou indireta. aqui nós podemos citar:

  • Antissépticos
  • Anestésico
  • Mercúrio

Neste caso é importante dizer que a ventilação do local é indispensável para a saúde, bem como não passar longas horas de trabalho em contato com estes agentes.

desenho de caveira para mostrar risco químico
Pode haver sinalizações para riscos químicos.

Riscos mecânicos (de acidentes)

Os riscos mecânicos ou de acidente costumam acontecer devido à exposição dos profissionais aos Agentes como:

  • instrumentos de trabalho com defeito
  • instrumento inadequado
  • perigo de explosão ou incêndio
  • rede elétrica e hidráulica com improvisação
  • a ausência de EPI
  • espaço físico subdimensionado entre outros

Esses agentes mecânicos favorecem os acidentes e podem ser evitados quando o profissional se atenta em adquirir um maquinário que possua registro no Ministério da Saúde.

consultório de dentista embaçado
Assim, é necessário fazer manutenção do espaço e dos instrumentos de trabalho. (Reprodução/Freepik)

Como se prevenir de riscos ocupacionais na odontologia?

Prevenção de Riscos Físicos

Quanto à prevenção dos riscos físicos, o documento da Anvisa sugere a utilização de protetores auriculares, bem como óculos de proteção, equipamentos de proteção contra radiação não apenas para o profissional, mas para o paciente também, a utilização de caixa acústica, boa iluminação no ambiente de trabalho etc.

Como se prevenir de Riscos Biológicos?

Quanto à prevenção dos profissionais aos riscos biológicos, a recomendação é que eles façam a imunização contra sarampo, hepatite e rubéola. Neste aspecto, a vacinação entra como norma de higiene pessoal e cuidados.

Além disso, é sempre importante manter hábitos como: lavar bem as mãos antes e depois de cada procedimento utilizando sempre um sabão antisséptico, e se possuir feridas, proceder com o curativo antes de iniciar as atividades.

Prevenção de Riscos Químicos

Para se prevenir quanto aos riscos químicos é necessário fazer a ventilação adequada do ambiente de trabalho, bem como, não passar várias horas trabalhando para diminuir a exposição aos agentes, a utilização de toucas, luvas, máscaras e proteção para evitar qualquer dano à superfície da pele ou a sua saúde.

Como se prevenir de Riscos Mecânicos?

De acordo com o documento da Anvisa, para a prevenção dos riscos mecânicos é necessário que o profissional adquira maquinário com registro no Ministério da saúde, de preferência que sejam mais modernos e que respeitem a ergonomia.

Outra forma de prevenção é a instalação correta dos equipamentos em área física adequada, bem como a utilização de materiais e produtos que possuam registro na Anvisa. O documento ainda cita:

“Manter instrumentais em número suficiente e com qualidade para o atendimento aos pacientes; Realizar manutenção preventiva e corretiva da estrutura física incluindo instalações hidráulicas e elétricas; Instalar extintores de incêndio obedecendo ao preconizado pela NR 23 e capacitar a equipe para sua utilização. Etc.”

dentista com paciente criança fazendo sinal de joia com o dedo

Com estas recomendações agora ficará muito mais fácil e com certeza mais seguro o seu ambiente de trabalho. Não deixe de averiguar o documento na íntegra para que a sua saúde e a do seu paciente não corram riscos desnecessários.

E para ter uma educação que priorize por sua segurança e dos pacientes, venha conhecer a EAP Goiás!

*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.

Receba novidades
por e-mail

plugins premium WordPress

Solicite contato

Deixe seu nome e telefone no formulário abaixo, em breve receberá uma ligação de nossa equipe.