Dentistas fazem tipos diferentes de prótese e implante, com objetivo de melhorar a mastigação e a beleza do sorriso. Bem como, para devolver a confiança e autoestima de seus pacientes, eles oferecem os melhores tratamentos.
Entre os procedimentos mais procurados estão a prótese e o implante dentário, responsáveis por proporcionar maior qualidade de vida.
Então, hoje vamos te mostrar as diferenças entre cada um deles e quais as vantagens e desvantagens.
Qual a diferença entre prótese e implante?
Para saber qual o procedimento então você deve escolher para melhorar o seu sorriso, é importante avaliar as características de cada um deles. Então, acompanhe abaixo os detalhes:
O que é prótese dentária?
Quando você faz a extração de um dente, é natural que surja a dúvida quanto ao procedimento que irá devolver o seu sorriso.
Assim como, a qualidade de vida e a estética.
Uma das coisas que caracteriza a prótese dentária é o seu caráter temporário.
Ou seja, trata-se de uma substituição artificial e que possui um tempo de garantia sendo necessária a troca de tempos em tempos a depender do estilo de vida, higiene diária entre outros.
Aqui é necessário dizer que existem 2 tipos de prótese dentária: as fixas e as móveis.
Para saber qual tipo você irá colocar, é necessário passar por uma avaliação com o seu dentista.
Apenas este profissional poderá indicar o tratamento correto para a sua situação que levará em consideração todos os aspectos que envolvem a saúde bucal.
As próteses fixas são comumente utilizadas nos pacientes que sofreram grandes perdas dentárias, normalmente mais de 2 dentes.
Então a prótese fixa ajudará na falta de alguns dentes naturais com os que o paciente ainda possui.
No caso das próteses móveis podemos citar como exemplo a dentadura cuja função é substituir todos os dentes da arcada dentária.
Também pode-se usar uma prótese móvel em um aparelho móvel se o paciente perdeu um dente e futuramente irá fazer um implante.
O que é implante dentário?
A princípio o implante possui a mesma função que uma prótese: a substituição de um ou mais dentes do que falamos anteriormente.
Os implantes são realizados através de um procedimento cirúrgico, ou seja, são fixos desde a raiz do dente.
Normalmente o procedimento é acompanhado da colocação de um pino em um material que seja biocompatível com o tecido humano, normalmente feito em titânio ou zircônia.
Este pino é fixado no tecido ósseo e então em cima dele é colocado o novo dente.
A duração do implante é muito mais longa que a da prótese, porém dependem dos cuidados diários como a boa escovação e a higienização correta da boca.
Ele também necessita de um acompanhamento periódico com o dentista para se certificar de não haver irregularidades e garantir o seu implante por muito mais tempo.
Para a realização do implante é necessário fazer alguns exames antes do procedimento: raio x panorâmico, tomografia e exames gerais.
Estes procedimentos servem para garantir que você não terá problemas durante ou após o procedimento.
Qual a diferença de cuidados na prótese e implante?
As próteses por se tratarem de aparelhos móveis necessitam de maior manutenção. Especialmente após cada refeição elas devem ser retiradas e muito bem higienizadas antes de serem colocadas de volta à boca.
Outra questão quanto aos cuidados da prótese se trata da utilização recorrente dela. É fundamental não colocar durante o período da noite, assim você evita que se acumulem bactérias na sua prótese dentária ou que gerem algum tipo de infecção.
Neste caso você pode investir em produtos específicos para a limpeza das suas próteses durante a noite e dormir muito mais tranquilo fazendo isso você garante a durabilidade dela.
Já no caso dos implantes, mesmo sendo peças fixas desde a raiz do dente, os cuidados continuam sendo os mesmos: boa escovação, utilização do fio dental e enxaguante bucal.
Ainda que o paciente não enxergue os danos ao longo do tempo com a utilização do implante é fundamental manter os hábitos de higiene para garantir a saúde bucal.
Visitas periódicas ao dentista também são necessárias para avaliar a qualidade do implante e da saúde do paciente.
Vantagens e desvantagens da prótese e do implante
Primeiro vamos começar falando das vantagens e desvantagens da prótese dentária. Uma das principais vantagens é o custo benefício que este tratamento possui.
Para o paciente que necessita ter um sorriso mais bonito e não possui um orçamento acessível ao implante, a prótese dentária é uma excelente solução.
Além disso ela pode ser usada em diversas situações, além de o paciente poder escolher entre a fixa e a móvel facilitando a higienização e o conforto, especialmente no caso dos idosos.
Quanto às desvantagens podemos citar os danos externos que podem causar a prótese como quebras e a necessidade de uma manutenção mais recorrente.
Pois se trata de um aparelho que pode se remover e durante estas remoções sofrer algum tipo de dano.
Quanto aos implantes uma das principais vantagens é a fixação do dente, além de permanente é muito mais natural que uma prótese. Ademais, outro fator que chama atenção é a qualidade do material e a durabilidade.
O trabalho realizado pelo dentista garante um dente natural, garantindo o conforto visual para o paciente.
Entre as desvantagens podemos citar duas. Em primeiro lugar, é se submeter a uma cirurgia. O que nos leva ao segundo ponto, que é o custo elevado do procedimento.
Frente à prótese dentária o implante não se remove facilmente, se você precisar de uma substituição terá de encarar um novo procedimento, especialmente no caso de rejeição ao material utilizado.
Prótese e dentadura são a mesma coisa?
Enfim, como você já deve ter percebido, há 2 tipos de próteses: as fixas e as móveis. Pode se considerar a dentadura um tipo de prótese móvel, pois existe a possibilidade de remoção.
Durante a noite, especialmente no caso dos idosos, é imprescindível que a prótese móvel, ou seja, a dentadura, seja removida na hora de dormir, para evitar o acúmulo de bactérias e fungos responsáveis por causar infecção.
Com este hábito simples o paciente conseguirá prolongar por mais tempo a sua saúde bucal, prezando pela higiene e também pela manutenção da prótese.
Por fim, deixe nos comentários suas dúvidas e o que achou das diferenças.
*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.