30 jun 2023
EAPGOIAS, Fique Sabendo

Toxina botulínica: Qual sua função na Odontologia?

doutora aplicando botox na boca da paciente

Muito conhecida pelo seu nome comercial, a toxina botulínica, ou botox é uma das ferramentas que dentistas e outros profissionais utilizam para corrigir ou melhorar diversos aspectos funcionais e estéticos.

Portanto, é de suma importância ter conhecimento básico sobre essa toxina tão famosa.

Pensando na necessidade do conhecimento sobre a toxina botulínica, trouxemos um artigo com o conceito, as características e as principais utilidades dela. Leia e confira.

mulher de cabelo médio loiro sorrindo enquanto olha para médica que está com seringa de botox
A toxina botulínica pode ser empregada na odontologia para o tratamento de condições como bruxismo, disfunção temporomandibular e sorriso gengival. (Reprodução/Freepik)

O que é a toxina botulínica?

A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida por uma bactéria (Clostridium botulinum).

Ela se divide em sete formas diferentes, sendo do tipo A até o tipo G. A mais conhecida e utilizada é a do tipo A (BTX-A).

Inclusive, é essa que responde pelo nome comercial “botox”. Um sinônimo de muitos outros procedimentos que utilizam a toxina como ferramenta principal.

seringa e vidros com toxina botulínica
A toxina botulínica é uma neurotoxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que tem sido utilizada com sucesso na odontologia. (Reprodução/Instituto de Moléstias Oculares)

Qual o efeito da toxina botulínica?

Em suma toxina botulínica causa um efeito paralisante e enfraquecedor da atividade muscular. Reduzindo o tônus (contração) muscular de forma temporária, sem que haja outros efeitos colaterais.

Esse efeito se justifica no bloqueio da acetilcolina, o primeiro neurotransmissor descoberto, que é produzido no sistema nervoso central e periférico.

Ele atua no organismo como um mecanismo mensageiro entre os neurônios (células nervosas).

Ou seja, ao tentar se comunicar, o cérebro envia “sinais” pelos neurônios, e esses tentam se comunicar pela acetilcolina, o neurotransmissor bloqueado.

Dessa forma, há uma interrupção temporária da comunicação e uma paralisação na atividade muscular daquela região.

homem no médico sorrindo, enquanto doutor encosta na sua face
A aplicação da toxina botulínica deve ser realizada por profissionais qualificados e experientes, de acordo com as diretrizes e recomendações adequadas. (Reprodução/Freepik)

Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica?

Como foi mencionado anteriormente, a toxina botulínica irá paralisar por certo tempo somente a região em que a aplicação foi feita.

Portanto, tanto a parte a ser paralisada quanto o tempo de paralisia dependerá do profissional que fará a aplicação.

Normalmente, as doses são aplicadas de forma que gerem paralisia em pequenos músculos pelo período entre 3 e 6 meses.

Ressalta-se ainda que, além da quantidade ministrada, o tempo de duração dependerá do próprio paciente e do músculo atingido.

Uma vez que, músculos com maior atividade muscular tem menor tempo de duração. E pessoas com uma alta taxa de anticorpos podem combater mais rápido a toxina não natural, o que também diminui o tempo de duração dos efeitos.

Também é importante mencionar que após a aplicação, o início da ação observa-se entre 3 e 7 dias, com o efeito máximo acontecendo entre 10 a 15 dias.

aplicando toxina botulínica nos lábios
A toxina botulínica tem um tempo de ação temporário, geralmente variando de três a seis meses, sendo necessárias aplicações subsequentes para manter os resultados. (Reprodução/Freepik)

Quais são os prós e os contras dessa toxina?

Como todo e qualquer procedimento, o botox também tem seus prós e contras, confira:

Prós

  • O resultado da aplicação é bastante natural e muito delicado, quase imperceptível;
  • A aplicação de botox apresenta baixo risco de complicações, já que o intuito é relaxar parcialmente os músculos da face;
  • Ampla possibilidade de uso para tratamento de diversas questões;
  • Intervenção que traz resultados rápidos;
  • Rápida recuperação. Imediatamente após a aplicação, a pessoa já pode retomar as suas atividades normais;
  • O tratamento pode ser realizado em pessoas de todas as idades, não apresentando problemas.

Contras

  • Por ser aplicado diretamente nos músculos faciais, o paciente pode apresentar leve sensação de peso na testa nos 2 primeiros dias da aplicação;
  • A aplicação pode ocasionar algumas reações passageiras, como por exemplo, leve dor de cabeça nos primeiros dias;
  • Com o tempo o botox perde a eficácia e precisa ser reaplicado. O que não é uma desvantagem para todos;

Ressalta-se ainda que existem algumas contraindicações no uso do botox que devem ser consultadas antes do procedimento, por isso, consulte com um profissional capacitado.

pessoa com luva branca segurando seringa
O uso da toxina botulínica na odontologia requer uma avaliação cuidadosa do paciente, levando em consideração fatores como histórico médico, alergias e medicamentos em uso. (Reprodução/Freepik)

Como é feito o uso da toxina botulínica na odontologia?

Como já foi mencionado, o uso da toxina botulínica vai além de fatores estéticos, sendo útil em outras áreas. Portanto, confira as mais diversas áreas em que a toxina botulínica pode ser usada na odontologia:

Implantodontia

Voltada para implantação ou reimplantação de dentes, a implantodontia utiliza o botox principalmente em procedimentos de grande extensão. Quando o paciente pode encontrar dificuldades em se adaptar a essa nova situação.

Dessa forma, a toxina pode agir relaxando o músculo masseter, eliminando o aperto excessivo nos primeiros meses de tratamento e aumentando tanto a segurança, quanto a qualidade de vida dos pacientes.

Imagem de aluna da EAP com paciente modelo
Na EAP Goiás temos pós-graduação em Implantodontia! Venha conhecer! (Imagem de aluna da EAP)

Sorriso torto

Existem pacientes que se sentem desconfortáveis com o próprio sorriso devido à assimetria encontrada nos lábios.

Ou seja, um lado mais elevado em relação ao outro. Nesses casos, a toxina pode agir relaxando a musculatura de um dos lados.

De forma que o sorriso fique com uma forma mais assimétrica.

Sorriso gengival

O sorriso gengival se refere aos pacientes que mostram excessivamente a gengiva durante o sorriso.

E nesses casos o botox pode fazer com que os lábios se afastem menos na hora de sorrir e o excesso de gengiva deixe de ser exposto.

Portanto, traz um grande ganho estético.

mulher com sorriso gengival apontando com o dedo para a boca
A toxina botulínica é contraindicada para pacientes com doenças neuromusculares, como a miastenia gravis, bem como para gestantes e lactantes. (Reprodução/Istock)

Dor de cabeça crônica

A contração excessiva da musculatura da face, causada ou não por distúrbios na articulação temporomandibular podem fazer com que o paciente sinta problemas como: dores faciais, de cabeça, zumbido no ouvido e dores no pescoço.

Em pacientes com o problema supracitado, a injeção da toxina pode ocasionar em relaxamento muscular, o que diminuirá significativamente as dores.

Bruxismo

Pacientes com bruxismo rangem ou apertam involuntariamente os dentes, ou seja, uma contração excessiva da musculatura mastigatória.

Como a aplicação fornecerá um relaxamento muscular na região, o paciente que tem a toxina aplicada pode sentir uma melhora tanto no ranger dos dentes quanto nos sintomas associados.

mulher com mão apoiada na face e expressão de dor
A toxina botulínica é uma opção terapêutica promissora na odontologia, oferecendo benefícios significativos no tratamento de diversas condições, quando administrada adequadamente por profissionais capacitados. (Reprodução/Freepik)

Assimetria de face

Assimetria facial é um desequilíbrio na estrutura da face que deixa algumas diferenças visíveis entre os dois lados do rosto do paciente.

Dessa forma, a toxina ajudar no relaxamento das fibras musculares e na restauração do equilíbrio da face.

Rugas de expressão

Conforme o tempo passa, é comum que rugas de expressão surjam nos lugares em que há mais contração muscular.

E como o botox age paralisando o músculo, ele evita essa contração, impedindo que a ruga seja acentuada ou até formada.

aplicando botox nas marcas de expressão
O uso do botox na odontologia deve ser realizado em conformidade com as regulamentações e legislações locais e, quando necessário, com a devida autorização e documentação. (Reprodução/Freepik)

Sialorreia

A Sialorreia ocorre quando a produção de saliva excede a habilidade do indivíduo em transportá-la ao estômago. 

E nesses casos, a toxina pode ser aplicada diretamente nas glândulas salivares. Dessa forma, haverá uma redução na liberação e na produção de saliva excessiva, melhorando a condição do paciente.

desenho de criança menino com saliva escorrendo e expressão de cansaço
Pacientes com doenças neurológicas costumam ter sialorreia. (Reprodução/Neurologista Florianopolis Pedro Albino)

Você já sabia dessas funções da toxina botulínica? Me conte nos comentários!

*O texto acima não foi escrito por cirurgião dentista, portanto a EAP não se responsabiliza pelas informações, uma vez que não possuem caráter científico.

Receba novidades
por e-mail

plugins premium WordPress

Solicite contato

Deixe seu nome e telefone no formulário abaixo, em breve receberá uma ligação de nossa equipe.