19 abr 2023
EAPGOIAS, Fique Sabendo

Que tipo de profissional pode fazer preenchimento labial?

É fato que nada se compara com a sensação de se sentir bem consigo mesmo. Todavia, muitas pessoas não conseguem se sentir assim, já que possuem alguma parte do corpo que causa desconforto e até baixa auto estima. Para isso, recorrem a certos procedimentos, hoje vamos falar do preenchimento labial.

Pois os procedimentos avançaram a passos largos nos últimos tempos, trazendo tecnologias que popularizassem o preço e elevassem à satisfação de quem as aderem.

O preenchimento labial é uma técnica que tem sido cada vez mais aderida, pois é simples, trás bons benefícios e tem custo relativamente baixo.

Pensando nas dúvidas que essa “novidade” pode trazer consigo, trouxemos um artigo que explica o procedimento e os profissionais que podem realiza-lo, confira.

realizando preenchimento labial em paciente
O procedimento se popularizou bastante por famosas que começaram a fazer tais procedimentos,

O que é o preenchimento labial?

O preenchimento labial é um procedimento que se utiliza da aplicação de uma substância chamada ácido hialurônico, para aumentar o volume e melhorar o contorno da boca, trazendo assim, uma melhora na aparência e um rosto mais harmônico.

Conforme foi dito, a substância que mais se utiliza para o procedimento é o acido hialurônico, uma molécula que já temos em nosso corpo e é responsável por preencher os espaços entre as células. Inclusive, se usa para redução de rugas e linhas de expressão.

Ressalta-se ainda que o acido hialurônico é a substância mais segura, visto que, o colágeno, outra opção, é de origem animal e o organismo tende a interpretar como um corpo estranho e se comportar de maneira defensiva, podendo causar alergias e rejeições.

realizando preenchimento labial em paciente
O preenchimento labial pode ser uma opção para melhorar a harmonia do sorriso, mas é importante que o profissional que realizará tenha especialização em estética e conhecimento em anatomia e fisiologia bucal.

Como o preenchimento labial é realizado?

Talvez pelo grande benefício trazido, algumas pessoas podem pensar que se trata de um procedimento cirúrgico com demasiados riscos, porem a técnica é relativamente simples e rápida para ser colocada em prática.

Em suma, o procedimento começa com aplicação da anestesia local ou pomada anestésica, assim, o paciente terá o mínimo de desconforto.

Logo após a anestesia, o profissional utiliza de uma agulha extremamente fina para fazer a aplicação da substância nos pontos em que julgar necessário para a correção, dentre as opções de aplicação estão:

  • Arco do cupido, que é a estrutura no centro do lábio superior;
  • Tubérculos, porção da mucosa externa do lábio;
  • Filtro labial, que é o intervalo entre o nariz e o lábio superior;
  • Contorno da boca.

De acordo com a experiência do profissional ele estipulará o local de aplicação e quantidade necessária de substância para causar o efeito desejado. Como pode notar, é um procedimento minimamente invasivo e simples.

realizando preenchimento labial em paciente
O preenchimento labial pode trazer benefícios estéticos para os pacientes, mas deve ser realizado com cautela, levando em consideração as características individuais de cada paciente.

Quando o preenchimento labial é indicado?

Preenchimento labial é um procedimento com poucas restrições e tem uma indicação estética, ou seja, caso o paciente sinta um incomodo ou necessidade de melhora nessa parte do corpo, ele deve procurar um profissional que avaliará a viabilidade do procedimento.

Em suma, os quadros que mais demandam o preenchimento são:

  • Lábios finos e desarmoniosos com o restante do rosto;
  • Lábio inferior ou superior desproporcionais entre si;
  • Diminuição do volume labial em decorrência do envelhecimento;
  • Rugas ao redor ou na parte superior dos lábios.

Benefícios do preenchimento

Além da melhora nos quadros de necessidade já supracitados, o paciente que faz o procedimento tem os seguintes benefícios:

  • Melhora do contorno labial;
  • Aumento da hidratação labial;
  • Prevenção do envelhecimento;
  • Realce no filtro labial, portanto, um aspecto mais jovem na boca.

Como mencionamos no início do tópico, existem poucas restrições para as pessoas que desejam fazer o procedimento.

Portanto, a não ser que o paciente seja gestante, portador de doença autoimune, tenha alergia a algum dos componentes ou seja um paciente oncológico, ele é uma pessoa passível de realizar o preenchimento labial.

realizando preenchimento labial em paciente
O preenchimento labial é um procedimento minimamente invasivo que tem como objetivo aumentar o volume dos lábios, corrigir assimetrias e melhorar a aparência da região bucal.

Quanto tempo dura o preenchimento?

O resultado do preenchimento labial normalmente dura entre 12 e 18 meses. Porem, ele não aparece exatamente no momento em que o paciente passa pelo procedimento.

Ele costuma ser notável entre 7 e 15 dias após, que é o momento em que o pequeno inchaço ou possíveis manchas roxas desaparecem.

Ressalta-se ainda que normalmente o procedimento acontece em seções. Portanto, após os primeiros 15 dias, normalmente se realiza mais seções de aplicação.

No entanto, cada caso pode demandar uma abordagem diferente, demandando sensibilidade do profissional escolhido para ditar o ritmo do procedimento.

realizando preenchimento labial em paciente
O preenchimento labial pode ser feito com diversas substâncias, como ácido hialurônico, gordura autóloga e PMMA, e cada uma delas tem suas particularidades e indicações específicas.

Qual profissional pode fazer o preenchimento labial?

O preenchimento labial pode ser feito tanto em uma clínica odontológica, por um cirurgião dentista, quanto em um consultório médico, por um profissional dermatologista ou cirurgião plástico.

Como deve ter notado nos tópicos anteriores, trata-se de um procedimento minimamente invasivo e com poucas contraindicações, portanto, não necessita internação hospitalar ou procedimentos demorados.

Por que escolher um cirurgião-dentista para fazer seu preenchimento?

Acostumado a lidar com a boca e a estética dental diariamente, o cirurgião dentista adquire conhecimentos que o capacitam perfeitamente para executar o preenchimento labial.

Além da execução, o próprio cirurgião pode avaliar a viabilidade do procedimento e identificar possíveis contraindicações que o paciente possa incorrer.

Portanto, o cirurgião dentista pode ser a primeira opção ao pensar em preenchimento labial.

dentista segurando molde de dente
O preenchimento labial é uma técnica estética que deve ser realizada com cautela e responsabilidade, levando em consideração não apenas a aparência, mas também a saúde bucal do paciente.

Qual a diferença entre botox labial e preenchimento labial?

Mesmo que haja confusão entre os mais novos no mundo da estética, botox labial e preenchimento labial são procedimentos diferentes.

O botox na realidade é uma marca da substância injetada no procedimento, a Toxina Botulínica.

Já o procedimento do botox labial consiste na aplicação da substância supracitada em locais estratégicos, de forma que esse ato leve a pequenas interrupções de impulsos nervosos e a uma ação paralisante nos músculos, impedindo a contração e causando um efeito de relaxamento.

Portanto, o botox não irá atuar dando volume aos lábios, (como é o caso do preenchimento labial) mas sim:

  • Minimizando os vincos no lábio superior e inferior;
  • Suavizando ou removendo linhas de expressão no canto da boca;
  • Elevando os cantos da boca;
  • Melhorando a aparência dos lábios superiores;
  • Corrigindo o sorriso de quem mostra muito a gengiva.

Então, como pôde notar acima, mesmo com os procedimentos de aplicação sendo similares, os procedimentos servem para fins diferentes, enquanto o preenchimento busca volume, o botox busca rejuvenescimento nos pacientes.

Antes x Depois do preenchimento labial
Antes x Depois

O que achou do conteúdo? Você faria preenchimento labial? Deixe nos comentários!

Agora, se você quer se especializar em odontologia estética, precisa conhecer mais sobre a EAP Goiás.

*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.

Receba novidades
por e-mail

plugins premium WordPress

Solicite contato

Deixe seu nome e telefone no formulário abaixo, em breve receberá uma ligação de nossa equipe.