Os Kits Acadêmicos Odontológicos costumam vir com 4 itens de peças de mão: Micromotor, Contra Ângulo, Peça reta e Caneta de alta rotação. Existem Kits com outros itens básicos para o atendimento clínico durante o curso, como o espelho bucal, sonda exploradora, pinça, escultor, curetas e raspadores, brocas e espátulas.
1- Limpeza Após a utilização, as peças devem ser limpas, desinfectadas e esterilizadas. Para isso, higienize com álcool 70º ou sabão neutro (sem cloro ou amônia). Para esterilizar, use autoclave com vapor úmido a 135°C. Nada de vapor seco/estufa elétrica!
Use spray lubrificante seguindo o manual, pois as instruções variam de acordo com cada fabricante. Isso evita desgastes, mau funcionamento e até a perda da garantia do seu kit.
Guarde e transporte o kit na maleta/case/necessaire original para evitar quedas e danos. As embalagens são feitas justamente para proteger seus instrumentos.
Faça revisões no fim do semestre ou após longos períodos sem uso. Prefira assistências autorizadas e sempre exija peças originais nas trocas.