Em comemoração ao mês das mulheres, venha conhecer 6 mulheres pioneiras, que abriram as portas para as dentistas.
Lucy Beaman foi a primeira mulher a receber um título de graduação de Cirurgiã-Dentista nos EUA. Por muito tempo foi recusada a ingressar na faculdade de Medicina e Odontologia devido ao seu gênero. Mas ela continuou tentando e em 1863, foi finalmente admitida no Ohio College of Dental Surgery, e se formou em Odontologia.
No Brasil, a primeira se graduar no país foi Isabella Von Sydow na Escola de Odontologia, da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1889. Ela era a única mulher da sua turma de formandos e deixou um marco na história da odontologia brasileira.
Emeline Roberts não fez faculdade, ela começou sua carreira de dentista em 1855, após aprender o serviço com seu marido, Daniel Jones. Sendo considerada a primeira mulher a praticar oficialmente a odontologia nos EUA. Anos depois, ela conseguiu uma licença para praticar odontologia.
Em 1898, trabalhou como dentista em um orfanato e se formou em odontologia na Universidade da Califórnia. Em 1909, ela inaugurou o primeiro consultório odontológico nos EUA exclusivo a pacientes pediátricos, considerada a primeira especialista em odontopediatria. Além disso, foi fundadora da Federação de Mulheres Dentistas Americanas e da Sociedade Americana de Odontologia para Crianças.
Em 1890, Ida se formou em odontologia na Universidade de Michigan. Só tinha mais duas mulheres em sua turma, e ela era a única negra. Sendo considerada a primeira afro-americana a se tornar dentista nos EUA. Ela trabalhou em Ohio e depois em Chicago com seu marido. Ela era parte do Phyllis Wheatley Club, um grupo que mantinha o único abrigo para mulheres negras em Chicago.
Venha conhecer os cursos de especialização e aperfeiçoamento em odontologia da EAP Goiás!