04 mar 2023
EAPGOIAS

Especialização ou Aperfeiçoamento? Confira qual a melhor decisão para você

dentista fazendo procedimento||||||||

Você está em dúvida se pretende fazer especialização ou aperfeiçoamento? Então veja abaixo qual a diferença entre eles e a melhor decisão para você!

Após concluir um curso superior, muitas oportunidades surgem para o profissional graduado, principalmente a chance de aprimorar o conhecimento já construído ao longo da faculdade.

Nesse sentido, muitas dúvidas surgem, principalmente se há diferenças entre pós-graduação e especialização. 

Por isso, elaboramos um guia completo sobre as principais diferenças entre especialização e aperfeiçoamento e como escolher o melhor. Acompanhe!

imagem de biblioteca
A odontologia é uma ciência em constante evolução, por isso é importante estar sempre atualizado e buscar novas especializações.

Quais as diferenças entre cursos de aperfeiçoamento e especialização?

Com um mercado de trabalho cada vez mais concorrido e competitivo, levou a alta velocidade do desenvolvimento tecnológico, a busca por um aprofundamento e atualizações que são fundamentais para manter a empregabilidade.

Assim, os profissionais se deparam com muitas dúvidas sobre qual caminho trilha: um aperfeiçoamento ou uma especialização? 

Confira as principais características e diferenças entre especialização e aperfeiçoamento!

O que é um curso de aperfeiçoamento?

O aperfeiçoamento tem uma carga menor e o propósito de aprimorar os conhecimentos que já são conhecidos por quem tem expertise na área.

Pois, são áreas mais voltadas para quem já trabalha na área específica e já fez uma graduação especializada.

A carga horária é de 180 horas mínimas e nessa modalidade não é necessário a apresentação de TCC. Em síntese, você não tem um título, ganhando o status de especialista.

dentista tratando paciente
O aperfeiçoamento constante é fundamental para manter-se atualizado em uma área tão dinâmica como a odontologia.

O que é um curso de especialização?

A especialização é a formação de profissionais que podem solucionar problemas reais e demandas sociais.

Também oferece o benefício de aumentar os rendimentos do cargo na empresa em que trabalha.

É uma formação mais longa em relação ao aperfeiçoamento, mas proporciona maior segurança sobre a área em que deseja atuar.

Os cursos de especialização contam com duração mínima de 360 horas e é obrigatório a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso, ao fim do período estudado. Ela pode ser tanto uma especialização:

  • Lato sensu: Pós Graduação e MBA
  • Stricto sensu: Mestrado e doutorado

A especialização tem se tornado muito popular, devido a sua flexibilidade e objetividade e pode ser aproveitada em todas as carreiras.

Ademais, o profissional que decide fazer esse tipo de curso, deve focar no desenvolvimento e na atualização das habilidades, caminhando para o direcionamento e descoberta da atuação profissional. Apresenta vantagens como:

  • Aumento de salário e progressão de carreira
  • Conhecer novas práticas e se atualizar 

Agora que você viu a diferença entre especialização e aperfeiçoamento, veja o que eles têm em comum.

Aluno da EAP Goiás
A odontologia exige dedicação e especialização para oferecer aos pacientes o melhor tratamento possível. (Imagem de Aluno da EAP Goiás)

O que ambos têm em comum?

Primeiramente, especialização e aperfeiçoamento são ambos programas de pós-graduação que visam aumentar os conhecimentos e habilidades de um indivíduo em uma área específica.

Ambos os tipos de programas geralmente incluem estudos avançados e treinamento prático, portanto podem ser oferecidos por universidades e faculdades.

Desse modo, a principal diferença entre especialização e aperfeiçoamento é o nível de ensino e o objetivo do programa.

A especialização é geralmente um programa de pós-graduação que é realizado após a conclusão de um curso de graduação, com o objetivo de tornar o indivíduo especialista em uma área específica.

Já o aperfeiçoamento é um programa de curta duração, geralmente realizado por profissionais já formados que desejam aprimorar seus conhecimentos e habilidades em uma determinada área.

Então, ambas tem o objetivo de atualizar o profissional, perante o mercado de trabalho e sua área de atuação e aprimorando o currículo.

Por isso, a sua escolha deve depender do seu futuro. Opte por aquele que mais tem relação com o perfil. Veja abaixo como escolher entre aperfeiçoamento e especialização.

alunos sentados em mesa com mochilas, livros e garrafas em cima conversando - especialização ou aperfeiçoamento?
Dessa forma, são maneiras de se destacar em uma área específica da profissão, oferecendo tratamentos mais eficazes e de qualidade superior.

Como escolher entre especialização ou aperfeiçoamento?

Não há uma opção certa entre aperfeiçoamento e especialização, a escolha deve ser feita após analisar a situação e as metas de cada profissional.

A escolha entre aperfeiçoamento e especialização depende de vários fatores, incluindo seus objetivos profissionais e pessoais, disponibilidade de tempo e recursos financeiros.

Algumas dicas para ajudá-lo a escolher entre os dois tipos de programas incluem:

Defina seus objetivos

Se você deseja se tornar especialista em uma área específica e obter uma certificação, uma especialização pode ser a melhor opção.

Além disso, se você deseja atualizar seus conhecimentos e habilidades em uma determinada área, um aperfeiçoamento pode ser mais adequado.

livros abertos em mesa de madeira
A especialização em odontologia permite explorar áreas específicas da profissão, aprofundando o conhecimento e aumentando a eficácia do tratamento.

Considere o tempo

Especializações geralmente são programas de longa duração, enquanto os aperfeiçoamentos são programas de curta duração. Certifique-se de ter tempo suficiente para se dedicar ao programa antes de se inscrever.

Pense no investimento

Especializações e aperfeiçoamentos podem ter custos diferentes. Certifique-se de ter recursos financeiros suficientes antes de se inscrever em um programa.

mulher estudando no notebook com a mão apoiada na cabeça de preocupação
A especialização em odontologia é um investimento valioso em sua carreira e na qualidade do tratamento oferecido aos pacientes.

Faça pesquisas

Faça pesquisas sobre diferentes programas de especialização e aperfeiçoamento para encontrar o que melhor se adequa às suas necessidades e metas.

Converse com profissionais

Converse com profissionais que já fizeram algum tipo de especialização ou aperfeiçoamento para obter informações valiosas sobre a experiência e benefícios de cada tipo de programa.

Também é essencial pesquisar sobre a experiência da Instituição, se ela oferece ensino e infraestrutura de qualidade para dar suporte à formação profissional.

Alunas da EAP Goiás em aula prática.
O aperfeiçoamento em odontologia é essencial para se destacar em um mercado competitivo e oferecer o melhor atendimento aos pacientes. (Imagem de Alunos da EAP Goiás)

Onde encontrar essas pós-graduações em odontologia?

Por fim, para encontrar pós-graduação em odontologia, você pode começar pesquisando faculdades e universidades que oferecem programas de pós-graduação em odontologia.

Algumas instituições oferecem programas de mestrado e doutorado em odontologia, enquanto outras especializações.

Você também pode procurar programas de pós-graduação online em odontologia. É importante verificar as exigências de admissão, os custos e as opções de financiamento antes de se inscrever em um programa.

Na EAP Goiás você encontra várias especializações e aperfeiçoamentos para a área de odontologia que são tendências no mercado. Entre as principais especializações encontradas estão:

  • Dentística
  • Endodontia
  • Habilitação
  • Implantodontia
  • Odontopediatria
  • Ortodontia
  • Periodontia
  • Prótese Dentária
Alunas da EAP Goiás em aula prática.
Alunas da EAP Goiás em aula prática.

Enfim, fazer uma especialização ou aperfeiçoamento pode ajudar a aprimorar o seu currículo e a concorrer a melhores oportunidades do mercado de trabalho.

Aqui na EAP Goiás temos várias opções de cursos para a área de odontologia.

Acesse o nosso site e conheça mais sobre os nossos cursos, especializações e aperfeiçoamentos. Então, se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais!

*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.

Receba novidades
por e-mail

plugins premium WordPress

Solicite contato

Deixe seu nome e telefone no formulário abaixo, em breve receberá uma ligação de nossa equipe.