Você deve estar pensando, por que eu deveria estudar nas férias? Para começar, com apenas 24 horas são necessárias para que o nosso cérebro elimine pelo menos 50% das informações que adquirimos.
Já os outros 50% restantes, se perdem gradativamente com o passar do tempo.
É isso que a curva de esquecimento, conceito estudado a fundo pelo psicólogo alemão Hermann Ebbinghaus afirma.
Dessa forma, podemos entender que o simples fato de parar totalmente com os estudos leva o aluno ou profissional diretamente para uma espiral de perda de conhecimento.
E foi justamente pensando na importância de se manter o conhecimento, que escrevemos o artigo abaixo.
Nele abordaremos maneiras de fazer a manutenção e até adquirir mais conhecimentos sobre determinado assunto sem perder grande parte das férias. Portanto, leia com atenção.
Por que estudar nas férias?
Conforme mencionado anteriormente, existem estudos que comprovam a perda de conhecimento no decorrer do tempo, principalmente se não houverem revisões periódicas do assunto.
Tal fato se explica na necessidade natural do cérebro em eliminar informações julgadas “menos importantes” para dar espaço a novas memórias.
Dessa forma, podemos entender que ao parar completamente os estudos, o aluno ou profissional “joga fora” boa parte do conhecimento adquirido antes de suas férias.
Ressalta-se ainda que, além da perda do conhecimento em si, há uma perda considerável no ritmo psicológico do estudante.
Uma vez que ao interromper completamente as atividades o graduando encontrará mais dificuldade a se adequar a rotina de volta às aulas.
Portanto, existem grandes perdas envolvidas na parada dos estudos, ainda que seja apenas no período de férias.
Como estudar nas férias?
É claro que primordialmente o período de férias tem finalidade de prover descanso ao estudante ou profissional, e isso não pode ser esquecido.
Visto que, de outra forma, a pessoa acaba por incorrer em um extenso período de estresse constante, levando a problemas físicos e psicológicos.
Pensando em uma forma ajuda-lo a fazer a manutenção do conhecimento e descansar nas férias, trouxemos as formas mais eficientes para ajuda-lo. Confira:
Faça um cronograma
O tempo é o bem mais precioso que temos, principalmente se tratando de um período que ocorre poucas vezes ao ano.
Portanto, a correta gestão de suas horas será sua principal aliada na luta pela eficiência no descanso e na busca por conhecimento.
Pensando nessa gestão, é importante que comece pela organização de seus dias. Ou seja, estabeleça fatores como:
- Quantidade de dias livre;
- Assuntos demandam mais sua atenção;
- Patamar já alcançado em outros períodos como esse. Uma vez que estes servirão como parâmetro de efetividade;
- Motivo pelo qual você mais ansiava pelas suas férias. Já que esse será seu guia para um descanso de qualidade.
Ao trabalhar em torno desses quatro fatores você terá uma real noção do que pode ser feito para trazer eficiência ao seu dia a dia.
Dessa forma, utilize os patamares já alcançados para estabelecer sua necessidade de estudo.
Depois, divida os assuntos em ordem de importância do começo para o final de suas férias, colocando uma rotina leve, mas constante de absorção de conhecimento.
Por fim, não se esqueça de focar no seu descanso e lazer.
Rotina leve que você possa realmente descansar
Mesmo que seja importante manter-se em atividade durante as férias, é preciso lembrar que este tempo afastado das atividades rotineiras é necessário e benéfico para o seu bem estar.
Com ele você poderá baixar seus níveis de estresse e recarregar suas energias, podendo voltar mais empenhado e disposto para as atividades diárias que demandarão sua atenção.
Justamente pelo fato supracitado, você não deverá manter uma rotina extensa de estudo e desenvolvimento pessoal.
Mas sim, uma rotina leve, com poucas horas diárias de dedicação e muitas horas de descanso e atividades prazerosas.
Somente com uma rotina leve de estudos durante as férias, você conseguirá manter-se em atividade, e descansar ao mesmo tempo.
Revise os conteúdos
Conforme já foi mencionado, com o passar do tempo o cérebro tende a eliminar informações que adquirimos durante o dia.
E, além disso, no momento em que estudamos determinado assunto pela primeira vez, tendemos a deixar detalhes inexplorados.
O que poderá ser prejudicial mais a frente.
Como o desejo de todo estudante ou profissional é manter o máximo de conhecimento e domínio do assunto estudado, faz-se necessário o uso constante de revisões.
Visto que, só assim, será possível relembrar e reorganizar informações que aprendemos anteriormente.
Podendo ainda, perceber certos detalhes que antes passaram desapercebidos, mas, que são necessários para o completo domínio do assunto.
Constata-se então, que principalmente no período em que estamos mais distantes da rotina, com atividades que não arremetem as necessidades do dia a dia, a revisão é necessária e contribui para o conhecimento.
Ouça podcasts ou vídeos sobre os assuntos
Os podcasts ou vídeos são ferramentas relativamente novas, mas muito importantes para o aprendizado.
Com eles, será possível que você revise e aprenda mesmo que esteja executando outras tarefas do seu dia a dia, representando uma economia de tempo e um ganho no aprendizado.
Priorize os conteúdos mais importantes
Identifique os conteúdos mais relevantes para o tema escolhido, e dimensione seu horário de acordo com a necessidade de cada um.
Dessa forma, você otimizará seu tempo e evitará o desvio de atenção causado por conteúdos menos relevantes para sua atual necessidade.
Cuide da Saúde
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estado saudável abrange todo o completo bem-estar físico, mental, psicológico e social de uma pessoa ao longo da vida.
Portanto, sem todos esses quesitos em dia, você não conseguirá extrair todo seu potencial.
Sendo assim, é importante que independente da quantidade de conteúdos a serem estudados, você estabeleça um tempo para cuidar de si.
Prepare um Ambiente Adequado
O local inadequado pode trazer inquietação, distração maior cansaço e até irritação. Ou seja, interfere diretamente na aprendizagem.
Então, o aluno que deseja otimizar seu tempo e absorver o máximo de conhecimento, deve primeiro preparar um ambiente que cumpra os seguintes requisitos:
- Boa iluminação;
- Confortável;
- Limpo;
- Organizado;
- Silencioso.
Ao escolher um ambiente que cumpra esses simples requisitos, você otimizará seu tempo, evitará distrações e facilitará seu aprendizado.
O que achou dessas dicas? Me conta nos comentários se você tem mais alguma dica para estudar nas férias!
Referências:
https://blog.jaleko.com.br/5-dicas-de-como-estudar-nas-ferias-e-ter-tempo-para-descansar/
https://faro.edu.br/blog/estudar-nas-ferias-7-dicas-para-te-ajudar-a-manter-o-foco/
https://www.estudarfora.org.br/estudar-nas-ferias-7-dicas/
https://blog.dentalcremer.com.br/o-que-fazer-durante-as-ferias-para-nao-perder-o-ritmo/
*O texto acima não foi escrito por cirurgião dentista, portanto a EAP não se responsabiliza pelas informações, uma vez que não possuem caráter científico.