25 jul 2023
EAPGOIAS, Fique Sabendo

Como fazer excelentes resumos na faculdade de odontologia?

mulher em uma mesa anotando numa folha

Por ser bombardeado com diversas matérias diferentes, mas igualmente importantes, o graduando de odontologia pode encontrar certa dificuldade em memorizar e entender certos assuntos, o que justifica a necessidade dos resumos na faculdade.

Como ferramenta altamente eficaz tanto na organização, quanto no aprendizado o resumo é parte fundamental na graduação de odontologia, levando inclusive, a seguinte pergunta: você sabe fazer um resumo que é eficiente e se encaixa a sua forma de aprendizado?

Leia o artigo e entenda mais sobre um tema que fará total diferença no profissional que você se tornará.  

garota sentada no chão fazendo anotações, está com cara de pensativa, ao seu lado tem livros e o fundo da foto é amarelo
Essas dicas servem não apenas para graduação, mas todas fases da sua vida acadêmica. (Reprodução/Freepik)

Escolha um formato para seus resumos na faculdade

Antes que vejamos as diferentes formas de se fazer um resumo, primeiro é necessário que entenda o seu estilo de aprendizado. Dessa forma, você consegue otimizar o tempo e a memória.

Em suma, existem três estilos de aprendizado, são eles:

  • Auditivo, quando o aluno tem facilidade em guardar o que foi dito em sala de aula, costuma sussurrar as palavras enquanto lê, mas, quando precisa ler em silêncio encontra dificuldade em armazenar o conhecimento;
  • Cinestésico, que é o aluno mais inquieto e impaciente, normalmente rabisca o caderno enquanto assiste aulas. Tendo inclusive dificuldade em manter sua atenção em aulas mais demoradas;
  • Visual. Nesse estilo, o aluno presta mais atenção ao que está escrito, do que ao que está sendo falado, prefere fazer anotações e listas para a maioria das situações que exigem memória.

Agora que já sabe o tipo de aprendizado que se encaixa melhor a sua personalidade, você poderá escolher um formato de resumo mais compatível e eficaz para si. Buscando ajuda-lo, listamos os diferentes tipos e suas peculiaridades, confira:

Flash Cards

O modelo flash card se encaixa principalmente ao aluno com estilo cinestésico. Ele é dinâmico e possibilita a associação rápida, o que prende a atenção e facilita a memorização do aluno.

Neste formato, o aluno escreverá cartões que contenham em um dos lados a palavra chave e do outro o conceito resumido do que tem por trás daquela palavra. Assim, ao rever a palavra o aluno fará uma rápida associação.

pessoa escrevendo em flashcards em branco
Crie flashcards com perguntas de um lado e respostas do outro, facilitando a revisão rápida e eficaz. (Reprodução/Unsplash)

Mapa Mental

Como mais um modelo que se encaixa ao aluno com estilo cinestésico. O mapa mental também é dinâmico, facilita associações mais rápidas e abre espaço para a criatividade do aluno.

Neste caso, o deve-se escolher um tema central, estudá-lo a fundo, e coloca-lo no centro da folha. Após reunir as informações do tema e filtrar os assuntos mais sensíveis, o aluno deve associar os conceitos, de forma que os detalhes se conectem e sejam associados ao tema principal, colocado no meio da folha.

Conforme foi dito, neste modelo há mais espaço para a criatividade do aluno. O mesmo pode alternar cores conforme importância, fazer desenhos e até interpretar tudo em voz alta, o que fortifica o aprendizado mesmo para os que não são considerados alunos com modelo auditivo.

começo de um mapa mental com setas
Organize as informações de forma visual e hierárquica em um mapa mental para uma compreensão mais clara e rápida do conteúdo. (Reprodução/Freepik)

Gravação de áudio

Caso você tenha se encaixado melhor ao estilo auditivo de aprendizado ou queira complementar seu estilo principal nos momentos “livres”, a gravação de áudio pode ser a solução.

Nesse tipo de gravação, o aluno deve montar uma espécie de aula resumida para si mesmo.

Para tal, ele deve primeiro separar os assuntos mais importantes e escreve-los na ordem em que deseja fazer a abordagem.

O que evitará eventuais esquecimentos e facilitará a absorção do conhecimento.

Logo após, ele deve gravar um áudio que possa ser reproduzido posteriormente, servindo como fonte de aprendizado.

Nesse contexto, haverá uma dupla absorção de conhecimento, uma vez quando for gravar o áudio e demandar conhecimento sobre o tema, e outra quando for escutar e assimilar tudo.

Ressalta-se ainda que este é um ótimo modelo de complementar outros resumos, uma vez que você pode escuta-lo enquanto executa tarefas do dia a dia.

mulher gravando áudio no celular
Grave áudios resumindo os principais tópicos, ouvindo-os em momentos de revisão para reforçar a aprendizagem. (Reprodução/Freepik)

Método de Estudos Cornell

Apesar de ser um método pouco conhecido no Brasil, o método Cornel é muito usado no exterior. Nele, o aluno deve ter facilidade em selecionar, resumir e associar, uma vez que o resumo gira em torno dessas ferramentas. 

Em suma, o aluno deve dividir a folha de resumo em três colunas:

  1. A primeira deve conter tópicos, perguntas e palavras chaves que desencadeiem pensamentos associados sobre o assunto a ser abordado;
  2. A segunda coluna deve conter informações resumidas, mas bem informativas sobre as palavras chaves;
  3. Na terceira, o aluno deve escreve um resumo sobre o assunto.

Percebe-se que este modelo estimula vários sentidos do aluno, o que beneficia de várias formas o aprendizado.

folha de caderno com exemplo de um resumo
Divida o papel em três seções: notas principais, palavras-chave e resumo. Isso ajuda a revisar o conteúdo de forma mais organizada. (Reprodução/Revista Galileu)

Método de Estudos Cantos

Muito utilizado por pessoas com estilo visual, o método dos cantos também pode ser usado como resumo complementar, uma vez que o aluno utiliza menos tempo concentrado na leitura.

Resumidamente, o aluno que adota este método deve fazer resumos concisos da matéria em pequenos lembretes e espalha-los pelos cantos onde mais transita.

Dessa forma, o graduando poderá se lembrar constantemente da matéria e estar sempre trabalhando o aprendizado.

post-its coloridos colados na geladeira
Utilize a técnica de cantos das páginas para marcar conceitos importantes, tornando a revisão mais rápida e focada. (Reprodução/Shutterstock)

Estratégias para resumos eficazes

Agora que você já conhece os tipos de resumos mais utilizados, separamos estratégias gerais a serem utilizadas em qualquer resumo ou anotação, confira:

Anotações enquanto realiza a leitura Identificação dos conceitos-chave

De forma a otimizar o tempo, o graduando de odontologia deve prestar atenção a palavras que possam levar a outros temas ou demandem mais pesquisa.

Dessa forma, o aluno poderá utilizar a leitura, que já é o ponto inicial do resumo, como o principal apoio na hora das pesquisas complementares ou da escolha do modelo de resumo que mais se encaixa a você.

caderno aberto escrito "notes"
Faça anotações à mão enquanto lê, destacando informações relevantes para revisar posteriormente. (Reprodução/Unsplash)

Use cores e símbolos

Utilize cores e símbolos para estimular uma associação fácil ao tema. Ou seja, destaque de alguma forma cada detalhe que poderá compor um resumo ou possa ser associado a assuntos importantes.

Assim você poderá diminuir o tempo de pesquisa na hora de fazer o resumo.

folha com resumo escrito com diferentes cores
Ao fazer anotações ou resumos, utilize cores diferentes e símbolos para destacar informações importantes e relacionar conceitos relacionados. (Reprodução/Nela’s Blog)

Termos técnicos e definições importantes

Lembre-se que o intuito principal do resumo é o aprendizado. Portanto, escreva definições importantes e termos técnicos de forma que você possa entendê-los mais facilmente.

Procedimentos e protocolos relevantes

O graduando em odontologia deve dar atenção extra a procedimentos e protocolos relevantes, uma vez que serão utilizados no seu dia a dia profissional.

Portanto, deve se dar atenção especial, com uma explicação sucinta, mas clara das necessidades de cada assunto.

Relação com outros conteúdos estudados

Para facilitar a aprendizagem, estabeleça uma linha de raciocínio com os conteúdos que estão sendo estudados.

Coloque-os de forma que possa assimila-los e associa-los a outros temas.

Dessa forma, você terá um resumo compatível com a forma que pensa e com a matéria que precisa ser estudada. 

mulher estudando deitada no chão e anotando no caderno
Faça conexões entre o conteúdo do resumo e outros temas já estudados, fortalecendo assim sua compreensão global dos assuntos. (Reprodução/Unsplash)

Você aplica algumas dessas técnicas de estudos para fazer resumos na faculdade? Me conta qual dá mais certo para você e qual você quer testar!

*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.

Receba novidades
por e-mail

plugins premium WordPress

Solicite contato

Deixe seu nome e telefone no formulário abaixo, em breve receberá uma ligação de nossa equipe.