20 set 2023
EAPGOIAS, Fique Sabendo

Evidenciador de placa bacteriana: como escolher?

foto de dentista com epis

Não podemos negar que a saúde bucal é um aspecto fundamental da saúde geral e da qualidade de vida das pessoas.

Uma boa higiene oral previne o aparecimento de doenças como cáries, gengivite, periodontite, mau hálito e outras infecções que podem afetar não só a boca, mas também outras partes do corpo.

A escovação e o uso do fio dental são os principais hábitos diários para manter a saúde bucal em dia. A escovação remove os restos de alimentos e a temida placa bacteriana que se acumulam na superfície dos dentes e nas gengivas.

A placa bacteriana é uma camada fina e transparente que se forma sobre os dentes, devido à proliferação de bactérias oriundas da própria boca e saliva, associadas a restos de alimentos presos na superfície dos dentes. Por conta desse aspecto, também é chamada de biofilme.

Normalmente, essa placa é removida a cada escovação, no entanto, se a escovação for mal feita ou se a pessoa costuma esquecer de escovar os dentes, é possível que a placa se desenvolva.

E nesse caso, a placa evolui, causando problemas mais sérios, como tártaro dentário, cáries ou outras complicações.

Para ajudar na identificação da placa bacteriana desde seus primeiros estágios, existe no mercado produtos capazes de pigmentar a placa, evidenciando os locais onde está acumulada.

São os evidenciadores de placa bacteriana, tema do nosso artigo de hoje.

Se você deseja saber mais sobre esse assunto e se interessa por manter a saúde bucal em dia, continue lendo esse artigo que preparamos para aprofundar nos benefícios dos evidenciadores de placa bacteriana, tanto no uso diário, quanto nos consultórios odontológicos.

Continue conosco e boa leitura!

Leia mais: Qual a relação entre boa alimentação e a saúde bucal?

comparação de dentes antes e depois do evidenciador de placa bacteriana manchando/tingindo os dentes
O evidenciador de placa bacteriana é uma substância corante utilizada na odontologia para tornar visível a placa bacteriana presente nos dentes e tecidos bucais. (Reprodução/Adobe Stock)

 O que é um evidenciador de placa bacteriana?

O evidenciador de placa bacteriana, também chamado de revelador, é um produto que ajuda a identificar a presença de placa bacteriana nos dentes.

O produto contém um corante que se liga à placa bacteriana e a torna visível. Assim, o usuário pode ver onde precisa escovar melhor os dentes para eliminar a placa bacteriana.

O evidenciador de placa bacteriana pode ser usado por qualquer pessoa que queira melhorar a sua higiene oral e prevenir problemas dentários, incluindo as crianças que estão iniciando na autonomia com os cuidados bucais.

Além de ser divertido para as crianças, o evidenciador é bastante educativo, pois ensina a visualizar as áreas que foram menos cuidadas no momento da escovação.

Como informamos anteriormente, a placa bacteriana é invisível e o evidenciador ou revelador é um importante aliado de todos na prevenção à doenças bucais como cáries e gengivite.

Com os cuidados corretos e eliminando a placa por completo a cada escovação, é possível, tanto para pacientes quanto para dentistas, identificar melhor as áreas com mais necessidade de atenção.

evidenciador de placa bacteriana manchando/tingindo os dentes
O corante geralmente contém compostos como eritrosina, que se adere às bactérias e fluoresce sob luz ultravioleta ou luz negra. (Reprodução/Dentistry Today)

Por que utilizar evidenciador de placa bacteriana no começo da carreira?

Como o evidenciador de placa bacteriana é um produto que ajuda a identificar a presença de biofilme nos dentes dos pacientes, pode ser usado como uma ferramenta educativa e motivacional para melhorar a higiene oral e prevenir doenças periodontais.

Os dentistas em início de carreira devem usar o evidenciador de placa bacteriana nos seus pacientes por vários motivos:

– Permite avaliar a eficácia da escovação e do uso do fio dental, mostrando as áreas que precisam de mais atenção;

– Facilita a comunicação com o paciente ao explicar a importância de remover a placa bacteriana e os riscos associados ao seu acúmulo;

– Estimula o paciente a adotar hábitos saudáveis de higiene oral;

– Contribui para o diagnóstico precoce de problemas dentários, como cáries, gengivite e periodontite, permitindo intervenções mais simples e menos invasivas.

É claro que os dentistas mais experientes já conseguem fazer a identificação da placa bacteriana de forma assertiva usando o jato de ar com a seringa tríplice, no entanto, o revelador é uma opção muito interessante para quem está iniciando na carreira.

O uso do evidenciador de placa bacteriana é uma prática simples, rápida e barata que oferece ao dentista mais uma ferramenta para uma profilaxia ainda mais eficiente.

Por isso, os dentistas em início de carreira devem incorporá-lo na sua rotina clínica e educar os seus pacientes sobre a sua importância.

desenho evidenciador de placa bacteriana manchando/tingindo os dentes
A aplicação do evidenciador de placa bacteriana é comumente realizada após a profilaxia dental para permitir uma visualização mais precisa da placa remanescente. (Reprodução/WikiHow)

Quais as formas de aplicar o evidenciador de placa?

A aplicação dos evidenciadores de placa pode ser de diversas formas, todas elas muito simples, variando apenas em relação à apresentação do produto e às instruções do fabricante.

Na forma líquida ou em gel, pode ser aplicado sobre os dentes com a ajuda de um cotonete ou algodão, até que se revele a coloração. Em seguida, a pessoa deve fazer um bochecho para tirar o excesso.

Como enxaguante bucal, é só bochechar o produto por um tempo entre 30 segundos e um minuto e desprezar o líquido, lembrando de jogar água corrente na pia para não manchar. Depois, é só tirar o excesso com água.

Há uma versão do evidenciador de placa em pastilha. Neste caso, é só friccionar a pastilha contra os dentes até que ela seja totalmente dissolvida e bochechar para tirar o excesso.

Observe que as áreas em que a coloração permanecer, são as áreas em que a placa bacteriana está formada e precisa de atenção. Após cada aplicação, independente do formato escolhido, basta realizar a escovação para eliminar a placa e o produto.

Lembre-se: não é indicado engolir o evidenciador, portanto, é importante redobrar a atenção em caso de uso por crianças.

evidenciador de placa bacteriana manchando/tingindo os dentes
A placa bacteriana evidenciada aparece como áreas coloridas ou fluorescentes nos dentes e nas superfícies mucosas da boca, facilitando a identificação das áreas onde a higiene bucal precisa ser melhorada. (Reprodução/Liberty Village Dental)

Como remover a placa bacteriana?

Quando a placa bacteriana está em estágio inicial, pode ser removida facilmente através dos hábitos corriqueiros de higiene: a escovação adequada, associada ao uso do fio dental.

No caso de placas evoluídas, que não foram eliminadas em seu estágio inicial, é possível que tenham se transformado em tártaro, de forma que não é possível tratar em casa.

O tártaro exige um tratamento de profilaxia em consultório odontológico. No processo, o tártaro é removido e uma limpeza completa é realizada nos dentes.

mulher escovando os dentes
A técnica do evidenciador de placa bacteriana é uma ferramenta educacional valiosa para ensinar pacientes sobre a importância da escovação e do uso do fio dental adequados. (Reprodução/Freepik)

Como escolher o evidenciador de placa bacteriana ideal?

Há diversos modelos de evidenciadores,em diversas apresentações, como soluções líquidas, géis e pastilhas.

Não há uma recomendação mais forte entre todos pelos dentistas, de forma que a escolha deverá levar em consideração o seu caso. A quantidade de placa e a facilidade de aplicação podem ser critérios interessantes.

Para essa escolha, o paciente deve analisar a sua rotina e entender qual dos produtos poderá ter maior alcance na sua região oral.

De qualquer forma, o dentista poderá orientar a escolha, caso o paciente deseje ajuda profissional.

Principais modelos de evidenciadores de placa

Como mencionamos, há grande variedade de modelos no mercado, desde os mais simples até aqueles em que é possível até mesmo identificar em que estágio está a placa, se mais recente ou se uma placa já em estágio mais avançado.

Confira os principais modelos a seguir:

  • Evidenciador de Placa Angie: em formato de gotas, seu principal diferencial é permitir a placa em duas fases distintas. Em fase inicial, se forma a coloração cor-de-rosa, em estágio mais avançado, azul;
  • Evidenciador de Placa Eviplac: é disponibilizado em solução líquida ou pastilhas e tem a coloração magenta que contrasta muito bem com os dentes;
  • Evidenciador Eviform: existem em duas versões líquidas, uma para uso doméstico e outra apenas para uso em consultório pela alta capacidade corante. Ideal para casos com escovação notadamente insuficiente, como pacientes infantis ou em tratamento ortodôntico.
  • Evidenciador de placa Visuplac: em gotas e com ótimo custo benefício, destaca a placa com rapidez, mas deve ser usado apenas pelos dentistas;
  • Evidenciador de placa Tri Plaque Gel: tem consistência especial, em gel, que não escorre na boca e, por isso, tem fácil aplicabilidade. Seu diferencial especial é identificar três estágios de evolução da placa (rosa: estágio inicial, púrpura ou azul: placa madura, azul claro: biofilme produzido por ácidos).
sorrindo com evidenciador de placa bacteriana manchando os dentes
A utilização regular do evidenciador de placa bacteriana pode ajudar a prevenir a formação de placa excessiva, que é um precursor comum de cáries e doenças periodontais. (Reprodução/Teeth Talk Girl)

Cuidados e precauções ao usar um evidenciador de placa bacteriana

Já vimos que os reveladores de placa bacteriana são substâncias que colorem a placa dental, facilitando a sua visualização e remoção e que podem ser usados como um recurso educativo para melhorar a higiene bucal. No entanto, seu uso exige alguns cuidados simples.

Conforme mencionamos, não é adequado engolir o revelador, portanto, se atente ao produto adequado para a sua idade ou do seu filho, até porque eles variam na forma de aplicar e na intensidade do corante.

Observar o rótulo é muito importante para conferir se não tem alguma substância à qual o paciente é alérgico. O dentista pode contribuir para esse entendimento.

Outro fator importante é seguir adequadamente as instruções de uso para obter os melhores resultados. Leia atentamente a bula ou a embalagem do produto e siga as orientações sobre a quantidade, o tempo e a forma de aplicação. Não use o produto com mais frequência ou por tempo maior do que o recomendado.

Como são altamente corantes, podem manchar os dentes, a língua, os lábios, as gengivas e outras partes da boca, além de roupas, toalhas e superfícies. Por isso, é importante usar o produto com cuidado e evitar o contato com objetos que possam ser danificados.

As manchas na boca costumam sair com a escovação e o uso do fio dental, mas podem demorar alguns dias para desaparecer completamente. Se as manchas persistirem ou incomodarem, procure o seu dentista.

Por último, lembre-se que o revelador de placa bacteriana é um complemento da higiene bucal, ele não substitui a placa, apenas indica onde está acumulada para que você, através da escovação e do uso do fio dental, possa removê-la.

Após usar o revelador de placa, é essencial escovar bem os dentes e remover toda a placa.

homem com cabelo cacheado passando fio dental
O evidenciador de placa bacteriana é amplamente utilizado por dentistas para avaliar a eficácia das técnicas de higiene oral de seus pacientes. (Reprodução/Freepik)

Agora que trouxemos estas informações, é possível cuidar ainda melhor da sua boca, lançando mão desse produto muito eficiente para a saúde bucal.

Esperamos que esse artigo tenha sido tão útil quanto os demais textos que temos em nosso blog. Compartilhe e acesse!

Referências:

https://sorrisologia.com.br/w/tipos-de-reveladores-de-placa-bacteriana_a8357

https://blog.dentalspeed.com/tudo-sobre-evidenciadores-de-placa-bacteriana/

https://oraldents.com.br/evidenciador-de-placa-bacteriana/#Como-usar-o-evidenciador-de-placa-bacteriana

https://blog.angelus.ind.br/evidenciador-de-placa-bacteriana/

*O texto acima não foi escrito por cirurgião dentista, portanto a EAP não se responsabiliza pelas informações, uma vez que não possuem caráter científico.

Receba novidades
por e-mail

plugins premium WordPress

Solicite contato

Deixe seu nome e telefone no formulário abaixo, em breve receberá uma ligação de nossa equipe.