01 set 2023
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Como fidelizar os pacientes da clínica odontológica? 9 Passos!

dentista com os epis apertando a mão de paciente mulher

Todos os dias milhares de pessoas precisam de atendimento odontológico, por que eu vou me preocupar com marketing, divulgação e fidelização de pacientes?

Se você tem esse pensamento, está na hora de mudar com urgência.

Assim como milhares de pessoas precisando de atendimento, também há diversas clínicas e profissionais no mercado e, atualmente, fidelizar os pacientes de uma clínica odontológica não é tão fácil.

Realizar um bom trabalho já é o que se espera do profissional, portanto, é importante criar estratégias de encantamento para fazer com que os clientes voltem a procurar o seu atendimento.

E isso é importante para garantir uma agenda cheia e um retorno financeiro dentro do esperado. Além disso, os pacientes fidelizados geralmente indicam o tratamento com a clínica em que confiam, o que gera mais atendimentos e mais crescimento para o profissional.

Mas como fazer com que as pessoas voltem a marcar consultas e tratamentos com você? E mais, como transformá-las em promotoras da sua marca, indicando o seu trabalho para outras pessoas?

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como fidelizar os pacientes da clínica odontológica, mostrando a importância de oferecer um atendimento de excelência, personalizado, acompanhado de um relacionamento próximo e humanizado.

Além disso, também traremos a importância de investir em estratégias de marketing, especialmente o digital.

Se interessou pelo tema?

Acompanhe o texto até o final para receber todas essas dicas. Boa leitura!

Leia mais: Como divulgar seu consultório odontológico nas redes sociais?

dentistas em um consultório conversando e anotando algo em prancheta enquanto estão com as máscaras abaixadas.
O sucesso na fidelização de pacientes em clínicas odontológicas está intrinsecamente ligado à prestação de serviços de alta qualidade e ao estabelecimento de relacionamentos sólidos com cada indivíduo. (Reprodução/Freepik)

Como fidelizar os pacientes no consultório?

A experiência dos clientes começa antes de ele chegar ao seu consultório, por meio do atendimento que ele terá no momento da marcação da consulta.

Inclusive, até mesmo antes disso, quando o cliente começa a busca por um profissional para realizar o tratamento, ele já pode consultar as redes sociais ou parentes e amigos próximos para receber indicações e começar a pesquisar.

Portanto, não esqueça de que qualquer contato que o paciente tenha com a sua marca é uma grande oportunidade para que você possa encantá-lo. E, normalmente, o paciente que se encanta, permanece fiel ao profissional.

Dito isso, traremos a seguir muitas dicas para você fidelizar os pacientes da sua clínica odontológica e promover o seu crescimento.

Invista na sua presença online

A presença online serve tanto para divulgar os serviços como construir autoridade para uma clínica ou profissional da odontologia.

A estratégia de marketing certa aumenta a visibilidade, credibilidade e faz com que o consultório seja lembrado como referência na área, gerando mais procura.

Um site, um blog e os perfis nas redes sociais podem ajudar muito a alcançar mais pessoas interessadas no serviço.

Quando o profissional se posiciona nas redes, fortalece a sua marca pessoal e a do consultório, gerando boa reputação e virando referência, através da disponibilização de conteúdos informativos relevantes.

Além disso, os meios digitais são mais uma forma de contato com os possíveis clientes, em que é possível interagir, responder a dúvidas, pedir depoimentos e oferecer promoções, se for o caso.

Um exemplo muito interessante, além do site próprio e das redes sociais como Instagram, Youtube, é o Google Meu Negócio, ferramenta gratuita que oferece a possibilidade de aparecer de forma mais completa nos resultados de busca pelo seu serviço no Google.

Nela você pode incluir telefone, endereço, imagens e as pessoas podem deixar depoimentos, o que é uma boa prova social para o seu consultório. Só vantagens.

dentista no fundo e paciente sentada na cadeira sorrindo e tirando selfie
Plataformas de mídia social, um site otimizado e campanhas de marketing digital são essenciais para alcançar, envolver e reter os pacientes. (Reprodução/Freepik)

Humanize o atendimento

Os tratamentos odontológicos são tradicionalmente algo que causa medo ao paciente. No entanto, com um ambiente acolhedor e um tratamento humanizado, é possível que os pacientes se sintam acolhidos e confiantes.

A humanização do atendimento no consultório odontológico é uma forma de valorizar o paciente e oferecer um serviço de qualidade.

Uma comunicação adequada e empática, respeito, ética profissional e a individualização do tratamento contribuem para aumentar a confiança dos pacientes no profissional, reduzindo o estresse e a ansiedade e, em contrapartida, aumentando a satisfação com o atendimento recebido.

A humanização não é um aspecto pontual, é a percepção do paciente como um ser integral, com expectativas e sentimentos que merecem ser respeitados em cada momento.

Experiência personalizada

No mundo atual, todos queremos nos sentir especiais. O atendimento personalizado faz com que o seu paciente se sinta exatamente assim.

Isso significa que ele precisa olhar para o atendimento que está recebendo e enxergar as suas necessidades sendo priorizadas de forma única e diferenciada.

Ao oferecer um serviço personalizado, o dentista demonstra que se preocupa com as necessidades e expectativas de cada paciente e busca oferecer soluções adequadas para cada caso.

Não há quem não volte a um lugar onde se sentiu especial, não é mesmo?

alunos da eap goiás fazendo procedimento em paciente
Alunos da pós-graduação da EAP Goiás. Se especializar é importante para trazer atendimento de maior qualidade!

Programas de fidelidade

De forma mais prática, os programas de fidelidade são uma boa opção para fazer com que o seu consultório seja a escolha daquele paciente quando ele precisar novamente de tratamento odontológico.

Essa é uma estratégia de marketing que visa recompensar os clientes que marcam consulta com frequência ou indicam novos clientes para o consultório odontológico.

O objetivo é aumentar a fidelização dos clientes, estimulando-os a retornar e a recomendar o dentista para o seu círculo familiar e de amizade por meio de recompensas que podem ser um programa de pontos, descontos, brindes ou outros.

Um programa de fidelidade bem planejado e executado pode trazer resultados positivos para o consultório odontológico, aumentando a receita e a carteira de clientes.

Feedback

Os feedbacks dos clientes são informações valiosíssimas para que o consultório entenda os desejos do seu público alvo e possa ajustar seu atendimento para a melhor experiência dele.

Com os retornos dos pacientes, é possível identificar pontos de melhoria, ajustar estratégias, construir um relacionamento de confiança e transparência, além de obter informações importantes que ajudarão a se diferenciar da concorrência e promover inovações.

paciente no dentista sorrindo e com os dois polegares para cima em sinal de aprovação
A coleta e análise sistemática de feedbacks dos pacientes, seja por meio de pesquisas de satisfação pós-tratamento ou avaliações online, desempenha um papel crucial na fidelização. (Reprodução/Freepik)

Construa um ambiente aconchegante

Não apenas o consultório, mas a sala de espera devem ser aconchegantes, para que seu paciente se sinta bem nos aspectos sensoriais também, como cadeiras confortáveis, sensação de ambiente limpo, som ambiente, entre outros detalhes que fazem a diferença.

As cores na decoração também contribuem para a criação de uma atmosfera de tranquilidade, assim como a distração como livros e revistas novas e interessantes também ajudam a distrair.

Comunicação eficiente

Uma comunicação eficiente repercute na qualidade e aderência do paciente ao tratamento, além da sensação de estar sendo ouvido, validado e atendido em suas questões.

Na comunicação mais próxima, os anseios e dúvidas dos pacientes ficam mais claros e, assim, o profissional pode ser mais exato na descrição dos sintomas, diagnóstico e proposta de tratamento.

Em termos mais práticos, a comunicação também ajuda, haja vista que a clínica pode investir em mensagens assertivas e diretas que reforcem a lembrança do cliente em relação à clínica ou consultório.

alunos da eap goiás fazendo procedimento em paciente senhor, todos usando epis
Alunos da pós-graduação da EAP Goiás.

Acompanhamento pós-tratamento

As possibilidades de fidelização não se encerram quando o paciente deixa a clínica após o tratamento, muito pelo contrário.

O acompanhamento traz a sensação de importância e o paciente se sente muito bem cuidado quando a clínica ou profissional passam mensagens sobre cuidados bucais ou lembretes sobre os procedimentos e cuidados que devem ser realizados após o tratamento.

Utilize de automações

É possível fortalecer a relação com os pacientes sem precisar gastar horas enviando mensagens para cada contato.

Por meio das automações em aplicativos de troca de mensagens ou emails, essa interação se dá de forma rápida, eficiente e automática.

Mensagens de aniversário, lembretes com datas e horários das consultas e interações pós tratamento podem ser feitas com muita facilidade e contribuir para ajudar no fortalecimento da relação com os pacientes.

homem de camisa azul digitando no celular em um escritório
A implementação de sistemas de automação personalizados, como lembretes de consulta automatizados e acompanhamento pós-tratamento, não apenas otimiza a eficiência operacional, mas também melhora a experiência do paciente. (Reprodução/Freepik)

Esperamos que essas dicas ajudem a tornar o seu consultório mais apto a fidelizar os pacientes e, assim, garantir um crescimento orgânico e duradouro.

Atualmente, não há como esquecer que os consumidores estão cada vez mais exigentes e que a oferta de serviços, por melhores que sejam, devem estar acompanhados de uma experiência holística e integral, que encante.

Temos diversos outros artigos em nosso blog, com muitas dicas para estudantes e profissionais da odontologia, acesse e obtenha muita informação relevante para o seu sucesso profissional.

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Referências:

https://www.dentaloffice.com.br/tudo-sobre-fidelizacao-de-pacientes/

https://compass3d.com.br/dicas-para-atrair-e-fidelizar-pacientes-para-o-seu-consultorio-odontologico/

http://laudonline.com/blog/8-passos-para-fidelizar-seus-pacientes/

https://prontuarioverde.com.br/blog/odontologia/comunicacao-na-odontologia/

https://www.zendesk.com.br/blog/feedback-clientes/

*O texto acima não foi escrito por cirurgião dentista, portanto a EAP não se responsabiliza pelas informações, uma vez que não possuem caráter científico.

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