27 abr 2023
EAPGOIAS, Fique Sabendo

Qual a importância da pesquisa científica na odontologia?

estudante de odontologia estudando||||||||

Mesmo estando em um mundo altamente conectado, com um turbilhão de informações tão próximas quanto à palma da mão, ainda há diversas áreas que podem ser entendidas e melhoradas para melhorar o bem estar das pessoas. Por isso, iremos falar da pesquisa científica na odontologia.

Então, no artigo abaixo trouxemos a importância do campo cientifico para evolução da odontologia e da sociedade como um todo. Leia e saiba mais detalhes.

dentista mostrando papéis e sorrindo para paciente
A pesquisa científica é fundamental para avançar o conhecimento em Odontologia e aprimorar as práticas clínicas.

O que é pesquisa científica?

Em suma, pesquisa cientifica é um processo sistemático, que conforme um passo a passo definido em um método, constrói-se conhecimento humano.

A partir desse conhecimento é possível ampliar, detalhar e até refutar dados e outras informações verificáveis.

De maneira geral, podemos colocar os seguintes itens como objetivos de uma pesquisa cientifica:

  • Avaliar a validade de uma hipótese;
  • Reunir conhecimento e descobertas substantivas para compartilha-las de maneira adequada;
  • Ajudar a gerar perguntas para consultas adicionais;
  • Melhorar a sociedade por meio do avanço do conhecimento.

Em suma, as pesquisas científicas poderão se dividir em três:

  • Exploratória, que normalmente é utilizada para lidar com novas áreas problemáticas. Nesse tipo, os pesquisadores fazem estudos exploratórios para analisar grupos de perguntas. As respostas e analises podem não oferecer uma conclusão para o problema percebido;
  • Descritiva, que busca ampliar o conhecimento sobre questões atuais por meio de um processo de coleta de dados;
  • Explicativa, que é conduzida para entender o impacto de mudanças especificas nos procedimentos padrão existente.
mulher lendo revista
A realização de pesquisas em Odontologia é importante para o desenvolvimento de novos materiais e técnicas que possam beneficiar os pacientes.

Qual a importância da pesquisa científica para a sociedade?

Conforme pode ser visto através dos objetivos supracitados, uma pesquisa cientifica representa um avanço enorme para sociedade como um todo.

Então, isso se deve ao fato dela ser uma ferramenta que constrói conhecimento, facilita o aprendizado e responde questões não antes respondidas.

Dessa forma, ao promover pesquisas, é possível encontrar, avaliar e aproveitar oportunidades que, ao mesmo tempo em que promovem uma melhora na vida do cidadão, também possibilitarão a criação de negócios bem sucedidos, com melhores serviços prestados e oportunidades ainda inexploradas.

De certa forma, a pesquisa cientifica é fundamental para impulsionar o progresso nas mais diversas áreas, indo desde a economia até o bem estar e a saúde.

mulher trabalhando em laboratório
A realização de pesquisas científicas em Odontologia pode ajudar a identificar fatores de risco e aprimorar as estratégias de prevenção de doenças bucais.

Como a pesquisa científica ajuda na formação dos estudantes de odontologia?

Como o profissional em formação que é, o estudante de odontologia precisa aprender o maior número de informações relevantes para sua área.

Dessa forma, ele estará apto a prestar ou orientar sobre os mais diversos serviços que um profissional de odontologia possa fazer.

As pesquisas científicas vão de encontro com o que foi dito acima, uma vez que elas reunirão informações e perguntas que representarão um avanço para área.

Assim, sendo possível inclusive, que o profissional utilize essas informações para base de outras perguntas que possam gerar novas pesquisas e novos procedimentos que representam um avanço constante na vida do estudante e na odontologia em si. 

dentista loira segurando tablet
A pesquisa científica em Odontologia pode ser um fator importante na melhoria da formação acadêmica e profissional dos estudantes e profissionais da área.

Como os profissionais de odontologia podem contribuir para a pesquisa científica em sua prática diária?

Os profissionais da odontologia podem contribuir tanto com a experiência trazida pelos mais diversos casos, quanto pelas informações retiradas de cada caso.

Essas informações podem servir como dados que serão amostrados e utilizados para responder e, ou fazer perguntas que posteriormente podem beneficiar as pesquisas científicas.

pesquisa em laboratório com diversos potinhos
A realização de pesquisas em Odontologia pode contribuir para o aprimoramento contínuo da prática clínica e para a busca da excelência no atendimento aos pacientes.

Odontologia e Pesquisa Científica

Conforme pode notar, a odontologia e a pesquisa cientifica caminham juntas para a evolução dos serviços prestados. Então, elencamos alguns paralelos entre os dois, confira:

Como a pesquisa científica impacta a prática odontológica?

O impacto das pesquisas científicas na parte prática da odontologia é bem amplo.

Uma vez que as elas podem aumentar o conhecimento sobre os procedimentos que já existem, ocasionando uma melhora no tratamento e um avanço para a especialidade como um todo.

E além da melhora, também podemos mencionar como outro lado facilitador das pesquisas odontológicas, a base de dados para trabalhos em casos específicos e até raros.

Como existem áreas ainda pouco exploradas, que carecem de atenção para maior desenvolvimento, é possível que no momento que o profissional se deparar com um caso diferente, ele busque orientação nessas pesquisas. 

homem mais velho sério olhando para tablet
A pesquisa científica em Odontologia pode ajudar a identificar tendências e novas perspectivas para a área, promovendo a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

A pesquisa científica e a qualidade dos materiais odontológicos

Os materiais utilizados na odontologia precisam ter um embasamento cientifico para comprovar sua eficácia e eficiência. Dessa forma, as pesquisas científicas são fundamentais para manutenção de equipamentos tão evoluídos quanto os procedimentos que os necessitam.

Desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para doenças dentárias

Além da melhora na qualidade dos materiais, como mencionado no tópico anterior, também precisamos mencionar o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para doenças dentarias.

Como, por exemplo, na área de implantodontia. Se voltarmos ao passado é possível ver que implantes dentários existem há alguns séculos.

No entanto, recentemente vimos grandes avanços, como nas técnicas de enxertia, de planejamento virtual e a da cirurgia guiada.

Desse modo, é fundamental que todo dentista nunca pare de estudar, para se manter atualizado quanto a avanços como os citados acima.

Desenvolver materiais odontológicos mais seguros e duráveis

Como já deve ter percebido, a abrangência das pesquisas odontológicas atinge todos os campos, indo inclusive à parte dos materiais.

Cientistas e estudantes estão diretamente ligados à melhora dos materiais, tanto na parte estética, quanto na parte de durabilidade e sustentabilidade.

garota escrevendo e estudando
A realização de pesquisas pode contribuir para aprimorar a eficácia dos tratamentos odontológicos e reduzir os riscos de complicações.


Melhorar a experiência do paciente no tratamento odontológico

Transcendendo a parte física de qualquer tratamento, os testes científicos chegam até melhora da experiência do paciente durante suas consultas.  Podemos citar a odontologia humanizada como um grande exemplo desse tipo de avanço.

Desse modo, o conceito de odontologia humanizada foi trazido através de pesquisas que notaram uma melhora no bem estar do paciente que era atendido com práticas menos tradicionais, que só buscavam resolver o problema físico que ele trazia consigo. 

Nesse conceito, busca-se transmitir mais confiança ao paciente com mudanças que vão desde o modo de fala até a forma de conduzir a consulta ou procedimento. 

Trazer avanços tecnológicos

Por fim, é claro que não poderíamos deixar citar os avanços tecnológicos que as pesquisas puderam trazer a odontologia.

Nesse campo, podemos ver mudanças que vão desde a agregação de novas ferramentas em procedimentos até a programas e softwares que proveem um tratamento mais eficaz e mais seguro para paciente e profissional.

pessoa digitando em notebook
A realização de pesquisas em Odontologia pode contribuir para aprimorar a eficácia dos tratamentos odontológicos e reduzir os riscos de complicações.

Enfim, o que você acha mais importante sobre a pesquisa científica na odontologia?

*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.

Receba novidades
por e-mail

plugins premium WordPress

Solicite contato

Deixe seu nome e telefone no formulário abaixo, em breve receberá uma ligação de nossa equipe.