23 ago 2023
EAPGOIAS, Fique Sabendo

Lentes em Resina Composta: Como Funcionam e Suas Vantagens

dentista colocando lente em frente a dente de paciente

Ter um sorriso bonito, natural e com dentes bem branquinhos e alinhados é um sonho para muitas pessoas. Já ouviu falar de lentes em resina composta?

Porque quando se fala em dentes perfeitos, atualmente, só se pensa em lentes de porcelana, um procedimento que infelizmente não está ao alcance de todos.

Mas engana-se quem pensa que as lentes de porcelana são a única opção para conseguir um sorriso bonito.

Há materiais que garantem resultados estéticos similares, como a resina composta, cujo tratamento é mais acessível do que a porcelana. 

Quer conhecer mais sobre a resina composta e como ela pode te ajudar a ter um sorriso perfeito? Continue lendo esse artigo que preparamos para trazer todas essas informações.

Leia mais: Desgaste Dentário: Principais Causas e Tratamentos

dentista colocou lentes na frente do dente da paciente para ver qual tom combina mais com os dentes naturais
Representam uma abordagem minimamente invasiva para a correção estética de dentes anteriores, oferecendo resultados naturais e duradouros. (Reprodução/Freepik)

O que são Lentes em Resina Composta?

A lente em resina ou facetas de resina são camadas finas de resina que encobrem a parte frontal dos dentes com a finalidade estética. As lentes disfarçam completamente manchas, fraturas, trincas ou aquela aparência desgastada dos dentes.

Por conta disso, é indicada para tratar questões estéticas e restabelecer as funções do dente. Dentre as indicações está a modificação da forma dos dentes, correção de defeitos e manchas, modificação da cor e reconstrução de fraturas e lesões provocadas por cáries.

A aplicação é feita no próprio consultório, sendo que não necessariamente o dentista precisará desgastar a superfície do dente para realizar o procedimento.

metade dos dentes com lentes em resina composta e metade sem
A aplicação de lentes em resina composta demanda habilidades precisas em esculpir e estratificar camadas de material, visando a reprodução da translucidez e opalescência características dos dentes naturais. (Reprodução/Dentista em Santos – Odontologia)

Quais resultados esperar nesse tratamento?

A lente em resina é uma alternativa rápida e que garante a correção estética de diversos problemas nos dentes.

Certamente, o sorriso do paciente ganha uma versão muito mais bonita e com aparência natural. Seus resultados estéticos são próximos aos da versão em porcelana, que é bastante conhecida.

No caso das resinas, o tratamento pode ser realizado em uma única consulta de correção da cor e do formato dos dentes sem necessitar desgastá-los.

O preço é acessível?

As lentes em resina são até quatro vezes mais baratas do que a versão em porcelana.

Isso é possível porque para confeccioná-las não é necessário um laboratório de prótese dentária que faça a lente e entregue pronta ao dentista, o que encarece bastante o procedimento.

Como é aplicada camada a camada sobre a superfície estética e visível dos dentes, pelo próprio dentista, além de ser eficaz, o procedimento também acaba sendo bem mais barato.

A técnica é similar à que os dentistas usam para fazer restaurações dentárias com resina.

foto de antes e depois com lentes em resina composta
A personalização das lentes de contato em resina composta envolve a consideração de fatores como forma, tamanho, cor e textura, a fim de atingir uma harmonia estética com o sorriso do paciente. (Reprodução/ND Mais)

Vantagens das Lentes em Resina Composta sobre Outros Tratamentos

O tratamento com as lentes em resina composta é uma alternativa mais rápida, embora tenha resultado estético excelente. Pode ser realizada em apenas uma consulta, a depender da quantidade de dentes envolvida.

Em média, tratamentos realizados com porcelana exigem entre 10 a 14 dias de espera.

Uma outra vantagem desse procedimento é que ele pode ser realizado sem desgastar os dentes.

Mas o melhor de tudo é o preço, mais barato em comparação com as facetas de porcelana.

Vale ressaltar que, atualmente, as resinas de alta qualidade são reforçadas com partículas de cerâmica, trazendo ainda como vantagens a facilidade para reparo e recursos estéticos ilimitados para reconstruir a cor e forma dos dentes.

foto de antes e depois com lentes em resina composta
Apresentam vantagens na preservação de estrutura dental, uma vez que exigem mínimo desgaste, promovendo uma alternativa conservadora para a estética dental. (Reprodução/Blog Odontoclinic)

Como saber se a lente de contato dental ou lente de resina é melhor para meu caso?

A pessoa adequada para ajudar a decidir se a faceta em resina é mais indicada do que as outras técnicas é o dentista, que poderá fazer uma avaliação detalhada.

Tanto o procedimento com resina quanto com cerâmica têm indicações parecidas, mas a durabilidade do material difere. A resina perde brilho e cor mais rápido do que a cerâmica.

Outras diferenças têm relação com as informações que trouxemos, como preço e velocidade do tratamento.

foto de colocando resina no dente do paciente
A utilização de resinas compostas de última geração, combinada com protocolos de polimerização avançados, resulta em lentes de contato dentais que resistem ao desgaste e mantêm a integridade estética ao longo do tempo. (Reprodução/Eclinic Odontologia)

Dicas para cuidar das lentes em resina composta

Apesar de não haver grandes estudos sobre a durabilidade das facetas de resina, acredita-se que podem durar entre 5 e 10 anos.

Para mantê-las em bom estado por mais tempo, é preciso observar alguns cuidados, como boa escovação e uso de fio dental.

Para não correr o risco de danificar, é importante não usar os dentes para abrir embalagens e interromper manias como roer unhas ou mastigar objetos plásticos.

É possível realizar uma manutenção anual efetuando novo polimento para que a superfície permaneça lisinha e não haja a necessidade de troca de todo o revestimento.

Closeup de pessoa colocando pasta dental na escova de dentes
O sucesso das lentes de contato dentais em resina composta está diretamente relacionado à expertise do profissional em planejamento, preparo, estratificação e acabamento para alcançar um sorriso natural e radiante. (Reprodução/Pexels)

Sendo dentista, como me aperfeiçoar nessa área de lentes de resina?

O dentista pode fazer uma especialização para atuar nessa área da estética reparadora.

A EAP Goiás oferece um curso completo que prepara o aluno para entender tudo sobre odontologia estética, com foco na morfologia, cor e estratificação de resinas.

Este curso permite que o aluno esteja apto para realizar procedimentos complexos  com excelência na área de estética restauradora.

Com equipe docente experiente, o curso é a melhor opção para preparar o dentista nessa jornada da odontologia estética.

Se o seu interesse está nessa área de atuação, conte com a EAP Goiás para a sua formação.

Aluna da pós-graduação de odontologia da EAP Goiás fazendo procedimento em paciente
Aluna da pós-graduação de odontologia da EAP Goiás.

Gostou desse artigo? Compartilhe com outras pessoas.

Referências:

https://trindadeodontologia.com/blog/lente-de-contato-dental-ou-faceta-de-resina/

https://ndmais.com.br/saude/voce-sabia-que-lentes-dentais-em-resina-composta-deixam-procedimento-mais-economico/

https://eapgoias.com.br/curso/lentes-em-resinas-compostas-dominio-dos-principios-da-morfologia-cor-e-estratificacao/

*O texto acima não foi escrito por cirurgião dentista, portanto a EAP não se responsabiliza pelas informações, uma vez que não possuem caráter científico.

Receba novidades
por e-mail

plugins premium WordPress

Solicite contato

Deixe seu nome e telefone no formulário abaixo, em breve receberá uma ligação de nossa equipe.