Fundamental para a atuação de qualquer dentista, a cadeira odontológica demanda um investimento relativamente alto e tem peculiaridades que variam de acordo com cada modelo.
Justamente pela quantidade de detalhes e pelo custo, é que cada modelo precisa ser entendido, de forma que a compra seja assertiva e gaste o mínimo.
Pensando no que foi dito, criamos o artigo para ajudá-lo na escolha desse equipamento tão importante para exercer sua profissão. Portanto, leia e esteja apto para fazer a melhor escolha.
(Reprodução/Pixabay)
Tipos de cadeira odontológica
Buscando atender as particularidades de cada dentista, as cadeiras odontológicas podem se dividir em três variações:
Semi automática
Em suma, a diferenciação entre os três modelos acontece na forma como a cadeira se movimenta. No caso das cadeiras semi automáticas, é possível mudar a altura da cadeira sem esforço do profissional.
Totalmente automática
Já no caso das cadeiras totalmente automáticas, além do controle de subida e descida serem automáticos como na anterior, também se inclui a regulagem de encosto na movimentação sem esforço.
(Reprodução/Pixabay)
Totalmente automática com volta zero
Contanto com mais um aditivo, além das funções que as duas anteriores executam, a cadeira odontológica totalmente automática com volta zero tem botão de posição supina e volta zero.
Características a considerar das cadeiras odontológicas
Existem características importantes a serem observadas em qualquer cadeira, e provavelmente qualquer uma lhe atenderia minimamente. No entanto, é preciso ressaltar que antes de optar pela mais barata, é preciso pensar no longo prazo, ou seja, se faça essas duas perguntas simples:
- Em quanto tempo eu precisarei trocar de equipamento?
A reposta simples, as cadeiras odontológicas são feitas para durar muito tempo. Portanto, a não ser que queira ou faça mau uso, você não precisará trocar de cadeira em muitos anos.
- Qual a sensação você quer ter ou a passar aos seus pacientes?
Normalmente, a cadeira odontológica é o local que o paciente e você passarão mais tempo. Então, subentende-se que é um dos locais mais marcantes para ambos.
Respondida essas duas perguntas, observe os seguintes quesitos:
Ergonomia da cadeira odontológica
Como dito anteriormente, a cadeira é onde você e o paciente passarão a maior parte do tempo, então ela deve ser confortável para ambos.
E além do conforto, opte por um equipamento que facilite o acesso ao paciente e se encaixe ao seu modo de atender em particular.
Um exemplo, se pensarmos em um dentista mais alto do que a média, é possível prever que a cadeira precisa ficar mais alta. Portanto, é ideal para o bem-estar do profissional que ela permita esse ajuste.
Largura da cadeira odontológica
A largura da cadeira é mais um item que vai contribuir para o conforto do paciente.
Portanto, observe sua especialidade, como por exemplo, os profissionais da odontopediatria que precisam escolher tamanhos que sejam compatíveis com seus pacientes.
Além dos odontopediatras, outras especialidades precisam observar quais procedimentos serão mais frequentes e como o tamanho da cadeira, comprimento e largura, contribuirão para o sucesso desses procedimentos.
(Reprodução/Freepik)
Materiais para a estofaria
A estofaria também é um detalhe importante na hora da escolha da sua cadeira. Observe detalhes como:
- Conforto que o paciente encontrará ao usa-la. Isso é muito importante, uma vez que o paciente poderá ficar deitado por um tempo considerável durante os procedimentos;
- Cor. Mesmo que a cor mais comum seja a branca, há alguns profissionais que optam por outras cores, o que não é um problema, desde que a combinação cadeira e consultório passem uma boa imagem ao paciente;
- Estofamento sem costuras. Visto que, eles acumulam menos sujeiras e são mais fáceis de limpar. Portanto, uma alternativa mais higiênica.
(Reprodução/Freepik)
O que a loja oferece de assistência e garantia?
Como foi mencionado anteriormente, a cadeira odontológica é uma ferramenta cara, porem, muito durável.
Essa longa durabilidade não é um indicativo de que a cadeira nunca terá uma peça ou funcionalidade apresentando algum desgaste com o decorrer do tempo.
E justamente por isso, é ideal que no momento de escolher uma cadeira odontológica, o profissional opte por fornecedores que ofereçam assistência técnica e até mesmo garantia estendida.
Assim, no momento de necessidade, o profissional incorrerá no menor impacto possível.
O tamanho dela é compatível com o do seu consultório?
Também é comum que durante uma compra o profissional se concentre tanto no conforto do paciente que acaba esquecendo-se de um detalhe tão importante quanto à compatibilidade entre a cadeira e o consultório.
Conforme ressaltamos no nosso artigo sobre as normas da vigilância sanitária para consultórios, a sala de atendimento deve ter a distância mínima de 2 metros entre duas cadeiras, para a correta circulação dos dentistas.
Portanto, observe esse detalhe na hora da compra.
Ressalta-se ainda que, mesmo trabalhando em um consultório individual também é preciso observar o tamanho.
Já que, o profissional precisa de um espaço confortável para trabalhar com precisão, e uma cadeira que ocupe todo o espaço pode levar ate a pequenos acidentes.
Marcas e modelos populares de Cadeira Odontológica
O mercado de cadeiras odontológicas é bem amplo, mas, ao pesquisar é possível ver marcas de cadeiras que se destacam e são mais recomendadas por dentistas. Algumas dessas marcas são:
- Dabi Atlante
- D700
- Gnatus
- Saevo;
- Woson.
Qual o preço das Cadeiras Odontológicas?
O preço das cadeiras odontológicas variam entre 10 e 80 mil reais. Essa faixa tão ampla de preço se justifica no fato haverem equipamentos de entrada com poucos itens inclusos, até outros sofisticados, com diversos itens que auxiliam no dia a dia.
Vamos ver dois exemplos, um de uma cadeira mais sofisticada, com diversos itens, e outro de uma cadeira mais simples:
Cadeira Versa Hasteflex (Dabi Atlante), mais sofisticada, custando por volta de R$ 77.000,00:
- Equipo (01 Seringa tríplice, 01 terminal para micromotor, 01 terminal para micromotor elétrico com o micromotor elétrico, 01 terminal para alta rotação, 01 Negatoscópio LED e 01 Painel PAD);
- Unidade Auxiliar;
- Refletor LED;
- Sistema de elevação exclusivo, reduzindo esforço do motor e garantindo estabilidade;
- Sistema Confort Point de articulação central que proporciona mais conforto ao paciente;
- Permite atendimento à crianças, idosos e pacientes com dificuldade de mobilidade;
- Encosto de cabeça multi-articulado com trava pneumática;
- Estofamento anatômico e envolvente, com apoio lombar e movimentos ajustáveis;
- Não precisa fixar ao piso;
- Pedal de comando integrado, multifuncional acionando cadeira, unidade auxiliar, equipo e
- refletor com função chip blower;
- Movimentos de elevação e inclinação automáticos e sincronizados;
- Quatro posições de trabalho que podem ser personalizadas;
- Capacidade de elevação de até 200 kg.
Como é só um exemplo, citamos as características mais genéricas, no entanto existem outras.
Cadeira Odontológica Portátil Biotron, mais simples, custando por volta de R$ 11.000,00:
- Cadeira de atendimento.
- Foco odontológico em Led de alta potência.
- Cuspideira integrada.
- Bandeja para equipamentos e instrumentos.
Conclui-se então que a escolha entre uma cadeira e outra dependerá da aplicabilidade da mesma. Portanto, comece pensando nos procedimentos que irá executar, e depois pense no equipamento que precia.
Por fim, restou alguma dúvida? Deixe nos comentários!
*O texto acima foi preparado a partir de muita pesquisa para ajudar nas suas dúvidas. Porém, não foi escrito por um dentista, assim a EAP não se responsabiliza pelas informações pois não possuem caráter científico.