28 set 2023
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Reels para Dentistas: Ideias e Estratégias

dentista mulher usando máscara e luvas, ela está segurando celular com uma mão e fazendo joinha com o dedo da outra mão

Segundo o próprio site da Meta, uma pesquisa encomendada pelo Facebook, Inc., mensurou que 83% dos participantes utilizam a ajuda do Instagram para descobrir novos produtos e serviços.

Com mais de 1 bilhão de usuários, a rede pode levar visibilidade a profissionais de todas as áreas, inclusive os da área odontológica. Então, que tal você conhecer algumas ideias de reels para dentistas?

Justamente por se tratar de uma rede com auto poder de prospecção, é que a grande maioria dos dentistas vem criando perfis e mostrando um pouco do seu trabalho diário.

É ai que surgem algumas duvidas relativas ao perfil e as diferentes formas de atingir ao público, demandando que o profissional se oriente sobre algumas regras e estratégias a serem adotadas para mostrar seu trabalho de forma mais efetiva.

Buscando ajudá-lo na busca por ideias e estratégias para um perfil odontológico no Instagram, trouxemos o artigo abaixo. Leia com atenção, e esteja pronto para conquistar pacientes no mundo digital.

foto de uma mão masculina segurando um celular aberto no reels do instagram - para representar o tópico reels para dentistas
Os reels no Instagram oferecem aos dentistas uma plataforma eficaz para compartilhar informações educacionais e de conscientização sobre saúde bucal. (Reprodução/Freepik)

Como os Reels Podem Beneficiar Dentistas?

Sendo uma ferramenta que utiliza vários recursos, os reels permitem que os usuários criem vídeos curtos com auto poder de propagação e interação.

Dessa forma, o dentista tem em mãos uma tecnologia que entrega o resultado do seu trabalho a mais pessoas de forma gratuita e até natural, o que leva tanto a uma procura maior por seus serviços, quanto a um maior reconhecimento profissional.

Ressalta-se que a ferramenta já é bem aceita entre os profissionais e pode ser usada de maneira intuitiva, sem demandar cursos ou grande investimento de tempo e capital para manusear os recursos oferecidos.

Inclusive, estes atendem a todos os gostos, indo desde a edição de tempo e efeitos até a utilização de áudios e dublagens que combinem com o público que o profissional quer atingir.

dentista mulher encostada na bancada mexendo no celular
Imagem da pós-graduação em odontologia da EAP Goiás.

Se atente as regras do CFO e do Código de Ética

O CFO, ou Conselho Federal de Odontologia, é uma entidade de direito público que tem a finalidade de supervisionar a ética odontológica em todo o território nacional, cabendo inclusive, zelar e trabalhar pelo bom conceito da odontologia e dos que a exercem legalmente.

Justamente por ser o órgão de supervisão é que o CFO faz diversas considerações sobre dentistas utilizando as redes sociais para divulgação do seu trabalho.

Portanto, os profissionais odontológicos precisam se manter atualizados sobre resoluções como, por exemplo, a 196 de 2019, que trata expressamente da regulação dos autorretratos, as famosas “selfies”, e imagens relativas ao diagnóstico e resultado final de tratamentos odontológicos.

Destaca-se ainda que o profissional que não segue as regras do CFO está sujeito a penalidades.

Logo do Conselho Federal de Odontologia
Logo do Conselho Federal de Odontologia

Dicas de Reels para Dentistas

Muitos profissionais até possuem o desejo ter uma rede social ativa, com mais interação e divulgação e do seu trabalho.

No entanto, acabam esbarrando na falta de criatividade e imaginação sobre os assuntos a serem abordados.

Justamente por ser muito comum, trouxemos algumas dicas para você que deseja começar gerar conteúdo e expandir seu leque de clientes, confira:

Vídeos da Equipe

Gravar vídeos da equipe e da clínica é uma ótima maneira de aproximar os pacientes do dentista e sua equipe. Inclusive, este é um grande passo para a odontologia humanizada.

Portanto, pode ser um diferencial quando o paciente for a procura de tratamento.  

Sobre sua especialização

Um jeito sutil e conveniente de mostrar um pouco da sua experiência e currículo é a gravação de vídeos sobre especializações e cursos.

Portanto, reservar um tempo para explicar sobre os cursos feitos no decorrer da carreira pode gerar uma visão de que o profissional é realmente capacitado para executar os procedimentos que se propõe.

dentistas atendendo paciente em consultório branco
Imagem da pós-graduação em odontologia da EAP Goiás.

Depoimentos de clientes

Um dos gatilhos mais utilizados no marketing é a prova social. Ou seja, simples fato de o paciente ver outro paciente aprovando o resultado obtido, já serve como um motivo a mais para procurar o dentista.

Portanto, sempre que possível, peça aos clientes que façam depoimentos aprovando seu trabalho.


Cases de sucesso

Cases de sucesso tem um efeito motivador enorme. Portanto, mostrando que você tem a solução para o problema que o paciente enfrenta pode ser uma ótima maneira de encoraja-los a procurar você primeiro.

tripé com celular gravando vídeo de uma mulher segurando um notebook em um escritório
Incorporar elementos visuais como gráficos explicativos e animações, pode ajudar a tornar o conteúdo dos reels mais informativo. (Reprodução/Freepik)


Dicas de Higiene Bucal e Saúde Oral

O simples funciona. Gravar vídeos básicos sobre higiene bucal e saúde oral pode tanto gerar uma conscientização nos pacientes que o seguem quanto gerar uma admiração e visão de autoridade no assunto.

Ou seja, com conhecimentos básicos para o profissional odontológico, ele pode produzir um bom conteúdo para seus pacientes e sua carreira.

Perguntas Frequentes

Antes de seguir qualquer dica, defina seu público e objetivo principal. Por exemplo, o profissional que deseja focar mais em procedimentos estéticos, deve fazer uma divulgação diferente do profissional que irá atender ao público infantil.

Nesse sentido e até como uma forma de manutenção da proximidade com os seguidores, as perguntas podem ser de grande valia.

É ideal que o dentista esteja aberto a perguntas e até grave reels com as principais.

Dessa forma, o profissional alcançará pessoas que possivelmente tenham as mesmas perguntas ou desejem se orientar mais sobre o tema, causando inclusive uma boa impressão no preparo do profissional e sua clínica.  

dentista mostrando algo para paciente em tela do notebook
Estratégias de reels bem-sucedidas incluem a criação de conteúdo que responda a perguntas comuns dos pacientes, como dicas de higiene oral ou informações sobre procedimentos odontológicos. (Reprodução/Freepik)

Estratégias Eficientes para Criar Reels Impactantes

Se compararmos a ferramentas, os reels acabam sendo uma estratégia melhor de auto promoção por causa do seu alcance, este vai além dos seguidores de quem fez a postagem.

Portanto, pode trazer uma visibilidade maior. Todavia, para que esses vídeos alcancem um público maior, é melhor que siga dicas estratégicas, como as que trouxemos abaixo:

Narrativa e Estrutura dos Vídeos

É aconselhável que siga um pequeno roteiro otimizando a informação que deseja passar aos seus telespectadores. Visto que, assim você poderá melhorar o tom de voz, passando as informações de forma mais organizada e eficiente, evitando esquecimentos e mal entendidos.

mão feminina segurando celular que está com o símbolo do reels na tela
A consistência na publicação de reels ajuda a manter o engajamento dos seguidores, criando uma expectativa regular de novo conteúdo. (Reprodução/Freepik)

Uso de Músicas e Efeitos Visuais

Conforme já mencionamos, de acordo com o que o seu publico procura, utilize músicas e efeitos visuais que poderão despertar curiosidade, admiração e conforto. Dessa forma, é possível que haja mais interações e compartilhamentos do seu vídeo.

Uso de Hashtags Relevantes

A hashtag funciona como um “rotulo” para seu conteúdo, ela permite uma categorização e auxilia as pessoas a encontrarem vídeos que correspondam aos seus interesses.

Sendo assim, elas são responsáveis por entregar seus vídeos às “pessoas certas” para aquele tipo de conteúdo. 

Portanto, é de suma importância que o dentista utilize pelo menos 3 hashtags que arremetam ao conteúdo abordado.

mulher usando roupas de dormir segurando escova de dentes e celular
A análise de métricas, como visualizações, curtidas e compartilhamentos, é essencial para avaliar o desempenho dos reels e adaptar as estratégias para atingir os objetivos estabelecidos. (Reprodução/Freepik)

Compartilhamento em Outras Redes Sociais

Além do Instagram, existem diversas outras plataformas. Então é importante que o profissional se faça presente no maior número possível, trazendo conteúdos relevantes e que possam gerar mais pacientes para o seu consultório.

dentista homem segurando tablet com tela apagada e sorrindo
Responder a comentários e perguntas dos seguidores demonstra a atenção do dentista à sua comunidade online, construindo confiança e lealdade (Reprodução/Freepik)

O que achou dessas dicas de reels para dentistas? Me conte nos comentários!

Referências:

https://blog.dentalcremer.com.br/ideias-de-reels-para-instagram-voltados-a-dentistas/
https://www.dentaloffice.com.br/reels-para-dentista-como-fazer/
https://www.cloudia.com.br/7-ideias-para-usar-o-reels-para-clinicas/

*O texto acima não foi escrito por cirurgião dentista, portanto a EAP não se responsabiliza pelas informações, uma vez que não possuem caráter científico.

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